Dois meses após assumir como novo CEO da AUDI AG, Markus Duesmann apresenta o projeto Artemis, uma unidade de alta tecnologia para desenvolvimento acelerado e sem burocracias de modelos adicionais de automóveis.
A iniciativa terá o comando de Alex Hitzinger, um bem-sucedido engenheiro chefe de equipes de motorsport e atualmente encarregado pelas atividades de direção autônoma no Grupo Volkswagen.
Ele terá uma equipe formada por especialistas automotivos e de tecnologia para, como primeiro passo, “desenvolver um modelo pioneiro de forma rápida e sem burocracia para a Audi”, disse Duesmann, com recursos e tecnologia de todo o Grupo à disposição.
A expectativa é de que o Artemis também forneça um modelo de desenvolvimento ágil de veículos para todo o Grupo.
“As marcas do Grupo Volkswagen se destacam por excelentes tecnologias – e têm potencial para muito mais”, afirma Duesmann. “Com 75 modelos elétricos planejados até 2029, a atual iniciativa elétrica no Grupo naturalmente conecta todas as nossas capacidades. A questão óbvia era como poderíamos implementar marcos adicionais de alta tecnologia sem ameaçar o gerenciamento de projetos existentes e ao mesmo tempo utilizar novas oportunidades nos mercados”.
A equipe do projeto terá um amplo grau de liberdade e trabalhará globalmente, do polo de alta tecnologia do INCampus em Ingolstadt, Alemanha, até a costa oeste dos Estados Unidos. Serviços digitais serão fornecidos por uma unidade do próprio Grupo, a car.Software.org, que também será baseada em Ingolstadt.
Artemis focará em novas tecnologias para condução elétrica altamente automatizada. Sua primeira tarefa é criar um veículo elétrico altamente eficiente que está programado para rodar já em 2024.
A equipe criativa também desenvolverá um extenso ecossistema ao redor do veículo, projetando assim um novo modelo de negócios para toda a fase de uso.