A Robert Q. Riley Enterprises LLC, de Glendale, no estado do Arizona, planeja oferecer a mercado um kit de automóvel híbrido elétrico que pode ser montado em casa.
Chama seu kit de ‘veículo de mobilidade pessoal’, e ele é mesmo só isso – embora, se realmente funcionar como tal, é mais do que qualquer moto em termos de conforto e proteção contra os elementos e mais do que qualquer carro existente em termos de economia de combustível.
Vejam só: é um triciclo para dois passageiros, com 2,24 m de entreeixos, bitola dianteira de 1,68 m, altura de 1,09 m, peso de 590 kg, dois bancos reclináveis com cintos de três pontos embutidos, air bags, capota, pára-brisa, vidros laterais, sistemas de aquecimento e ar-condicionado.
O motor é um turbodiesel de três cilindros que ‘toca’ as rodas dianteiras, e o pacote de baterias de lítio faz o mesmo com a roda traseira.
Só com o diesel (fora dos centros urbanos), o triciclo faz nada menos de 90 km/litro, enquanto só com as baterias (ciclo central urbano) pode cobrir até 64 km.
Com os dois sistemas trabalhando em conjunto, em um uso típico americano casa-cidade de 130 km o triciclo consome um pouco mais – um litro a cada 83 km.
Para quem quer desempenho, é interessante notar que o veículo pode funcionar com os dois sistemas em conjunto – quando então se torna muito mais rápido (tração 3×3, motor elétrico ajudando o turbodiesel) e veloz, chegando a 137 km/h.
A carroçaria do XR-3 pode ser comprada em espuma de fibra de vidro ou em fibra de carbono (obviamente bem mais cara).
Mais informações: http://www.rqriley.com/xr3.htm
Fonte: TechTalk