A Ford terminou 2014 com crescimento na participação e liderança em segmentos importantes do mercado, com veículos como o New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Cargo 816, além do lançamento do Novo Ka. A marca anunciou que vai dar sequência ao lançamento de novos veículos em 2015 com pelo menos oito grandes ações de produto. O balanço foi apresentado no seu tradicional encontro de final de ano com a imprensa, em dezembro do ano passado.
O evento, em São Paulo, contou com a presença do presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, do vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços, Natan Vieira, do vice-presidente de Assuntos Corporativos, Rogelio Golfarb, do diretor de Finanças, Amit Singhi, além de outros executivos e jornalistas de todo o Brasil.
“Estamos muito orgulhosos com o sucesso da nossa nova linha global e principalmente do Novo Ka, que em apenas três meses já é o quarto carro mais vendido do mercado”, destacou Steven Armstrong. “Ele é mais uma prova do acerto do nosso plano One Ford, ao qual vamos dar continuidade em 2015 com oito grandes ações de produto.”
O executivo afirmou que, apesar do movimento cíclico do mercado, que este ano trouxe desafios adicionais para a América do Sul, todos os investimentos da empresa foram mantidos. “Lançamos novos veículos, inauguramos uma nova fábrica de motores e demos continuidade a todas as ações programadas dentro do nosso plano de investimentos de R$4,5 bilhões até 2015. E no ano que vem teremos muitas outras novidades. A América do Sul e o Brasil, em particular, quinto maior mercado do mundo, continuam a ser um lugar atraente para os negócios.”
Segundo Rogelio Golfarb, a inovação é um diferencial competitivo que tem contribuído para a Ford se destacar no mercado. “O motor diesel de 5 cilindros da Ranger, o cinto de segurança inflável do Fusion, o motor flex com injeção direta do Focus e a assistência de emergência do Novo Ka são exemplos dessa filosofia empresarial que temos seguido de ir mais longe para conquistar os consumidores”, disse. “Somos também a única montadora que tem hoje na sua linha dois produtos globais criados pela engenharia brasileira, o EcoSport e o Novo Ka.”
“O mercado global de veículos deve crescer 30% até 2020, tendo como base 2013, e os carros compactos terão um papel importante nesse avanço”, afirmou Amit Singhi. “A Ford está bem posicionada no Brasil e globalmente para estar na dianteira desse processo, com uma linha completa de veículos e um balanço financeiro forte para suportar os investimentos.”
Junto com uma retrospectiva de todos os eventos de produto e tecnologia promovidos pela Ford durante o ano – como Novo Ka e Novo Ka+, Ranger Sport, inauguração da Fábrica de Motores 1.0 12V em Camaçari, Assistência de Emergência, Salão do Automóvel, caminhões Cargo 1119, F-350 e F-4000 – foi feita uma exposição de toda a linha de veículos da marca.