segunda-feira, 6 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Mercedes-Benz apresenta três modelos inéditos e novas tecnologias para o automóvel do futuro

A Mercedes-Benz inicia o ano de 2003 com três lançamentos mundiais e duas apresentações nos Estados Unidos, no North American International Auto Show.

O Salão de Detroit marca o lançamento da nova Classe E Touring, o conversível esportivo SL 600 de 12 cilindros e de um veículo “F-Cell” motorizado com célula combustível.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Além disso, os novos modelos Classe C e Classe S 4MATIC estão estreando na América do Norte.

Tecnologia de ponta, design cativante, especificações de alta qualidade e interior com praticidade inteligente – características excepcionais da Classe E Touring, que comemora o lançamento mundial em Detroit.

Dinâmica e elegante, a versão Touring completa a linha do Mercedes-Benz Classe E. Após o sucesso do lançamento da versão sedã em 2002, a nova Touring, que chega ao mercado europeu em março, representa a exclusividade tecnológica no mais alto nível.

- Publicidade -

A lista de equipamentos da Touring traz os principais avanços da tecnologia automotiva, incluindo: Sistema de Frenagem Sensotronic (SBC™) – o sistema de frenagem eletrohidráulico, que incorpora novas funções de conveniência tais como suspensão traseira adaptável à carga e auto-niveladora, airbags frontais adaptáveis, cintos de segurança com limitadores de força em dois estágios e windowbags, para citar apenas algumas das mais de vinte inovações que fazem parte do novo modelo.

Entre os destaques que marcam a estréia da nova Classe E Touring estão os faróis duplos de xenon com Sistema de Luz Ativa – que acompanha os movimentos da direção e, assim sendo, melhoram substancialmente o campo de visão do condutor nas curvas – bem como a nova porta traseira EASY-PACK, com acionamento hidráulico, para fácil abertura e fechamento, e um compartimento de carga com piso que pode ser estendido para trás com o mero toque de um botão.

Um novo nível de praticidade e variabilidade – O sistema EASY-PACK é a resposta da Mercedes-Benz à necessidade de gerenciamento inteligente do compartimento de carga, compreendendo toda uma gama de soluções que melhoram substancialmente a variabilidade, a praticidade e a segurança da nova Touring.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os destaques do sistema EASY-PACK incluem um recém desenvolvido banco traseiro dobrável que pode ser totalmente rebatido para frente com poucos movimentos.

A capacidade do compartimento de carga está entre 690 e 1.950 litros (pelo método de medição VDA), dependendo do arranjo dos assentos traseiros.

Se for utilizado o compartimento de carga da caixa do estepe, o novo Classe E é capaz de transportar até 90 litros (15 por cento) mais que o seu predecessor.

Inicialmente três motores a gasolina e três motores diesel CDI estarão disponíveis para a nova Classe E Touring, com potências variando de 150 cv a 204 cv.

Novo SL 600 desenvolve 500 cavalos de potência – A Mercedes-Benz está lançando o modelo SL 600 em nível mundial.

Equipado com dois turbo-compressores, um intercooler ar/água, três válvulas por cilindro, ignição com vela dupla e outras inovações de alta tecnologia, a nova unidade de força de doze cilindros sob o capô é um dos mais avançados motores de automóvel do mundo.

O motor V12 tem uma potência de 368 kW/500 cv e um torque máximo de 800 Nm, permitindo que o SL 600 acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e faça a retomada dos 60 aos 120 km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

A unidade de doze cilindros combina desempenho impressionante com suavidade exemplar e operação extremamente silenciosa – condições ideais para uma experiência de rodagem refinada e extremamente agradável.

O novo Roadster SL vem com um nível excepcionalmente elevado de equipamentos, como por exemplo o Sistema COMAND, CD changer, sistema de som e auxílio a estacionamento PARKTRONIC.

Estréia nos Estados Unidos da Classe S com PRE-SAFE – O potente motor V12 está disponível também para o Mercedes-Benz Classe S.

A versão do modelo para o ano 2003 apresenta inovações pioneiras que reforçam ainda mais a posição do automóvel como indicador de tendências para todo o setor de tecnologias de veículos de passageiros.

Encabeçando a lista de novas tecnologias está o sistema PRE-SAFE de proteção dos ocupantes antes de eventual colisão.

O PRE-SAFE pode detectar uma colisão eminente e ativar medidas de proteção pré-colisão destinadas a garantir uma melhor postura dos ocupantes antes de uma colisão, de modo que os airbags possam funcionar da forma mais eficiente possível.

Esse sistema de proteção dos ocupantes é baseado em sensores pertencentes ao Programa Eletrônico de Estabilidade ESP, cuja função é reconhecer frenagens de emergência ou situações críticas – quando o veículo começa a derrapar, por exemplo – em um estágio antecipado.

Numa fração de segundo, as informações necessárias são transmitidas para a unidade de controle PRE-SAFE que, por sua vez, ativa as medidas de proteção dos ocupantes antes da colisão.

Essas medidas incluem o tensionamento automático antecipado dos cintos de segurança. Se necessário, o PRE-SAFE ajusta também o assento do passageiro da frente e os bancos individuais traseiros com ajuste elétrico, e fecha automaticamente o teto solar, se o veículo começar a derrapar.

A situação dos componentes do sistema é reversível. Em outras palavras: se o acidente for evitado, o tensionamento antecipado do cinto de segurança é automaticamente liberado e os ocupantes poderão restabelecer as posições dos assentos e do teto solar.

O PRE-SAFE está, então, novamente pronto para entrar imediatamente em operação, se necessário.

O Classe A “Fuel Cell” será colocado em teste prático por clientes da Mercedes-Benz – A partir de 2003, a DaimlerChrysler fornecerá uma frota de 60 veículos Classe A equipados com células combustível de tecnologia de ponta, a clientes nos EUA, Europa, Japão e Singapura, onde os veículos serão submetidos a um extenso programa de testes práticos.

Esses carros compactos “Fuel Cell” funcionam com hidrogênio puro, que o sistema de célula combustível transforma em energia elétrica para acionar um motor elétrico de 65 kW.

O Classe A “Fuel Cell” é um veículo com emissão zero, com velocidade máxima de 140 km/h e autonomia de aproximadamente 150 km com o tanque cheio.

A DaimlerChrysler pretende utilizar esses testes reais para pesquisar e otimizar a praticidade diária desse sofisticado sistema de acionamento.

A montadora sediada em Stuttgart apresentou o seu primeiro veículo movido a fuel cell em 1994 e é pioneira nessa área específica de tecnologia de propulsão.

Tração nas quatro rodas 4MATIC, agora disponível também nos Classe S e Classe C – O sistema 4 MATIC, que está disponível como opcional para os modelos Classe C e Classe S de seis e oito cilindros, é capaz de interagir perfeitamente com o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP® e com o auxílio eletrônico de tração 4ETS, o sistema permanente de tração nas quatro rodas que auxilia o condutor a controlar o automóvel em situações críticas com segurança e confiança.

Sob condições climáticas desfavoráveis tais como gelo, neve ou chuva, e também nas acelerações e saídas de pavimentos de má qualidade, os novos modelos Classe C e Classe S 4MATIC conseguem tração ainda melhor e dirigibilidade mais dinâmica.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação