A Volkswagen AG apresentou em Los Angeles (EUA), em primeiríssima mão um veículo revolucionário, que já é considerado o best-seller europeu movido pela energia do futuro.
Trata-se da van familiar Touran HyMotion, equipada com um motor elétrico de alto torque alimentado por uma célula de combustível.
O carro foi exibido aos especialistas e testado pelo público durante o Rali de Estrada anual da Associação Californiana de Célula de Combustível (CaFCP), que ocorreu neste fim-de-semana, entre as cidades de Los Angeles e San Diego.
Reunindo 8 montadoras, o evento mostrou aos especialistas, e aos consumidores, a mais nova geração de veículos totalmente livres de emissão, dando a eles o gostinho de conhecer um pouco sobre o futuro.
A CaFCP foi criada em 1999, tendo vários especialistas da Volkswagen entre seus membros, com o objetivo de testar e desenvolver um carro movido a célula de combustível e a infraestrutura necessária para seu abastecimento.
Para isso, a associação estabelece cooperação entre montadoras, fornecedores, fabricantes de célula de combustível e do governo dos Estados Unidos.
O protótipo da Touran HyMotion é um dos mais modernos veículos participantes do Rali de Estrada da CaFCP.
A versão do modelo movida a gasolina e diesel é de longe a mais ágil, econômica e bem-sucedida van disponível na Alemanha.
Já a Touran HyMotion possui um motor elétrico de 80 kW – uma potência suficiente para ligar 200 tvs ou 1.300 lâmpadas – de propulsão acelerada, cuja corrente é abastecida por um reator químico de célula de combustível.
O elemento central de sua célula de combustível é uma membrana de plástico extremamente fina, que separa os reagentes, hidrogênio e oxigênio.
O hidrogênio rompe-se internamente em partículas positivamente e negativamente carregadas (prótons e elétrons).
Os prótons são capazes de passar diretamente pela membrana, enquanto que os elétrons tomam uma rota mais indireta via um circuito elétrico externo, girando o motor elétrico.
No outro lado da membrana, os prótons, elétrons e oxigênio combinando formam água.
Enquanto o ambiente abastece o oxigênio necessário ao sistema, o hidrogênio deve ser transportado sob a forma gasosa da 350 bar de pressão em um tanque especialmente instalado na Touran. Este tanque geralmente tem capacidade para 1,9 kg de hidrogênio.
Quando convertida, esta quantidade corresponde à energia contida em 7,5 litros de gasolina.
Em combinação com o motor elétrico de alta eficiência, esta quantidade de hidrogênio provê ao veículo uma autonomia de aproximadamente 160 quilômetros.
O motor, que é virtualmente livre de barulho e vibração, acelera a Touran HyMotion de 0 a 100 km/h em 14 segundos, alcançando a velocidade máxima de 140 km/h.
Para dar ao veículo um comportamento dinâmico com a máxima potência, a Touran HyMotion é equipada com uma bateria metálica de níquel híbrida, contendo uma energia aproximada de 1,9 kWh.
O sistema pode ser abastecido por meio da célula combustível ou de uma tomada elétrica.