Continuando sua coleção mais dois veículos da coleção os mais inovadores do mundo
Lancia Lambda (1908-1927)
A invenção do chassi monobloc
Vicenzo Lancia foi um grande inovador e a sua principal obra foi o Lancia Lambda, um modelo equipado com um motor muito compacto com quatro cilindros em “V” uma estrutura original na época – com 2,2 litros de cilindrada.
Inspirado pela rigidez dos cascos dos barcos, ele criou o primeiro chassi monobloco a que se referiu como “casco de aço”. Além disto o Lancia Lambda contava com uma suspensão dianteira de rodas independentes que ia contra o princípio do eixo-rígido comum aos automóveis daquele tempo.
Citroën Traction (1934-1957)
A descoberta da tração dianteira
Os automóveis de André Citroën tinham uma reputação de solidez e confiabilidade, sem primarem pelo vanguardismo tecnológico até que surgiu o Traction. Este modelo deve o seu nome à sua tração dianteira que “puxavam” o veículo em vez de “empurrar”.
Além desta revolução o Traction contava ainda com uma carroçaria monobloco que contrastava com o chassi e a carroçaria separados, um solução adoptada pela generalidade dos construtores europeus.
O sistema de suspensão abandonou o tradicional esquema de lâminas para apresentar barras de torsão.