A Audi do Brasil lançou nesse mês de dezembro no mercado nacional as atualizações dos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback, modelos que combinam esportividade dinâmica com praticidade para o dia a dia. E o Mecânica Online® já teve a oportunidade de conhecer as novidades no mais novo circuito brasileiro, a pista de testes da Pirelli.
Ambos ganharam conjunto ótico com faróis LED Matrix de série e novo sistema MMI touch, além de serem equipados com o premiado motor V6 biturbo de 450 cavalos de potência.
Os modelos fazem parte dos nove veículos esportivos confirmados pela marca das quatro argolas para o mercado brasileiro em meados de 2020, em conjunto com RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS e R8. Os modelos encomendados em período de pré-venda começaram a ser entregues aos clientes em todo o País.
Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “2020 ficará registrado como o ano em que fizemos a maior renovação de veículos esportivos da nossa história de 26 anos no País. E fizemos isso de uma forma totalmente inovadora e exclusiva, com a possibilidade de personalização de diversos itens antes da produção. É um formato que agradou os clientes e que certamente vamos continuar”.
Mecânica Online – O novo motor 2.9 TFSI biturbo V6 foi construído sobre o lendário 2.7 litros V6 do primeiro RS 4 Avant de 1999 e é utilizado nos novos modelos esportivos da marca – RS 4 Avant e RS 5 Sportback.
Naquela época, o propulsor tinha uma potência de 380 cv, mas o desenvolvimento e as evoluções elevaram esse número para 450 cv de potência.
Isso permite que os RS 4 Avant e RS 5 Sportback acelerem de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e 3,9 segundo, respectivamente. O motor pesa apenas 182 kg, 31 kg a menos do que o motor V8 no modelo anterior de 2012.
A potência do 2.9 TFSI flui para o sistema de tração integral quattro por meio do câmbio esportivo tiptronic de oito velocidades.
Na direção normal, o sistema fornece mais potência ao eixo traseiro. Seu diferencial central puramente mecânico direciona 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro. Se ocorrer a necessidade de prioridade em um eixo, a maior parte da potência é rapidamente redirecionada para o outro eixo – até 70% para a frente ou até 85% para o eixo traseiro.
Esta atividade permite uma distribuição de torque claramente definida e uma interação altamente precisa com os sistemas de controle do ESC e o controle de torque seletivo da roda.
O condutor pode criar também a sua experiência de condução pessoal através do sistema Audi drive select, que influencia o gerenciamento do motor e da transmissão, suspensão, direção dinâmica, o diferencial esportivo quattro, o som do motor e as características do ar condicionado automático.
Existem quatro perfis disponíveis: conforto, automático, dinâmico e personalizável – este último permite pré-definir dois modos de direção.
Vídeo | Confira entrevista de Tarcisio Dias com o gerente de produtos da Audi, Gerold Pillekamp no vídeo abaixo.
Os modelos Audi RS 4 Avant e Audi RS 5 Sportback ganharam novos visuais. Ambos possuem grade Singleframe mais larga e plana e novo conjunto ótico com faróis LED Matrix de série – o RS 5 possui, inclusive, a tecnologia Audi Laser light. Chamam a atenção também os detalhes em preto na frente do capô e nas laterais dos faróis, que mostram o cuidado no desenvolvimento dos esportivos da linha RS.
No novo RS 4, além do design característico de uma stationwagon Audi, o spoiler traseiro, grade do difusor e as ponteiras de escape conferem ao veículo um acabamento distinto.
O compartimento de bagagem tem capacidade para 505 litros, que aumenta para 1.495 litros com os bancos traseiros rebatidos, o que confere um nível de praticidade incrível para qualquer situação.
Já o refinado design exterior do RS 5 Sportback é reconhecível à primeira vista, com as aberturas de ventilação acima da grade que lembram o Audi Sport quattro clássico de 1984.
Os arcos das rodas 15 milímetros mais largos dão ao RS 5 uma aparência impressionante. Ele ganhou novos desenhos nas soleiras laterais e na inserção do difusor na extremidade traseira, que engloba os dois grandes tubos de escape.
No interior, ambos trazem o novo conceito operacional do MMI Touch de 10,1 polegadas. O grande display independente com feedback acústico é ligeiramente inclinado para o motorista. O sistema de infotainment fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro.
No novo Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, o motorista pode escolher entre várias telas – uma delas é o design de desempenho específico do RS, que exibe a escala de velocidade de rotação como um tipo de ângulo que inclui uma tela mais limpa.
Quando o motorista usa o botão do volante do modo RS para selecionar um dos dois novos modos RS individuais, o design de desempenho específico do RS exibe os valores máximos de aceleração g, por exemplo. O head-up display de série também oferece gráficos RS exclusivos.
Cores, equipamentos e preços – Nos dois esportivos ainda há acabamento interno em black piano, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos, itens do interior em couro Alcântara (volante com base aplanada, console central e alavanca de câmbio), rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema de interface para smartphones, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.
Como opcionais para ambos é possível escolher freios de cerâmica nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, além de Pacote Exterior Preto (longarinas do teto, logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes da roda.
Para o RS 5 há também a opção de rodas de liga leve 20” de bronze.
As cores disponíveis para o Audi RS 4 Avant incluem Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde Sonoma e Vermelho Tango. O programa Audi Exclusive também inclui outras como o nostálgico Azul Nogaro, cor imortalizada no lendário RS 2.
Os modelos serão comercializados em versão única e estão disponíveis para venda nas concessionárias com possibilidade de configuração personalizada antes da produção. O RS 4 Avant será comercializado por R$ 585.990,00, enquanto o RS 5 Sportback por R$ 605.990,00, ambos na modalidade venda direta.
Audi confirma e-tron GT RS – ADurante o evento de apresentação da linha RS, o presidente da Audi Brasil, Johannes Roscheck, anunciou que a marca trará ao País, em 2021, o RS e-tron GT. Trata-se do veículo mais potente da história da fabricante.
A Audi já vende no Brasil o SUV e-tron e o SUV cupê e-tron Sportback. Para 2021, já haviam sido confirmados o e-tron Sportback S e o e-tron GT. Assim, o elétrico com assinatura RS será o quinto modelo da marca com motores movidos exclusivamente a bateria no Brasil.
Audi TT RS chega ao Brasil com novo visual – O Audi TT sempre foi um dos veículos mais desejados do mundo por aliar de maneira perfeita três características da marca das quatro argolas: inovação, design e esportividade.
Ao unir as siglas de Renn Sport, o novo Audi TT RS eleva o caráter esportivo a outro patamar. Com visual mais agressivo, o modelo esportivo já começou a ser entregue aos primeiros clientes em dezembro e pode ser encontrado nas concessionárias da marca a partir de R$ 442.990,00 na modalidade venda direta.
Em meados de 2020 a Audi do Brasil anunciou a chegada de nove esportivos, incluindo o TT RS, em um formato inédito de vendas: os clientes que adquiriram o veículo puderam configurar diversos itens antes mesmo da produção de sua unidade. A estratégia inovadora, cujo objetivo é oferecer total exclusividade aos novos proprietários, permanece em vigor e os potenciais interessados podem personalizar seus modelos em qualquer Audi Center.
“O Audi TT RS é um modelo realmente único. Ele consegue aliar design marcante com uma sensação incrível ao dirigir, pois seu centro de gravidade baixo, trem de força potente e a tradicional tração quattro deixam a experiência extremamente dinâmica. Não vemos a hora de entregar estas primeiras unidades aos vários clientes que adquiriram o novo TT RS em pré-venda e os novos interessados também terão a chance de configurar o modelo de acordo com suas preferências”, afirma Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Visual renovado – Renovado, o Audi TT RS Coupé recebeu mudanças visuais importantes. Na parte frontal, ganhou novas entradas de ar laterais, que foram alargadas, e um spoiler dianteiro contínuo em alumínio fosco, que dão ao carro visual robusto e inspirado no automobilismo.
A grade frontal Singleframe hexagonal possui padrão tipo colmeia, característica da linha RS.
Na traseira, a nova asa fixa chama a atenção com os novos winglets nas duas pontas. Como parte do conceito de aerodinâmica, ele oferece suporte ao desempenho e à eficiência dos modelos esportivos. As duas grandes saídas de escape ovais também se destacam no design do novo TT RS. Os faróis Full LED Matrix são de série no modelo.
Mecânica Online – Equipado com motor 2.5 TFSI capaz de desenvolver 400 cavalos de potência, o veículo possui câmbio de dupla embreagem S tronic de sete velocidades e a consagrada tração integral quattro. O conjunto faz o esportivo ter um desempenho poderoso, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
O som do motor se torna sinfonia com os cinco cilindros do Audi TT RS: este ritmo único é música para os ouvidos de muitos puristas. No ano passado, a Audi recebeu o cobiçado “Prêmio Internacional de Motor do Ano” com o 2.5 TFSI pela nona vez consecutiva, premiação que tem a participação de Tarcisio Dias, gerente de conteúdo do Mecânica Online, como jurado.
O baixo peso, de apenas 1.440kg, e a suspensão esportiva fornecem os pré-requisitos básicos para a dirigibilidade incrível do Audi TT RS. A direção progressiva adaptada especificamente para o RS garante um contato próximo com a estrada. No eixo dianteiro, discos de aço ventilados e perfurados estão em ação atrás das rodas de 19 polegadas. As pinças do freio são pintadas de série na cor vermelha.
Os controles e a exibição do novo TT RS são totalmente focados no motorista. Os bancos esportivos RS em Alcântara, bem como os logotipos RS nos bancos, volante, frisos das soleiras das portas e alavancas seletoras, realçam o carácter desportivo do Coupé.
Os visores RS especiais no Audi virtual cockpit, com uma tela de 12,3 polegadas, fornecem informações sobre torque e força G. Além dos botões multifuncionais, o volante esportivo RS em couro possui controles para ligar e desligar o motor, bem como selecionar o modo de direção no Audi drive select.
O modelo também conta com muitos recursos de entretenimento e lazer. É possível realizar pesquisa de texto livre e controle de voz no sistema operacional MMI. O Audi Smartphone Interface conecta celulares com facilidade e o sistema de som Bang & Olufsen de série oferece uma excelente experiência sonora com uma saída de 680 watts.
Cores, preços e opcionais – O novo Audi TT RS está disponível em nove cores diferentes: Amarelo Vegas, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Vermelho Tango, Laranja Pulse, Azul Turbo e Verde Kyalami.
Como opcionais, é possível escolher Pacote Exterior Preto, que contemplam o logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes nas rodas em preto, e o Pacote Interior Design, que acrescenta volante esportivo aplanado em Alcântara e detalhes internos em vermelho.
O modelo é comercializado em versão única, com possibilidade de configuração personalizada antes da produção, a partir de R$ 442.990,00 na modalidade venda direta.
https://youtu.be/mkO901vFJPQhttps://youtu.be/Ao9yi_Ph_pwhttps://youtu.be/VoJ593tpH5E