sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Picapes movidas a biodiesel já estão rodando

Equipadas com motores MWM INTERNATIONAL, picapes Ford Ranger rodam com mistura B5 de biodiesel em projeto inédito

Desde o mês de abril , que foi lançado oficialmente o projeto que testará o desempenho das primeiras picapes Ford Ranger movidas com mistura B5 de biodiesel fornecido pela Petrobras.

- Publicidade -

Equipadas com motor eletrônico MWM INTERNATIONAL NGD 3.0, os veículos irão rodar um percurso total de 100 mil quilômetros em estradas baianas.

Os testes serão feitos em conjunto com o governo da Bahia e a Universidade Federal de Salvador (Unifacs) e empresas como Ford, Siemens, VDO, TI Automotive, Mahle, Michelin e coordenado por instituições e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).

O projeto conta com seis picapes Ford Ranger, duas rodando com mistura B5 de soja (5% de biodiesel e 95% de diesel comum), duas com B5 de mamona e outras duas chamadas de ‘sombra’, ou seja, veículos abastecidos com diesel puro, que percorrem o mesmo percurso que as demais. No final dos testes, haverá um comparativo com os resultados.

- Publicidade -

Todos os seis veículos são equipados com motor MWM INTERNATIONAL NGD 3.OE, propulsores que foram preparados para rodar com biodiesel.

“Fizemos a substituição de componentes do motor por peças controladas, para analisarmos o desempenho, desgaste, ente outros aspectos”, diz Guilherme Ebeling, gerente de desenvolvimento da MWM INTERNATIONAL Motores e um dos responsáveis pelo projeto.

Além dessa modificação, cabe à MWM INTERNATIONAL a análise final da performance dos motores, para apuração dos resultados.

- Publicidade -

“A iniciativa de testarmos biodiesel em picapes é muito importante para nossa empresa. Estamos muito animados com o projeto”, afirma Ebeling.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn