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Correta manutenção dos filtros mantém bom funcionamento do motor

O desempenho do motor, assim como a otimização no consumo de combustível e, principalmente, sua maior durabilidade, dependem da manutenção correta dos filtros do ar e óleo dos veículos, tanto leves quanto pesados.

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Detentor das marcas MANN-FILTER e PUROLATOR, o grupo MANN+HUMMEL, líder no fornecimento de equipamento original às montadoras e com cobertura de 95% da frota brasileira no mercado de reposição, orienta sobre os cuidados que os motoristas devem ter com estes itens.

O filtro do ar tem como função separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, bielas, camisa etc.

Para veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada entre 10 mil e 15 mil quilômetros, de acordo com recomendação do fabricante de motores, ou no máximo após um ano de uso, para que o papel do filtro não perca suas propriedades de filtragem.

Já no caso dos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro.

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“Tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos podem provocar o rompimento do papel e/ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções”, alerta Flávio Sureira Netto, técnico de Produto da MANN+HUMMEL Brasil.

Ainda segundo Netto, um filtro muito sujo pode aumentar em até 20% o consumo de combustível. Nos veículos diesel, o filtro sujo aumenta o nível de emissão de poluentes (fuligem negra) na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.

Filtro do óleo – O filtro do óleo, que também tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor, deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo.

O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo.

Além disso, a não-troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor em até 30%. Portanto, sempre que trocar o óleo, deve-se trocar também o filtro do óleo.

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“Praticar uma manutenção rigorosa no sistema de lubrificação e principalmente do sistema de filtragem do ar proporciona maior durabilidade da vida do motor, evitando desgaste excessivo nas partes móveis, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível”, completa Netto.

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