quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volvo aumenta vendas e ganha participação de mercado no segmento de caminhões de construção

Um dos maiores fabricantes de caminhões vocacionais do Brasil, a Volvo aumentou consideravelmente este ano as vendas de veículos para a construção e também ganhou expressiva participação de mercado.

Este segmento vem apresentando uma evolução positiva desde o segundo trimestre.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No acumulado de janeiro a agosto, a Volvo vendeu 154% a mais que no mesmo período de 2019, um resultado quase três vezes superior ao crescimento do mercado como um todo, que alcançou uma expansão de 61% na mesma base de comparação.

O market share da Volvo no segmento de vocacionais para a construção aumentou 6,5 pontos percentuais desde o início do ano, chegando a quase 18% (17,8) em agosto, ante os 11,3% de participação registrados nos primeiros oito meses de 2019.

A marca já vinha tendo resultados positivos nesta área, mas melhorou muito atualmente.

- Publicidade -

“Destaca-se o desempenho dos modelos do VM voltados para a construção. Ter veículos robustos, de qualidade e com grande disponibilidade para os clientes que precisam de caminhões com carga intermediária e totalmente adequados para estas aplicações nos ajudou muito para nosso êxito neste segmento”, declara Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

“E agora com o novo VM Light Mixer, queremos conquistar ainda mais espaço num momento em que a demanda por este tipo de veículo está em alta, e o setor dá sinais de recuperação contínua”, complementa.

O aumento nas vendas está relacionado a diferentes modelos de VMs vocacionais, normalmente para trajetos dentro das cidades: desde os veículos 6×4 implementados com betoneira que abastecem as obras, passando por caminhões 6×2 para caçambas que transportam areia e detritos, até outros modelos 4×2 e 6×2 normalmente usados para carregar tijolos, cimento, tubulações e outros materiais de construção das lojas para o cliente final.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“A cadeia da construção como um todo está aquecida, principalmente para novas edificações residenciais, mas também para reformas de casas e apartamentos”, explica Carlos Paulin, gerente de caminhões vocacionais da Volvo.

Embora construção ainda não tenha voltado ao nível pré-pandemia, os negócios com veículos vocacionais continuam crescendo em todas as regiões.

A Volvo, por exemplo, já vendeu mais caminhões VM 330cv e 270cv para o setor de janeiro a agosto deste ano do que no em todo o exercício de 2019.

Expansão e otimismo – Vários indicadores dão sustentação ao otimismo do setor. O Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getúlio Vargas avançou 3,7 pontos em setembro, atingindo 91,5 pontos.

A percepção é de recuperação da atividade e de crescimento nos negócios, o que reflete na melhoria das expectativas.

Já os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo atingiram R$ 11,7 bilhões em agosto, um aumento de 8,3% em relação a julho e de 75% na comparação com igual mês de 2019.

O volume financiado em agosto foi o maior, em termos nominais, em toda a série histórica deste 1994.

Na Confederação Nacional da Indústria, o índice de evolução do nível de atividade na construção registrou 51,4 pontos em agosto. É o maior desde junho de 2011. Já o índice de evolução do número de empregados aumentou 2,7 pontos.

Vocacionais Volvo – A Volvo está sempre na liderança ou entre os líderes no mercado de caminhões vocacionais.

Dividido em quatro grandes grupos, este segmento é formado por veículos dirigidos aos segmentos de construção, florestal, mineração e cana de açúcar.

A marca se destaca por oferecer produtos especiais e muito robustos, baixo custo operacional, alta tecnologia, grande produtividade e elevada disponibilidade.

Na oferta da marca estão o FH, o FMX, o VM 32 Toneladas e, agora, o membro mais recente da família, o VM Light Mixer.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a Volvo cresceu em todas as categorias vocacionais; 164,9% na construção; 68,3% na mineração; 46,% na florestal; e 30,4% na cana, índices sempre acima do desempenho do mercado total no mesmo período.

Somados todos os segmentos, a empresa cresceu 53,6% na área de vocacionais de um ano para o outro.

A marca continua tendo papel relevante no setor, com quase um terço dos veículos para cana comercializados no País e perto de um quarto de todos os caminhões entregues para mineração e o segmento florestal.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil