No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Mercedes-Benz é a primeira fabricante de automóveis a adquirir uma participação acionária da startup sueca H2 Green Steel (H2GS) como uma forma de introduzir aço livre de CO2 na produção em série.
Junto com seus fornecedores de aço, a empresa está reformulando sua cadeia de suprimentos para se concentrar na prevenção e redução das emissões de CO2.
Essa parceria é mais um passo em direção à neutralidade de CO2, que a Mercedes-Benz está seguindo como parte do Ambition 2039, seu objetivo de alcançar uma frota de veículos totalmente conectada e neutra de CO2 em 2039 – onze anos antes do que a legislação da União Europeia exige.
Um sedan Mercedes‑Benz é, por exemplo, feito de cerca de 50% de aço, o que é responsável por cerca de 30% das emissões de CO2 na produção.
Com essa parceria, a marca está enfrentando de forma ativa e consistente um dos maiores desafios da indústria automotiva no caminho para a neutralidade de CO2.
Tecnologia de fabricação livre de CO2 – Ao usar um processo de fabricação novo e inovador, a produção de aço no nível do fornecedor é livre de CO2.
Em contraste, o aço produzido em um alto-forno clássico emite em média mais de duas toneladas de CO2 por tonelada.
No novo processo, o fornecedor usa hidrogênio e eletricidade de fontes de energia 100% renováveis em vez do carvão convencional na produção de aço.
O hidrogênio atua como gás redutor, que libera e liga o oxigênio do minério de ferro. Ao contrário do carvão coqueificável, ele não produz CO2, apenas água.
O fornecedor usa eletricidade de fontes 100% renováveis para as necessidades de energia geradas no processo de fabricação.
Engajamento ativo para uma cadeia de abastecimento de aço sustentável – Membro da Responsible Steel Initiative, a Mercedes-Benz está ativamente envolvida no desenvolvimento de um padrão de sustentabilidade certificável para a indústria do aço.
O objetivo é garantir uma produção de aço amiga do ambiente e socialmente aceitável ao longo de toda a cadeia de valor.
A marca busca a meta de uma frota de automóveis novos neutros em CO2 ao longo de toda a cadeia de valor.
Fornecedores que representam mais de 85% do volume de compras anuais da Mercedes-Benz já assinaram a Ambition Letter, concordando em fornecer à empresa apenas produtos neutros em CO2 no futuro.