Neste ano, a Bosch atingiu a marca de três milhões de sistemas FlexStart® produzidos em seu centro de competência global em sistema Flex Fuel localizado em Campinas.
O sistema, lançado há mais de dez anos, veio como uma solução tecnológica para acabar com a necessidade do uso da gasolina durante a partida a frio de veículos Flex Fuel abastecidos com etanol.
A tecnologia, desenvolvida para proporcionar mais conforto ao motorista, dispensa o reservatório auxiliar de gasolina em veículos Flex Fuel e ainda garante mais desempenho e dirigibilidade ao aprimorar a resposta do motor na partida e pós-partida e proporcionar um desempenho maior e sem falhas.
O FlexStart® é um sistema de gerenciamento eletrônico para aquecimento do combustível antes da injeção e permite a partida do motor em baixas temperaturas.
Ao eliminar a necessidade de um reservatório, a tecnologia adiciona um distribuidor de combustível com câmaras de aquecimento e aquecedores, unidade de controle de aquecimento e um software com a estratégia de aquecimento na ECU, o que garante o monitoramento das condições do motor e da temperatura ambiente e controla a quantidade de etanol injetado.
Além disso, ainda traz benefícios ambientais através da redução das emissões de poluentes, auxiliando os veículos a alcançarem as regulamentações Proconve L7 e L8.