Para manter a tradição, ao comemorar mais uma data importante, a Scania apresenta ao mercado a Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil. A fabricante preparou um pacote diferenciado com diversas vantagens, dentre as quais pagar a primeira parcela do financiamento apenas em 2023.
Além dos caminhões, pela primeira vez a marca criou um selo para que o cliente possa aplicar nos ônibus e também na linha de motores industriais, marítimos ou para geração de energia. O selo de 65 anos poderá ser colocado no local de escolha do comprador.
“Quando a Scania prepara uma edição especial, não mede esforços para entregar um produto inesquecível. Não poderíamos deixar de marcar pra sempre o aniversário de 65 anos de Brasil. Tenho certeza de que será um sucesso, mas os interessados precisam correr, afinal haverá apenas 265 unidades disponíveis. Teremos duas opções de compra. Além da tradicional venda do produto personalizado, clientes que já tenham caminhões programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poderão transformá-lo em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concessionária”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. O valor do pacote completo para tornar o veículo um modelo 65 anos é R$ 35 mil, tanto para produtos já encomendados quanto para novos.
A Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil está disponível nos modelos pesados RH 450 4×2 e 6×2, de 450 cavalos de potência, e RH 540 6×4, de 540 cavalos. Os motores de ambos são de 13 litros Euro 5 que desenvolvem torques respectivos de 2.350 Nm entre 1.000-1.300 rpm e de 2.700 Nm entre 1.000-1.350 rpm.
O caminhão comemorativo tem a cor exclusiva Nardo Gray. Até mesmo a grade dianteira ganhou pela primeira vez adesivo, aumentando o estilo esportivo do modelo.
A Edição Comemorativa de 65 anos está equipada com teto alto, defletores, saia lateral, pintura nas cores na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos paralamas e retrovisores. Completam os itens que tornam a edição 65 anos imperdível: faróis de milha no teto e na grade, geladeira, faróis H7, climatizador e rodas de aço preta, além do Pacote Clássico (customizável).
Pacote de serviços – Se o cliente adquirir a Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil e contratar o programa de manutenção Scania Standard Flexível vão estar inclusos as manutenções preventivas, com preço sem variações durante os anos de vigência, e o kit disponibilidade especial.
O kit contempla a cobertura por quatro anos de manutenção preventiva e corretiva do trem de força (apenas peças banhadas a óleo do motor, caixa de câmbios e do diferencial), Control Tower (gestão da eficiência e processos em todas as oficinas da rede Scania, FIT Uptime (relatórios de disponibilidade do veículo, de performance e potencial de economia de combustível e Pacote Desempenho de conectividade, o mais completo, com dados dos veículos e estilo de condução dos motoristas.
Soluções financeiras – As 265 unidades disponíveis da Edição Comemorativa de 65 anos de Brasil também dispõem de condições exclusivas pelos Serviços Financeiros Scania. Pelo financiamento via Scania Banco, o cliente só pagará a primeira parcela em 2023 (sujeito à aprovação de crédito), são seis meses de carência e sem parcelas intermediárias (modalidade CDC).
Pela Scania Corretora de Seguros mais vantagens, com desconto de 12% no prêmio do seguro e parcelamento em 10x sem juros. Por fim, o Scania Consórcio, em comemoração aos 40 anos de sua fundação também em 2022, propiciará um desconto de 1,5% na taxa de administração para quem adquirir uma cota.
13 momentos que marcam a hstória da Scania – Com a Edição Comemorativa 65 anos de Brasil, a Scania atinge 13 séries ou edições especiais.
Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades.
Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés” dos anos 1960 e 1970, e 1980-81. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8 e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil.
Em 2010, outro momento para celebrar o V8 com a “King of the Road”. Em 2012, o R 440 festejou os “55 anos de Brasil”. No ano de 2015, chegou a Griffin Edition, nas versões R 440 e R 480, na cabine Streamline.
Em 2017, a “Edição Especial 60 anos” trouxe o R 440 com a cor azul celeste e as faixas icônicas do T 113 para celebrar seis décadas no país. Na Fenatran de 2019, as primeiras edições especiais da Nova Geração com o “V8 – 50 anos” e o R 450 “Vintage”. O R 440, modelo mais vendido da história da marca, é o recordista com três participações.
Em 2020, uma das homenagens mais lendárias foi a Edição Especial Heróis da Estrada, com os modelos R 450 6×2 e R 410 4×2. A Heróis da Estrada nasceu junto com o Dia da Paixão Scania para celebrar o aniversário da marca no Brasil. No auge do sofrimento de todos os setores por conta da pandemia da Covid-19, a Scania resolveu apoiar o negócio do cliente e render uma homenagem àqueles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, autônomos e transportadores de todos os tamanhos de frotas.
65 anos de história no Brasil sustentando o futuro – A Scania celebra, no próximo sábado (2 de julho), 65 anos de presença no Brasil. Foi o mercado nacional que recebeu a primeira fábrica fora da Suécia, sua matriz, em 1962, e onde se tornou referência de soluções que propiciam rentabilidade e disponibilidade para clientes de caminhões, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia.
“Estamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concessionárias. São mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incansável por oferecer as soluções mais adequadas para gerar a máxima rentabilidade, que por consequência trará muito mais disponibilidade para tornar a operação de qualquer perfil de cliente mais eficiente”, afirma Fábio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”
“Nesses próximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na liderança da transição para um setor de transporte mais sustentável, pois sustentar o futuro é o nosso propósito.”
A história da Scania no Brasil começou em 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S/A. Na época, os veículos vinham desmontados da Suécia e ficavam sob responsabilidade da Vemag, marca que os comercializava em São Paulo. A partir da década de 1960, a Scania passou a produzir integralmente seus caminhões e ônibus na fábrica inaugurada em 1962 em São Bernardo do Campo (SP), polo da industrialização nacional.
A linha do tempo da Scania no Brasil é marcada por diversos pioneirismos, destaques e lançamentos.
A revolução do L 75, em 1958, que mudou o conceito da oferta de caminhão no país; a introdução da direção hidráulica, em 1963, no ônibus B76; a suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus, em 1968; a nova revolução com a chegada dos “Jacarés”; o primeiro ônibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972; a inauguração da cabina “cara-chata” com o LK 140 em 1974; o primeiro articulado do país (B 111 RS), em 1978; o lançamento do intercooler, em 1983; a transformação do conceito de caminhão com a chegada da Série 3, em 1991, até hoje uma das mais lembradas; a apresentação do chassi 8×2 (1998) são alguns dos destaques.
O ano de 1998 marca ainda a introdução de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica. Já em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso baixo.
Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o ônibus de 15 metros; no mesmo período, um novo jeito de pensar e fazer Serviços, sem precedentes na indústria, é implantado; a nova elevação do patamar de um caminhão, em 2007, com a chegada da família P, G e R, e de ônibus com a Série K, no ano seguinte.
Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente: a marca passa a comercializar os motores Euro 5, com a venda dos primeiros ônibus a etanol e o lançamento na América Latina do caminhão movido a este combustível. Em 2015, aconteceu o lançamento do ônibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro; o ano de 2016 foi marcado pela chegada do primeiro ônibus nacional movido a GNV e/ou biometano.
Em 2017, a apresentação dos Serviços Conectados Scania e do revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis. Em 2018, veio o lançamento da Nova Geração de Caminhões, que entrega uma economia de combustível de até 20% em comparação à geração anterior.
Junto da novidade, foi implementado um novo formato de vendas de soluções de transporte, com base no conceito Tailor Made For Application (TMA), que personaliza ainda mais a experiência do cliente e permite a entrega da solução ideal para a operação de cada cliente.
Lives e ações com clientes – A Scania vai realizar a terceira edição do Dia da Paixão Scania, que vai reunir executivos da marca, colaboradores, clientes e fãs para trazer conteúdos diversos sobre o setor de transportes e a história e as perspectivas futuras da empresa.
O evento será totalmente online, transmitido pelo canal oficial da Scania Brasil no Youtube entre os dias 29 de junho e 1º de julho. Além disso, as concessionárias vão receber clientes em eventos presencias até o mês de agosto.
O Dia da Paixão Scania foi criado em 2020 para celebrar o aniversário de presença da fabricante no país, que chegou ao Brasil em 2 de julho de 1957. São três dias de lives que antecedem a data comemorativa.
A primeira live, no dia 29 de junho, terá o primeiro bloco de 17h30 até 18h com o tema ‘Superar os desafios do transporte’. Neste bate-papo, Francisco Pelucio, presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), André Gentil, gerente de Vendas de Soluções para frotistas da Scania no Brasil, e Felipe Cordenonsi, diretor da Transportes Cordenonsi debaterão como está a realidade do transporte de cargas com o aumento de custos e a alta do diesel, entre outros obstáculos, e suprir as novas necessidades para um serviço mais eficiente.
Em seguida, das 18h até 18h30, vai ocorrer uma conversa sobre a importância dos serviços como um diferencial para obter rentabilidade e disponibilidade. Os convidados serão Felipe Comelli, sócio-proprietário do Grupo Comelli, Thiago Borges, gerente de vendas de soluções da Casa Scania Varella, e Felipe Angelini, responsável por soluções conectadas da Scania no Brasil.
O segundo dia de live, 30 de junho, terá como foco principal a importância da sustentabilidade no transporte e as tendências do mercado para o futuro, no primeiro bloco das 17h30 às 18h. Paulo Henrique Scarano, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil, Vanessa e Vinicius Pilz, diretora comercial e de ESG e CEO, respectivamente, da Reiter Log, um representante da L’Oréal, e um membro da Abiogás, vão abordar o diferencial no transporte gerado pela sustentabilidade, as razões pela preferência de soluções a gás e o potencial do uso do biometano nos caminhões.
O segundo bloco, das 18h até 18h30, terá como tema ‘Inovação e Futuro’ com a presença de Renata Perucci, responsável por Gestão Corporativa e Desenvolvimento de Negócios da Scania Latin America, Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania no Brasil, e Hélio Matias, vice-presidente de Logística do Grupo Ambipar, vão falar de como imaginam o futuro do transporte, de produtos, soluções, novas tecnologias, eficiência energética, veículos elétricos, a chegada do 5G e outras tendências no Brasil e na Europa.
Para o último dia de evento, a terceira live será no dia 1.° de julho, justamente a véspera do Dia da Paixão Scania. O tema é sugestivo: Paixão Scania. Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, e Nivea Silva, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania no Brasil, receberão diversos convidados, a exemplo clientes de caminhões, ônibus (Junior Moreira, da Viação União Santa Cruz, Tocantins), fãs da marca e compradores da Edição Comemorativa 65 anos.
Almanaque digital e eventos com clientes – Para reforçar as celebrações, a Scania desenvolveu um almanaque digital, com os principais fatos históricos de sua trajetória, que poderá ser acessado gratuitamente por todos os admiradores da marca.
As concessionárias poderão ainda personalizar o material e incluir seus próprios registros históricos para compartilhar com clientes.
A rede de concessionárias também vai realizar, entre os meses de julho e agosto, uma série de eventos regionais para celebrar além dos 65 anos de Scania no Brasil, o marco de 40 anos do Consórcio Scania.