quinta-feira, 9 maio , 2024
28 C
Recife

Volkswagen apresenta Touran movida por célula de combustível

A Volkswagen AG apresentou em Los Angeles (EUA), em primeiríssima mão um veículo revolucionário, que já é considerado o best-seller europeu movido pela energia do futuro.

- Publicidade -

Trata-se da van familiar Touran HyMotion, equipada com um motor elétrico de alto torque alimentado por uma célula de combustível.

O carro foi exibido aos especialistas e testado pelo público durante o Rali de Estrada anual da Associação Californiana de Célula de Combustível (CaFCP), que ocorreu neste fim-de-semana, entre as cidades de Los Angeles e San Diego.

Reunindo 8 montadoras, o evento mostrou aos especialistas, e aos consumidores, a mais nova geração de veículos totalmente livres de emissão, dando a eles o gostinho de conhecer um pouco sobre o futuro.

A CaFCP foi criada em 1999, tendo vários especialistas da Volkswagen entre seus membros, com o objetivo de testar e desenvolver um carro movido a célula de combustível e a infraestrutura necessária para seu abastecimento.

- Publicidade -

Para isso, a associação estabelece cooperação entre montadoras, fornecedores, fabricantes de célula de combustível e do governo dos Estados Unidos.

O protótipo da Touran HyMotion é um dos mais modernos veículos participantes do Rali de Estrada da CaFCP.

A versão do modelo movida a gasolina e diesel é de longe a mais ágil, econômica e bem-sucedida van disponível na Alemanha.

Já a Touran HyMotion possui um motor elétrico de 80 kW – uma potência suficiente para ligar 200 tvs ou 1.300 lâmpadas – de propulsão acelerada, cuja corrente é abastecida por um reator químico de célula de combustível.

O elemento central de sua célula de combustível é uma membrana de plástico extremamente fina, que separa os reagentes, hidrogênio e oxigênio.

- Publicidade -

O hidrogênio rompe-se internamente em partículas positivamente e negativamente carregadas (prótons e elétrons).

Os prótons são capazes de passar diretamente pela membrana, enquanto que os elétrons tomam uma rota mais indireta via um circuito elétrico externo, girando o motor elétrico.

No outro lado da membrana, os prótons, elétrons e oxigênio combinando formam água.

Enquanto o ambiente abastece o oxigênio necessário ao sistema, o hidrogênio deve ser transportado sob a forma gasosa da 350 bar de pressão em um tanque especialmente instalado na Touran. Este tanque geralmente tem capacidade para 1,9 kg de hidrogênio.

Quando convertida, esta quantidade corresponde à energia contida em 7,5 litros de gasolina.

Em combinação com o motor elétrico de alta eficiência, esta quantidade de hidrogênio provê ao veículo uma autonomia de aproximadamente 160 quilômetros.

O motor, que é virtualmente livre de barulho e vibração, acelera a Touran HyMotion de 0 a 100 km/h em 14 segundos, alcançando a velocidade máxima de 140 km/h.

Para dar ao veículo um comportamento dinâmico com a máxima potência, a Touran HyMotion é equipada com uma bateria metálica de níquel híbrida, contendo uma energia aproximada de 1,9 kWh.

O sistema pode ser abastecido por meio da célula combustível ou de uma tomada elétrica.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais