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Novos chassis de ônibus Scania Série K

O motorista também recebe atenção especial na nova linha de chassis da Série K. Seu ambiente de trabalho foi totalmente projetado em função de uma melhor ergonomia para a condução

A Scania traz para o Brasil e o mercado latino-americano novos chassis de ônibus para os segmentos urbano e rodoviário.

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Os veículos, denominados Série K, estão divididos em seis modelos para aplicação urbana e oito modelos para o segmento rodoviário, todos com motorização traseira, suspensão a ar e uma maior eletrônica embarcada que privilegia a segurança dos passageiros.

Diversos parâmetros do ônibus, como sua estabilidade, podem ser agora acompanhados por sistemas eletrônicos que ajudam o motorista na condução mais segura.

“A segurança para os passageiros é a principal característica dos novos veículos, respaldada por sistemas eletrônicos como o controle dos freios e o controle da suspensão. Esses novos sistemas eletrônicos garantem maior confiabilidade das funções do veículo e minimizam em grande parte a ocorrência de falhas, o que proporciona viagens sem interrupções”, explica Mathias Carlbaum, diretor de Vendas de Veículos da Scania para a América Latina.

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O motorista também recebe atenção especial na nova linha de chassis da Série K. Seu ambiente de trabalho foi totalmente projetado em função de uma melhor ergonomia para a condução.

Vários comandos estão agora posicionados no volante ou na coluna de direção, muito mais próximos das mãos.

Novos pedais, suspensos a partir do painel e não mais apoiados no assoalho, utilizam melhor a musculatura das pernas, minimizando o cansaço.

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“A Série K disponibiliza uma família de produtos com todos os benefícios da tecnologia oferecida na Europa, porém, adaptados especialmente para atender às exigências do transportador brasileiro. Os chassis podem ser personalizados de acordo com a necessidade de transporte, rodoviário ou urbano, em diferentes condições de operação”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Para uma economia ainda maior de combustível, a Série K introduz o exclusivo Sistema de Processamento de Ar (APS) que gerencia o fornecimento de ar para os freios e a suspensão, aproveitando a energia do motor nos momentos de menor demanda de potência, como em descidas.

Antes do lançamento, os novos chassis passaram por rigoroso período de testes nas condições locais, totalizando mais de 500 mil quilômetros rodados pelas mais diversas estradas e topografias brasileiras. Todos os novos componentes demonstraram desempenho satisfatório e sem ocorrência de falhas.

Os chassis de ônibus Scania Série K começam a ser produzidos na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) a partir de janeiro de 2009.

Modelos de chassi de ônibus disponíveis na Série K

Urbano:
K 230 com ou sem entrada baixa, ideal para as linhas municipais entre bairros e alimentadoras
K 270 15 metros, de três eixos, com um eixo traseiro direcional, nas versões com ou sem entrada baixa, indicado para linhas de maior demanda e corredores.
K 310 articulado, com três eixos, capacidade para até 160 passageiros, ideal para corredores.
K 310 articulado 20 metros, com quatro eixos, capacidade para até 186 passageiros, para corredores de demanda elevada.

Rodoviário:
K 270, para fretamento e distâncias curtas
K 310, também para fretamento e distâncias intermunicipais
K 340, para médias distâncias
K 380, com a exclusiva opção de eixo traseiro direcional (6×24) que reduz o raio de giro, indicado para longas distâncias K 420, também com a exclusiva opção de eixo traseiro direcional (6×24), ideal para longas distâncias com topografia acentuada. Possibilita o uso de carrocerias de piso duplo.

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