sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Honda Civic Híbrido nos EUA

Usando um motor elétrico e outro a gasolina, modelo roda 21 quilômetros comum litro de combustível, o que o torna o sedã mais econômico do mundo

A Honda apresentou recentemente nos EUA o Honda Civic Híbrido 2003, a mais nova versão do modelo líder de vendas em seu segmento naquele país.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O veículo movido a gasolina e a eletricidade está à venda no mercado norte-americano desde abril deste ano e foi projetado com a tecnologia do futuro, que proporciona excelente performance em termos de consumo e baixa emissão de poluentes.

A expectativa de vendas da Honda para o primeiro ano é de 20 mil unidades.

O Honda Civic Híbrido usa um pequeno motor a gasolina acoplado a outro a eletricidade para proporcionar o máximo em economia e desempenho.

- Publicidade -

O consumo urbano da versão com câmbio manual é da ordem de 20 km/l, enquanto na estrada é de 21,7 km/l, significando uma melhoria de 30% em comparação com as demais versões do Civic, tornando-o, assim, o sedã para cinco passageiros mais econômico do mundo.

Segundo modelo híbrido fabricado pela Honda, o Civic Híbrido segue a concepção do hatchback Insight, o veículo mais econômico dos EUA, em que as baterias se recarregam automaticamente, sem a necessidade de uma fonte de energia elétrica externa.

O Honda Civic Híbrido conta com a nova e ainda mais avançada versão do sistema Integrated Motor Assist (IMA), ou motor de assistência integrada, com 93 cv (cavalos) de potência e um torque máximo de 16 kgfm.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O motor a gasolina de 1,3 litro de quatro cilindros e oito válvulas conta com a tecnologia i-DSI, com duas velas de ignição por cilindro, o que permite uma combustão mais eficiente e economia de combustível com baixo nível de emissão de gases poluentes.

Além disso, utiliza a tecnologia VTEC, exclusiva da Honda, que nesta versão desliga três dos quatro cilindros do motor quando há desaceleração, reduzindo o freio do motor em 50%, aumentando a quantidade de energia disponível a ser recuperada e armazenada nas baterias.

O sistema IMA é combinado com a transmissão automática CVT (Continuously Variable Transmission) ou com a manual de cinco velocidades.

A exemplo do Insight, o Civic Híbrido dispõe de um sistema que desliga o motor a gasolina quando o veículo está parado em um semáforo, por exemplo, ligando-o automaticamente se o condutor libera o pedal do freio ou volta a engatar a marcha, no caso da versão com câmbio manual.

Este sistema contribui para a redução do consumo de combustível e emissões de gases poluentes.

Um outro avanço significativo é a combinação da Unidade de Controle de Potência (Power Control Unit), o “cérebro” do sistema, e o conjunto de baterias em um sistema central chamado Intelligent Power Unit (IPU).

O acoplamento reduziu o tamanho do equipamento em 50% e proporcionou um formato estratégico, que permitiu sua instalação atrás do assento traseiro, com comprometimento mínimo da capacidade de carga do porta-malas e sem impacto no espaço interno.

O Honda Civic Híbrido possui freios com sistema ABS-EBD, que evita o travamento das rodas, airbags laterais e frontais, rodas de liga leve, CD player, rádio AM/FM, ar-condicionado automático, indicador de acionamento e de desempenho do IMA, acionamento elétrico dos vidros, controle de velocidade de cruzeiro, além dos demais equipamentos de série que fazem do modelo um dos mais completos do mercado norte-americano em sua categoria.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil