Recentemente, em setembro o novo carro esportivo elétrico da Porsche celebrou sua estreia simultânea em três continentes.
A empresa, agora, já está apresentando a terceira versão do sedã esportivo, com a chegada do Taycan 4S. O novo modelo está disponível com dois tamanhos de baterias e entrega até 390 kW (530 cv) com a bateria Performance ou, com a bateria Performance Plus, até 420 kW (571 cv).
Assim, após o Taycan Turbo S e o Taycan Turbo, o Taycan 4S passa a ser o novo modelo de entrada na série. A bateria Performance com um só nível e capacidade total de 79,2 kWh é equipamento de série.
A bateria Performance Plus com dois níveis, já conhecida do Taycan Turbo S e do Taycan Turbo, é oferecida como opcional. A capacidade dela é de 93,4 kWh.
A potência de saída e a autonomia variam de forma correspondente: com a bateria Performance, o Taycan 4S gera até 390 kW (530 cv) de potência de saída ultra impulsionada.
Equipado com a bateria Performance Plus, ele entrega até 420 kW (571 cv). Nas duas versões, o Taycan 4S acelera da imobilidade até 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima também é de 250 km/h, em ambos os casos.
A autonomia é de até 407 quilômetros com a bateria Performance e de até 463 quilômetros com a bateria Performance Plus (nos dois casos, de acordo com o WLTP) – o valor mais alto da atual linha Taycan.
A capacidade máxima de carga (pico) é de 225 kW (bateria Performance) ou 270 kW (bateria Performance Plus).
Máquinas inovadoras e desempenho dinâmico-Aceleração de tirar o fôlego, força de tração típica de carros esporte e uma impressionante potência disponível continuamente – o novo modelo 4S também apresenta essas fortes características do Taycan.
O motor síncrono permanentemente ativado do eixo traseiro tem um comprimento ativo de 130 milímetros e, assim, é exatamente 80 milímetros mais curto do que o componente de impulsão correspondente presente no Taycan Turbo S e no Taycan Turbo.
O inversor com pulso controlado usado no eixo dianteiro no Taycan 4S opera com até 300 amperes e o inversor do eixo traseiro, com até 600 amperes.
Com dois motores síncronos permanentemente ativados nos eixos dianteiro e traseiro – em outras palavras, tração nas quatro rodas – além de uma transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, a arquitetura de propulsão compreende os mesmos diferenciais técnicos principais de seus modelos-irmãos.
O mesmo ocorre com o gerenciamento inteligente de carga e a exemplar aerodinâmica. Com um Cd de 0,22, a aerodinâmica faz uma importante contribuição ao baixo consumo de energia e, assim, à grande autonomia.
O design exterior claro e purista com DNA da Porsche DNA também é exclusivo do Taycan, assim como o design interno único, com uma larga faixa de display no painel.
Design exterior purista, com DNA da Porsche-Com seu design claro e purista, o Taycan indica o começo de uma nova era. Ao mesmo tempo, ele mantém o inconfundível DNA de design da Porsche. Visto de frente, ele parece especialmente largo e baixo, com para-lamas fortemente destacados.
A silhueta é dominada pela linha de teto esportiva que desce na direção da traseira. As seções laterais altamente esculturadas também são características. A cabine esguia, a coluna C deslocada para dentro e os ombros proeminentes dos para-lamas resultam numa traseira fortemente realçada, típica da marca.
Também há elementos inovadores, como o logotipo da Porsche com efeito vítreo, que foi integrado à barra luminosa na traseira.
Os elementos diferenciados do Taycan 4S em comparação com o Turbo e o Turbo S incluem as rodas Taycan S Aero de 19 polegadas otimizadas aerodinamicamente e as pinças de freios pintadas de vermelho.
O avental dianteiro com nova geometria, saias laterais e o difusor traseiro em preto garantem uma diferenciação visual ainda maior.
Faróis em LED, incluindo o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus – sistema de iluminação dinâmica) são equipamento de série.
Design interno único, com larga faixa de display-O cockpit também sinaliza o início de uma nova era, com sua estrutura objetiva e uma arquitetura completamente nova. O conjunto de instrumentos curvo e destacado é o ponto alto do painel.
Ele mostra um claro foco no eixo de visão do motorista. Um display central de informação e entretenimento com 10,9 polegadas e um mostrador opcional para o passageiro são combinados para formar uma faixa de vidro integral com aparência de um painel negro.
O Taycan 4S vem de série com um interior parcialmente em couro, assim como bancos dianteiros conforto com ajustes elétricos de oito posições.
Com o Taycan, a Porsche oferece pela primeira vez um interior totalmente sem utilização de couro. Os interiores feitos de materiais reciclados inovadores reforçam o conceito sustentável do carro-esporte elétrico.
Sistemas de chassis com interconexão centralizada-A Porsche utiliza um sistema de controle central interconectado para o chassi do Taycan.
O Controle de Chassis Porsche 4D integrado analisa e sincroniza o comportamento de todos os sistemas do chassi em tempo real.
O Taycan 4S traz de série a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras, que inclui o controle eletrônico dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management – gerenciamento ativo da suspensão).
O Taycan 4S tem pinças de freios fixas com seis pistões no eixo dianteiro com discos de freios de ferro fundido ventilados internamente.
O diâmetro dos discos de freios é de 360 milímetros no eixo dianteiro e 358 milímetros no eixo de trás. No eixo traseiro, são usadas pinças de freios com quatro pistões. As pinças do sistema de frenagem são pintadas de vermelho.
O Taycan 4S já pode ser encomendado e chegará às concessionárias europeias em janeiro de 2020.
Os preços na Alemanha começam em 105.607 euros – incluindo VAT (imposto sobre valor agregado) e equipamento específico para o país. No Brasil o modelo está previsto para chegar em 2020.