sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

Em julho tem encontro dos estudantes de metalurgia e materiais

Futuros profissionais da área metalúrgica, cerca de 400 estudantes de engenharia estarão reunidos no 2º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia que será realizado, em julho, simultaneamente ao 57º Congresso Anual da ABM.

- Publicidade -

O encontro tem por objetivo preparar os universitários para o mercado de trabalho e, durante os quatro dias, eles terão a rara oportunidade de conviver com profissionais da indústria e especialistas do meio acadêmico; de debater temas que contribuirão para aumentar suas chances de empregabilidade ou orientar vocações empreendedoras; e, ainda, de iniciar sua rede de relacionamentos.

Tudo isso sem qualquer dispêndio, já que a vinda dos alunos e o próprio Encontro estão sendo patrocinados pelas empresas que apóiam o Congresso da ABM, entre elas Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, Companhia Brasileria de Metalurgia e Mineração – CBMM, Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST, Gerdau, Samarco Mineração, Sobremetal e Villares.

Os universitários que participarão do 2º Enemet virão de 23 faculdades, do norte ao sul do País, o que por si só já prometeria um rico mosaico de experiências.

Entretanto, como os participantes são ultimoanistas de engenharia, a comissão organizadora do evento – formada por alunos, professores, representantes das áreas de Recursos Humanos das siderúrgicas e de eventos da ABM – está definindo uma programação com foco no mercado de trabalho.

- Publicidade -

Através de painéis, com especialistas convidados, debaterão durante um dia temas como visão empresarial da formação de engenheiro, admissão de engenheiros, qualidade de vida, empreendedorismo e educação continuada.

Outro dia será reservado a visitas técnicas a empresas do setor e, nos demais, estarão livres para participar das sessões técnicas e reuniões abertas do 57º Congresso da ABM.

O apoio das empresas patrocinadoras foi decisivo para contornar o problema econômico-financeiro dos alunos e que se constituiu em um dos fatores inibidores de uma participação maior no ano passado.

O 1º Enemet contou com cerca de 80 participantes, basicamente estudantes da UFMG e UFOP – que tiveram a iniciativa de realizar o evento e solicitaram ajuda da ABM – e de alunos das faculdades do Rio Grande do Sul, que foram patrocinados pela Gerdau.

Este ano, devido à parceria entre a ABM e as empresas, os estudantes terão gratuitamente transporte, hospedagem, alimentação, além do encontro propriamente dito e a participação no Congresso.

- Publicidade -

Cada escola define os critérios e seleção dos estudantes que participarão do 2º Enemet. Em algumas, isso está sendo feito pelos próprios estudantes, através dos diretórios acadêmicos, e, em outras, pelos professores. Por parte da ABM, a única condição é de que o aluno seja associado.

Na opinião de Fabiano Cristeli de Andrade, aluno da UFMG e que integrou a comissão organizadora dos dois encontros, o evento é muito importante para a formação profissional dos estudantes.

“É a oportunidade de entrar em contato com alguns temas que fogem do nosso ambiente acadêmico, de trocar conhecimentos com colegas de outras escolas do Brasil e de conhecer pessoas que já estão na área há muito tempo, além de poder participar do maior fórum de metalurgia e materiais da América Latina, que é o Congresso internacional da ABM”, disse Fabiano, ressaltando o quanto foi decisivo o subsídio aos estudantes.

“Sem o patrocínio, nós não conseguiríamos participar do evento, especialmente por ser em outro estado. O esforço da ABM para conseguir estes benefícios é muito válido”.

A mesma opinião é compartilhada por Tiago Falco, da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto: “o patrocínio propiciará uma maior participação dos estudantes porque muitos são interessados mas não teriam condições de tirar dinheiro do próprio bolso para bancar uma viagem dessas”.

Falco considera o encontro importante por propiciar aos estudantes conhecer o funcionamento das empresas.

Além dos dois estudantes, também Artur Santoro Júnior, da Escola Politécnica da USP e Egídio Moisés de Azevedo Chaves, da UFOP, integram a Comissão Organizadora, que é formada ainda por José Augusto dos Santos Servino, da área de recursos humanos da CST; Magno Levi A. Mendes, da Vesuvius; os professores Paulo Santos Assis (UFOP),Carlos Alberto S. Oliveira (UFSC), Jefferson Caponero (EPUSP), Marcelo Breda Mourão (EPUSP), Marcino Dias de Oliveira Júnior (UFRN), Antônio Cezar F. Vilela (UFRGS), José Carlos D´Abreu (PUC-Rio) , Sérgio Sodré da Silva (UFF), e a equipe da ABM.

O 2º Enemet, bem como o 57º Congresso Anual da ABM e a Metal Negócios – Feira de Fornecedores para a Siderurgia e Empresas Metalúrgicas, será realizado, de 22 a 25 de julho, no Convention Center do Frei Caneca Shopping, em São Paulo.

Associação Brasileira de Metalurgia

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais