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Da Casa dos Artistas ao interesse popular

O furgão multiuso da Fiat, fabricado em Betim, Minas Gerais, pode ser considerado um carro que não possue apenas um bom marketing, mas sim um bom produto que agrega espaço interno e bom conjunto mecânico, com desempenho surpreendente entre os seus principais atrativos.

Com visual ainda mais chamativo que o dos concorrentes Citroën Berlingo, Renault Kangoo e Peugeot Partner, o Doblò tem desenho de linhas modernas, mas com uma série de detalhes estilísticos que causam polêmica.

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A enorme grade dianteira com amplas entradas de ar é um deles. Quando pintada na cor do carro, não causa tanto espanto quanto a de plástico preto.

Um detalhe que chama a atenção é a ausência da faixa degradê no amplo pára-brisa.

Na traseira alta, a tampa do porta-malas abre-se em duas partes, mas com tamanhos diferentes, facilitando que ao abrir apenas a porta maior, a passagem de objetos com maior facilidade.

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A porta corrediça lateral fica do lado direito, mas há como equipar o Doblò com uma porta adicional no lado esquerdo, que custa R$ 800.

Tanto na versão EX (básica) como na ELX (topo de linha), as rodas de liga-leve aro 14 com pneus 175/70R são opcionais. Em nosso modelo testado, haviam as duas portas laterais.

Por dentro, há espaço para até sete ocupantes. Dois bancos removíveis – que podem ser instalados atrás da segunda fila de assentos – estão na lista de opcionais das duas versões, ao custo de R$ 350 cada.

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Sem eles, há como acomodar 750 litros de bagagem no porta-malas, cuja capacidade pode ser ampliada para até 3.000 litros. Para pequenos objetos, há porta trecos em toda parte, inclusive acima do pára-brisa.

Com o intuito de aumentar o espaço para os que vão na frente, a alavanca de câmbio vem embutida no painel, detalhe que requer um pouco de adaptação.

Falta apoio de braço nas portas. No lugar dele, há um ressalto no painel superior lateral.

Apesar disso, o carro é bastante espaçoso e confortável. De resto, os comandos estão bem posicionados e têm fácil acionamento.

A instrumentação é completa e inclui até computador de bordo em todas as versões. Grande área envidraçada dá a sensação de liberdade ao condutor.

Avaliado na versão ELX 1.6 16v, o Doblò mostrou-se surpreendente em movimento. Mesmo sendo alto e mais sujeito a ação dos ventos laterais, o furgão multiuso da Fiat não causa sustos nas curvas e mantém boa velocidade de cruzeiro (entre 2/3 e 3/4 da máxima).

O motor 1.6, que gera 106 cavalos, é bem aproveitado pelo bom escalonamento do câmbio de cinco marchas.

O sistema de freios funciona com eficiência e pode receber ABS como opcional nas duas versões. No eixo dianteiro há discos ventilados e, na traseira, tambores.

No modelo avaliado 1.6, a embreagem conta com servoassistência hidráulica, o que a torna mais fácil de ser acionada. Segundo a Fiat, o Doblò ELX acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e atinge 160 km/h.

Nessa versão ELX, o motor 1.6 é o “corsa lunga”, o mesmo que equipa o Brava. Importado da Itália, o propulsor é capaz de gerar os mesmos 106 cavalos do motor e 15,4 kgm de torque, proporcionando mais agilidade principalmente por ter coletor de admissão de plástico, configuração do comando de válvulas diferenciado e maior curso do pistão.

Consumo: segundo a Fiat o consumo de acordo com a Norma NBR 7024 é de 10,4 Km/l no ciclo urbano e 13,9 km/l no ciclo estrada.

Nosso teste: apesar da Fiat ter disponibilizado o Doblò por apenas quatro dias, resolvemos testar o desempenho desse participante da Casa dos Artistas no percurso mais utilizado no mês de junho em Pernambuco: Recife-Caruaru-Recife.

No domingo pela manhã pegamos a estrada, e rapidamente notava-se como o Doblò respondia ao pedal do acelerador.

Apesar de parecer grande, o carro assemelha-se ao desenvolvimento de um hatch, bastava pisar que o carro respondia imediatamente.

Que tal uma subidinha? Bem, nada menos que a Serra das Russas para testar o quanto esse veículo realmente desenvolve, o que aconteceu com facilidade com o Doblò superando aos demais veículos na subida.

O motor 1.6 16v surpreendeu na capacidade de desenvolvimento, o que ao nosso ponto de vista é o ponto forte desse veículo. Espaço interno e conforto na condução são os outros dois pontos chaves.

Já na cidade de Caruaru, o carro chamava atenção por onde passava, mas foi perfeito ao acomodar cinco pessoas distribuídas três no banco traseiro e duas no dianteiro, e ainda duas crianças nos duas cadeirinhas no final do veículo.

Família completa poderíamos dizer, e com as crianças adorando passear em seus lugares.

Na volta o carro mostrou porquê pode ser utilizado no transporte de cargas, no segmento utilitário.

A suspensão e o conjunto de rodas do lado direito foi suficientemente forte ao suportar a passagem do veículo por um imenso buraco na BR-101 sul, causado pelas chuvas que haviam caído nos dias anteriores.

Apesar do choque surpreso na parte inferior da suspensão, o carro resistiu, havendo necessidade de alguns consertos pequenos para voltar a sua originalidade.

Um carro que pode parecer meio esquisito mas que surpreendeu por sua ótima forma de condução e desempenho. Apesar da viagem de ída e volta no total de 250 km, estávamos prontos para outra.

Tarcisio Dias – Mecânica Online
Veículo disponibilizado pela Fiat Automóveis

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