Especialista em monitoramento e detecção de vazamento de gases, a Mairi Eletro Eletrônico lança produto especial para veículos.
O Brasil tem, atualmente, a segunda maior frota de automóveis movidos a gás natural veicular (GNV) no mundo, com aproximadamente 1,3 milhão veículos.
O País fica atrás apenas da Argentina, cuja frota é superior a 1,6 milhão de veículos.
Com o crescimento no número de usuários desse combustível, é esperado que cresça também o interesse por formas de seguranças relacionados ao uso do gás.
Nesse contexto, a Mairi Eletro Eletrônico, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), desenvolveu um equipamento de monitoramento e detecção de vazamento de gás específico para veículos, denominado Blockgas.
O sistema de segurança requer a instalação de “narizes eletrônicos” em diversos pontos do veículo que, ao detectar a presença do gás no ambiente, emite sinais luminosos e sonoros alertando sobre a existência de vazamento dentro do automóvel.
O usuário também tem a opção de acrescentar ao sistema de segurança uma válvula de bloqueio que concede ao motorista sete segundos para que ele converta o automóvel para outro tipo de combustível, antes que o fornecimento de gás ao motor seja totalmente bloqueado.
Legislação – Em viagens para a França e Alemanha, o BlockGas foi muito bem aceito devido a seriedade que esses países tratam a questão da segurança de motoristas e passageiros.
“O Brasil ainda não tem uma cultura de segurança, assim como normas e legislação específica, quando se fala em vazamento de gás. Por conta disso vemos tantos acidentes com botijão de cozinha, por exemplo”, afirma o presidente da Mairi, Carlos Alberto de Souza.
A linha de produtos de monitoramento e prevenção de vazamento de gás em veículos atende não apenas ao consumidor final, mas também às oficinas mecânicas que realizam a conversão do automóvel.
Postos de gasolina podem optar também pela instalação de sistemas que verifiquem vazamento nos ambientes que estão instalados os tanques de GNV.
Em seu catálogo de produtos, a Mairi Eletro Eletrônico apresenta também um detector de gases portátil, perfeito para ser usado pelas empresas que lidam com o gás veicular e estejam interessadas em agregar aos seus serviços um conceito de segurança ao cliente.
Aquisição – Em São Paulo é possível encontrar o novo produto nas oficinas convertedoras, enquanto em outros estados ainda está sendo estruturada a rede de atendimento.
Quem quiser adquirir o produto também pode entrar em contato diretamente com a Mairi Eletro (11) 6631-5082.
O sistema custa cerca de R$ 300 mas o usuário tem a opção de adquirir uma válvula importada que corta o funcionamento do gás imediatamente após a detecção do vazamento, que custa cerca de R$600.