sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Correta manutenção dos filtros mantém bom funcionamento do motor

O desempenho do motor, assim como a otimização no consumo de combustível e, principalmente, sua maior durabilidade, dependem da manutenção correta dos filtros do ar e óleo dos veículos, tanto leves quanto pesados.

Detentor das marcas MANN-FILTER e PUROLATOR, o grupo MANN+HUMMEL, líder no fornecimento de equipamento original às montadoras e com cobertura de 95% da frota brasileira no mercado de reposição, orienta sobre os cuidados que os motoristas devem ter com estes itens.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O filtro do ar tem como função separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas, camisa etc.

Para veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada entre 10 mil e 15 mil quilômetros, de acordo com recomendação do fabricante de motores, ou no máximo após um ano de uso, para que o papel do filtro não perca suas propriedades de filtragem.

Já no caso dos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro.

- Publicidade -

“Tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos podem provocar o rompimento do papel e/ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções”, alerta Flávio Sureira Netto, técnico de Produto da MANN+HUMMEL Brasil.

Ainda segundo Netto, um filtro muito sujo pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. Nos veículos diesel, o filtro sujo aumenta o nível de emissão de poluentes (fuligem negra) na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.

Filtro do óleo – O filtro do óleo, que também tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor, deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo.

Além disso, a não-troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor em até 30%. Portanto, sempre que trocar o óleo, deve-se trocar também o filtro do óleo.

“Praticar uma manutenção rigorosa no sistema de lubrificação e principalmente do sistema de filtragem do ar proporciona maior durabilidade da vida do motor, evitando desgaste excessivo nas partes móveis, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível”, completa Netto.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação