sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Novo sistema de comunicação veicular

A partir deste ano, a Chysler oferecerá, nos Estados Unidos, um novo sistema de comunicação veicular que prevê o uso do telefone celular.

Baseado na inovadora solução Tele-Aid Telematics da Mercedes-Benz, o sistema é focado em ferramentas de comunicação de voz e de dados, com ênfase na mobilidade pessoal e na opção do cliente.

- Publicidade -

A empresa está atenta à demanda por soluções no próprio interior no veículo que atendam necessidades específicas, seja no segmento de luxo ou no de maior volume de vendas.

Pela primeira vez na indústria automotiva, o Grupo Chrysler oferece um sistema de comunicação móvel por reconhecimento de voz, sem necessidade do uso das mãos.

Ao contrário dos sistemas existentes, a comunicação é feita através de um telefone celular, e funciona tanto dentro como fora do veículo, gerando uma inédita sensação de liberdade.

- Publicidade -

Outros benefícios do sistema são:
• Os clientes podem usar seu atual número e provedor telefônico, ou contratar serviços avançados com a AT&T Wireless (sem-fio), ficando com um só aparelho, um só número e uma só fatura a pagar no fim do mês;
• O cliente paga apenas pelo serviço desejado, que é adaptável às suas necessidades e seu estilo de vida específicos;
• Permite que múltiplos aparelhos (até cinco) trabalhem dentro de um sistema veicular; · Gera reconhecimento multi-voz e multi-língua (inglês, francês e espanhol).

Este sistema de comunicação estará disponível no mercado no segundo trimestre de 2002, como item de pós-venda e passa a ser instalado de fábrica nos veículos a partir do início de 2003.

Para Wolfgang Bernhard, diretor operacional do Grupo Chrysler “esta é uma tecnologia em sintonia com o cliente. É uma solução que não tem alto custo e é fácil de usar, permitindo que cada cliente tenha apenas um aparelho de comunicação, com um só número telefônico. Em outras palavras, a estratégia da Chrysler enfatiza a criação de um ambiente seguro à direção, ao mesmo tempo que facilita a escolha dos serviços desejados. Tudo com segurança, liberdade e flexibilidade”.

- Publicidade -

O funcionamento do sistema-Os clientes poderão experimentar fazer ligações por comandos por voz – simplesmente tendo um celular dentro do ambiente do veículo.

O aparelho de comunicação será controlado e operado por um esquema simplificado de hardware, que consiste de um módulo receptor atrás do painel, um microfone embutido no espelho retrovisor interno e o telefone celular do cliente.

Ao entrar no carro, o telefone celular é conectado à arquitetura elétrica do veículo, utilizando tecnologia Bluetooth. Uma vez que a conexão do sistema é feita, o áudio do celular é alimentado através do sistema existente de alto-falantes, com precedência sobre o rádio.

Para garantir uma direção segura ao usar o sistema viva-voz, o cliente só precisa apertar um botão para iniciar ou terminar uma chamada telefônica. Todas as outras funções são ativadas por voz.

As próprias ligações são feitas por voz, pelo teclar de dígitos específicos no celular ou ainda pelo acesso à agenda de endereços telefônicos, que pode ser customizada pelo usuário. Além do reconhecimento de voz, este novo sistema oferece serviços opcionais de informação por meio de assinatura da AT&T Wireless.

Empresa mantém dois modelos distintos de comunicação veicular-Através de pesquisas internas e de benchmarking, a DaimlerChrysler definiu que dois modelos distintos de negócio são a melhor abordagem estratégica para oferecer tecnologias veiculares de acordo com as necessidades específicas de seus clientes.

Os clientes Mercedes-Benz continuarão recebendo serviços de seu sistema pioneiro Tele Aid.

Lançado em 1999, o Tele Aid combina segurança de trânsito, segurança social e comunicação em um só sistema, capaz de notificar a polícia de uma emergência, oferecer assistência em caso de quebras, rastrear um veículo roubado, dar serviços de zeladoria e muito outros.

Além disso, com o sistema COMAND, os clientes podem até mesmo criar um site personalizado na Internet, que lhes forneça dados específicos a seus interesses e estilos de vida.

No Brasil, os clientes da marca Mercedes-Benz podem contar com o exclusivo kit viva-voz Hands Free Timeport, desenvolvido em parceria pela DaimlerChrysler e Motorola, para automóveis importados, exceto Classe M e SLK.

Ele permite ao motorista efetuar ou receber ligações facilmente com o uso do volante multifuncional ou do rádio, mantendo o máximo conforto e segurança durante a condução do automóvel.

Os clientes do Grupo Chrysler estão procurando flexibilidade e soluções mais específicas para suas necessidades de comunicação dentro de seu veículo.

A estratégia de telemática da DaimlerChrysler para a América do Norte é continuar a pesquisar maneiras de reduzir os custos de desenvolvimento, compartilhando critérios de engenharia e tecnologia entre os dois modelos de negócios, sempre que apropriado.

Isso inclui a utilização da AT&T Wireless como um fornecedor parceiro de comunicação sem fio.

O Grupo Chrysler também enfatiza o uso da tecnologia Bluetooth como meio de aumentar significativamente a velocidade das comunicações dentro do veículo.

Bluetooth, uma tecnologia sem fio de curto alcance, permite que diferentes aparelhos se conectem mutuamente, sem cabos ou fios, numa tecnologia sem custos elevados e altamente flexível, que abre a porta a muitas possibilidades de comunicação móvel.

Segundo Bernhard, “o Grupo Chrysler reconhece as preocupações com segurança relacionadas à distração dos motoristas”.

A empresa é parte de um esforço conjunto entre governo e indústria, visando desenvolver orientações para uma direção mais atenta.

Embora cada nova tecnologia gere novas preocupações, a distração dos motoristas tem sido uma preocupação desde o advento do automóvel. Corretamente projetadas, as aplicações de telemática podem criar um ambiente automobilístico em que a conectividade pessoal e a segurança andem de mãos dadas.

Mecânica Online e DaimlerChrysler

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn