sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

VW Speed up! combina performance com economia num motor 1.0 TSI. Saiba o segredo!

Carro com motorização 1.0 litro e você diz logo que não quer de jeito algum. Que nunca compraria. Não anda e ainda por cima “bebe” como se tivesse motorização superior. Realmente já ouvimos muitas dessas histórias, que agora farão parte do passado. O segredo? A nova motorização 1.0 litro que passa a ser oferecida no Volkswagen Up!. O modelo que já era destaque em seu segmento, avança um degrau frente a concorrência para conquistar ainda mais os consumidores.

Outro entrave desde o lançamento do Up! foi seu preço, e a Volkswagen elaborou uma estratégia competitiva, de forma a proporcionar aos clientes acesso à tecnologia mais avançada em motores da Volkswagen no mundo. Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens muito valorizados pelos clientes. Somando-se o novo motor às qualidades construtivas e inovadoras do up! e essa nova estrutura de oferta, o resultado é uma boa relação custo-benefício.

- Publicidade -

A importância da chegada da motorização 1.0 litro TSI é tão grande para a Volkswagen que para celebrá-la o up! recebeu uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!, cujo nome define a capacidade do novo motor 1.0 TSI Total Flex: executar rapidamente uma tarefa, consumindo menos.

Além disso, todas as versões do up! TSI são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens.

Visual exclusivo – Em seu visual o speed up! faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica.

- Publicidade -

Oferecido unicamente na cor branca, o speed up! diferencia-se, na dianteira, pela área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect.

Nas laterais, o speed up! exibe os retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul, cujo grafismo é clássico, remetendo aos ícones Volkswagen, com tecnologia e velocidade. “No speed up! o azul nos retrovisores e nas faixas laterais remete aos conceitos BlueMotion e Think Blue, de sustentabilidade”, conta o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga, que explica: “azul e branco trazem o que há de mais moderno e tecnológico.”

Ainda nas laterais se destacam os defletores (spoilers). “As rodas de liga leve de 15”, modelo “zurique II”, são exclusivas da versão. Na cor preta e diamantadas, reforçam o visual esportivo do speed up!.

- Publicidade -

A parte traseira reserva outros destaques: o para-choque é exclusivo e traz seção (defletor) pintada na cor preta; a tampa do porta-malas é pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI – a tampa traseira preta foi adotada por todos as versões do up! equipadas com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, diferenciando-as do up! com o motor MPI.

Outro destaque exclusivo do speed up! é o teto pintado também em preto ninja. “O teto e a tampa traseira pintados em preto ‘integram’ essas regiões do carro e trazem mais esportividade ao speed up”, afirma Luiz Veiga.

O interior do speed up! traz ambientação exclusiva, toda em tons escuros. O revestimento do teto e das colunas é na cor preta. “As cores escuras tornam o ambiente mais esportivo”, explica Veiga. O acabamento do painel (“PAD”) é sempre na cor preto brilhante e traz o nome da série. Os bancos são revestidos em couro sintético “native”.

Nova referência – O up! trouxe uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas joviais e modernas. Suas dimensões foram elaboradas de forma a manter as características de um compacto por fora, mas proporcionando espaço e conforto para até cinco passageiros, além de bom espaço para bagagens.

Na dianteira, destacam-se os traços limpos e fortes, com os faróis ligados por uma faixa estreita que tem o logotipo da Volkswagen ao centro. Nas laterais, chama a atenção a solidez do desenho, com a coluna traseira (“C”) bem apoiada sobre a roda. Os balanços curtos também colaboram para essa sensação.

A traseira arremata o desenho do carro com traços igualmente limpos e as grandes luzes, com a “assinatura” da Volkswagen.

A inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel e combinações de ambientação. Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo.

Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional para o cross up! TSI e de série para o high up! TSI.

Novas dimensões – Com a adoção do novo motor TSI Total Flex o up! cresceu 40 mm, passando a 3,64 metros de comprimento. Esse acréscimo ocorreu no balanço (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro, agora de 625 mm – mas ainda assim muito curto. O balanço traseiro é igualmente curto, 599 mm. De largura o modelo mede 1,64 metro (sem retrovisores), com 1,50 metro de altura. As dimensões compactas evidenciam a esportividade do up! TSI.

Por outro lado, a distância entre-eixos é grande (2,42 metros), permitindo utilizar de forma inteligente o espaço interno disponível.

O espaço para cabeças na dianteira é de impressionantes 993 milímetros, com 948 milímetros na parte traseira. Os assentos são posicionados em boa altura na frente e atrás; para o motorista e para o passageiro da frente, o chamado ponto “H” – região onde se encontram o assento e o encosto do banco – está a 306 mm de altura; na parte de trás o ponto “H” está aos 378 mm de altura.

Essa posição um pouco mais elevada para os passageiros traseiros lhes proporciona uma melhor visão sobre os ombros do condutor e do passageiro da frente.

O porta-malas tem 285 litros de capacidade e o torna um dos maiores da categoria. Com o banco traseiro rebatido, o compartimento atinge volume de 976 litros.

O porta-malas conta com o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, uma plataforma removível que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.

O modelo conta ainda com estepe no tamanho padrão das rodas e pneus, o que torna o up! mais adequado ao consumidor brasileiro.

Praticidade para o dia a dia. Um dos aspectos em que o up! TSI demonstra sua praticidade para o dia a dia está nos vários porta-objetos disponíveis em sua cabine. Além de um grande compartimento e do porta-garrafas no console central e da boa capacidade do porta-luvas (6,2 litros), há nichos e suportes para garrafas (até de 1,5 litro) nas duas portas dianteiras, 2 ganchos na coluna central (“B”) e 4 ganchos para sacolas e piso variável – sistema s.a.v.e – no porta-malas. São, ao todo, 20 porta-objetos no interior do up!.

Aerodinâmica – Colabora para que o up! TSI atenda os critérios de baixo consumo de combustível seu refinamento aerodinâmico. Com coeficiente de forma (Cw) de 0,367, o up! TSI alcança desempenho aerodinâmico exemplar em sua classe. Como resultado, obtem-se, além do menor consumo de combustível, conforto a bordo.

Em conjugação com a área frontal do veículo de 2,08 m², o arrasto aerodinâmico total do up! TSI atinge um valor muito bom de 0,763 m2 (Cw.A), colaborando para os ótimos números de consumo de combustível.

Novo motor 1.0 TSI Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País.

A sigla TSI representa toda a tecnologia que resulta nas qualidades entregues pelo motor: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

Com o motor TSI, o up! TSI exibe o melhor desempenho da categoria, comparável ao entregue por modelos com motores de maior cilindrada e com números robustos de aceleração e velocidade – além de garantir retomadas consistentes e seguras.

O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.

Combinado ao baixo peso do up! (951 kg), o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, consagrando-se como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação “A”, com a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km, conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.

O up! TSI consegue esse resultado sem abrir mão do conforto: o modelo foi avaliado com ar-condicionado e direção assistida (elétrica), e superou inclusive modelos que não trazem esses recursos.

Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

Multiplicando-se esses excelentes números de consumo pela capacidade do tanque de combustível, de 50 litros, tem-se a excelente autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria Inmetro nº 10/2012).

Modelo é o mais seguro na categoria e traz todas as características de inovação que revolucionaram o mercado brasileiro – O up! TSI combina em sua construção aços formados a quente em pontos determinados da estrutura de sua carroceria, além de aços de ultra-alta e de alta resistência. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.

Esse aprimoramento construtivo faz com que o up! TSI mantenha as mesmas características que revolucionaram o mercado nacional em termos de segurança para os ocupantes, disponíveis já em um modelo compacto. Ele atende os requisitos máximos de segurança na proteção para adultos e crianças de acordo com os mais rigorosos padrões estabelecidos pelo Grupo Volkswagen no mundo.

O excelente desempenho proporcionado pelo motor TSI requer também que a carroceria apresente alta rigidez torcional, de forma a permitir ao motorista aproveitar de toda a esportividade do up! TSI em segurança. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente – e isso também traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

A estrutura especialmente rígida permite ao up! atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Nesse aspecto, o up! TSI traz importantes recursos, como o sistema de coxinização pendular – o peso do conjunto propulsor é suportado pelo novo coxim hidráulico do motor e pelo coxim da transmissão (seco). Além disso, o sistema conta com um restritor de torque, que controla a movimentação longitudinal (em relação ao veículo) do motor. A vantagem desse sistema pendular de coxinização é oferecer alto desempenho acústico, proporcionado mais conforto ao dirigir.

O pacote de isolação acústica do up! TSI é aplicado desde o painel frontal até o assoalho traseiro. O vão do motor também recebe isolação acústica no painel frontal, característica de veículos de segmentos superiores.

No caso de uma colisão frontal, um sensor de impacto (early crash sensor) – diretamente atrás da grade frontal – pré-ativa sistemas de retenção antes do impacto real. O que acontece, então, em apenas alguns milissegundos, pré-tensionadores apertam o cinto de segurança, de forma a envolver o condutor e o passageiro da frente o mais cedo possível.

Limitadores de força nos cintos reduzem as cargas no peito dos ocupantes. Airbags dianteiros restringem o movimento da parte superior do corpo durante o impacto. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Sistema ISOFIX®, top-tether e alerta para cinto de segurança desatado – O up! TSI é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).

Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no visor multifunções informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros.

No banco traseiro os cintos laterais são retráteis em todas as versões, que contam com três apoios de cabeça.

A utilização do espaço no carro é excepcionalmente boa, por causa de sua distância entre-eixos – uma das maiores no segmento –, combinada ao motor compacto e à própria configuração do conjunto motriz. O motorista e os passageiros dianteiro e traseiros viajam com conforto e segurança em um up! TSI.

Os bancos modulares “one shape” servem como a base para uma ampla gama de variantes para versões específicas do up! e oferecem alto índice de conforto de condução. Os bancos dianteiros do up! são 15% mais leves do que os de conceito semelhante.

Os apoios de cabeça para o motorista e passageiro da frente são integrados aos assentos – no estilo dos bancos de carros esportivos. A vantagem é que, independentemente da estatura da pessoa, eles sempre oferecem posição adequada e ótima segurança. No banco traseiro, os apoios de cabeça são reguláveis em altura, o que melhora a ótima visibilidade traseira para o motorista.

Tecnologia de infotainment – O up! TSI oferece como opcional, a partir do high up! TSI, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD-player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento.

O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.

Ao volante – A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.

Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

up! TSI está disponível em sete versões – todas com a tampa do porta-malas pintada na cor preta e nomenclatura TSI

Em todas as opções do up! TSI a lista de equipamentos de série é completa, integrando itens como ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, sistema de som com CD-player, leitor de arquivos mp3, entradas USB e auxiliar com quatro alto-falantes e dois tweeters e conexão Bluetooth, entre outros.

O up! TSI oferece oito opções de cores para a carroceria, sendo três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e cinco metálicas – cinza quartzo, prata lunar, prata egito, azul night e prata sírius. O cross up! tem oferta exclusiva da cor sólida amarelo saturno. São, ao todo, sete diferentes desenhos de rodas ou calotas, que variam conforme a versão. O speed up! é oferecido apenas na cor branco cristal.

move up! TSI – excelente custo-benefício. O move up! TSI vem equipado de fábrica, além de ar-condicionado e direção elétrica com coluna ajustável, com sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave “canivete” e rodas de 14 polegadas com calotas “bristol” e pneus “verdes”, nas medidas 175/70 R14.

São também de série espelhos retrovisores com regulagem elétrica e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”, maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série a partir dessa versão.

O move up! TSI conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

Como opcional o move up! TSI oferece apenas um pacote, que integra o “park pilot”, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 14” “amsterdam” e faróis e lanternas de neblina.

high up! TSI – desempenho e requinte superiores. A versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e  pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante.

Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel e duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”).

O high up! TSI também traz de série sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

black up! TSI, red up! TSI e white up! TSI – conteúdo e visual diferenciados. As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca, e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design “berlin” (com pneus “verdes” nas medidas 185/60 R15), com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca.

Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada.

cross up! TSI – performance e aventura – A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão.

O visual diferenciado do cross up! TSI é marcado por vários elementos exclusivos em sua carroceria e no seu interior. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados.  Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! TSI e conferem ao modelo proteção extra no uso diário.

No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.

Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.

speed up! – exclusividade e esportividade – A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material.

O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.

Veja as versões e os preços do up! TSI Turbo:

Move up! TSI Turbo – R$ 43.490
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som com bluetooth, USB, vidros elétricos e travas elétricas, alarme e retrovisores elétricos

High up! TSI Turbo – R$ 48.040
Itens de série:
todos do move up! mais rodas de alumínio de 15″, bancos em couro, sensor de estacionamento, faróis e lanterna de neblina

Black, Red, White up! – R$ 48.690
Itens de série:
faróis de neblina, volante em couro, retrovisores cromados, roda de liga leve aro 15″

Cross up! TSI Turbo – R$ 47.030
Itens de série:
todos do high up!, mas com decoração aventureira

Speed up! – R$ 49.990
Itens de Série:
todos os itens do high, mais decoração esportiva com teto em preto, rodas exclusivas, faixas laterais com emblema e retrovisor azul.

Vídeos – Cobertura completa – Apresentamos quatro vídeos que destacam a proposta comercial, tecnologias e detalhes de engenharia da motorização 1.0 litro, três cilindros, bicombustível e com a tecnologia TSI (turbo). Tudo e um pouco mais que você precisa saber sobre o Up! 1.0 TSI! Confira abaixo.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn