quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Detroit mostra as novidades para 2003 em diante

Salão da Capital Mundial do Automóvel abriu as portas com as principais novidades da indústria automotiva mundial

A cidade, que abriga o segundo evento mais importante do planeta desde 1907, é sede da General Motors e da Ford, os dois maiores conglomerados da indústria automobilística mundial.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Como anfitriões, essas montadoras mostraram suas surpresas. Só a GM, trouxe em seu estande cinco protótipos e quatro modelos produzidos em série.

A Ford aproveitou a festa e comemorou o seu centésimo aniversário com a apresentação de mais de 15 novos automóveis. Além disso, estiveram expostos 94 veículos que fazem parte da história da montadora.

Um dos destaques é o novo Mustang, ainda em fase conceitual, que traz linhas inspiradas no modelo de 1964 que chamou bastante a atenção. Os outros emblemas que fazem parte do grupo também levaram seus lançamentos. A Jaguar com oito automóveis, Lincon e Mazda outros dez e a Land Rover com seis modelos.

- Publicidade -

Os ingleses da Aston Martin não ficam de fora e mostraram o projeto AM305, que talvez se chame DB5, como o antigo carro de James Bond e a BMW, que teve como atração o compacto X3, com plataforma da Série 3.

As picapes também tiveram presença e as montadoras apresentaram seus sucessores, como o Colorado, da Chevrolet que irá substituir a S10.

O evento também foi repleto de estréias. A Nissan aproveitou a oportunidade para lançar sua primeira picape grande, a minivan Quest e o novo e belo Maxima. O Beetle Cabriolet também fez sua primeira aparição pública.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Assim como outras surpresas, como o sedã de US$ 220 mil, da Rolls-Royce, agora controlada pela BMW e o conceito Studio E, da Honda, que mais parece uma discoteca.

O carro dotado de uma mesa de som giratória, desenvolvido por engenheiros japoneses, é o sonho de qualquer DJ.

GM – A montadora confirmou a presença do conceito Journey, misto de perua e utilitário esporte desenvolvido pela subsidiária do Brasil. Na mesma linha de uso misto, também apresentou o Buick Centurion, que pretende combinar o melhor de sedãs e utilitários.

A marca ainda trouxe a picape de grande porte Cheyenne, segmento mais vendido nos EUA, e o Chevrolet SS, que irá deixar com água na boca os admiradores dos muscle-cars da década de 60.

CADILLAC – Apresentou o SRX, utilitário com base em automóvel, a versão normal do roadster XLR e um sedã conceitual de motor V12. O SRX é um veículo de luxo que será lançado como modelo 2004.

A marca pretende colocá-lo num plano entre seus sedãs e os utilitários maiores da série Escalade.

O comprador poderá optar entre cinco e sete lugares. Os motores serão o Northstar V8 de 4.6 litros e um V6 de 3.6 litros.

Neiman Marcus Edition XLR é o nome da série especial de apenas 101 unidades, das quais duas serão utilizadas em programas beneficentes e as restantes serão vendidas pelo catálogo.

Esse conversível de dois lugares e linhas angulosas será produzido no estado de Kentucky e competirá com modelos de prestígio como LexusSC 430, Jaguar XK8 e de certa forma, Porsche 911 Cabriolet, além do SL.

PONTIAC – Anunciado como conceito, no Salão de Chicago, o Grand Prix G-Force serviu de base para a nova geração do sedã Grand Prix, que foi revelado e apresentado como modelo 2004.

As linhas determinadas marcam o abandono do excesso de frisos, molduras e ornamentos que vinham saturando o estilo da montadora.

As versões GT e GTP vêm com o conhecido V6 de 3.8 litros, como o nosso Omega, com compressor e potência de 200 (GT) ou 250 cv (GTP).

Além disso, a marca também expõe o seu conceito G6, um quatro portas, com ar esportivo de um cupê e motor V6 com compressor.

MERCEDES – Além do lançamento do conversível SL 600, o modelo topo de linha do esportivo alemão, a marca trouxe o suntuoso Maybach.

O novo modelo será produzido na fábrica de Sindelfingen, onde será possível realizar os sonhos e desejos exclusivos de cada comprador. Eles poderão acompanhar a produção do futuro carro e sugerir adequações e soluções conforme suas preferências.

Sua carroceria, de mais de seis metros (para quem acha grande é disponibilizado uma com 5,72 metros), possui um desenho que lembra um pouco um Mercedes alongado, onde predominam linhas suaves e o duplo conjunto ótico.

O desempenho em um veículo tão pesado foi garantido com a adoção de um motor V12. Tudo isso será disponibilizado por cerca de 300.000 euros (US$ 405.000).

AUDI – Uma das atrações da Audi foi o protótipo de seis lugares Crossover, feito com base no modelo conceitual VW Magellan.

O carro é combinação do utilitário-esportivo Touareg com o sedã de luxo da Audi A8.

A grade do radiador é a mesma da versão equipada com motor V12 do A8. O Crossover terá seis lugares e contará com uma secção totalmente reformulada e será ponto de partida para um modelo que a marca alemã irá lançar em 2004.

MITSUBISH – A montadora teve duas estrelas em seu estande. O protótipo conversível Tarmac Spyder, inspirado no bem recebido CZ-3 Tarmac, promete ser a vedete da marca.

O carro terá mais performancee aparência esportiva e deverá inspirar o Smart, que será fabricado no Brasil em 2005.

O outro destaque foi o Endeavor, um pequeno SUV desenhado e construído nos EUA. Este modelo será equipado com um propulsor V6, com variante de tração dianteira ou integral. Tem como concorrentes o Toyota Highlander, Honda Pilot e o Nissan Murano.

TOYOTA – A lexus, divisão de luxo da Toyota, apresentou oficialmente o RX 330, concorrente do BMW X5.

As novidades em relação ao anterior, o RX 300, ficam por conta do novo propulsor e da estética.

O carro recebeu o logotipo RX 330 devido ao motor de 3.3 litros V6, e 235 cv. Externamente, o veículo deve apresentar design de teto mais estilizado e zonas envidraçadas mais amplas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil