sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Frota de veículos elétricos chegará a 100 milhões em 2026 e ainda é preciso de mais para o Net Zero

É necessária uma ação política urgente para veículos comerciais pesados, simplificando a infraestrutura de carregamento e construindo a cadeia de fornecimento de baterias.

A adoção de VEs deve disparar nos próximos anos, com mais de 100 milhões de VEs de passageiros esperados nas estradas até 2026 e mais de 700 milhões até 2040, acima dos 27 milhões no início deste ano, de acordo com a última pesquisa anual de Long-Term Electric Vehicle Outlook (EVO) da empresa de pesquisa BloombergNEF (BNEF).

A eletrificação agora está se espalhando rapidamente para todos os setores do transporte rodoviário, de riquixás a caminhões pesados, e está aumentando em economias emergentes como Índia, Tailândia e Indonésia.

- Publicidade -

À medida que o impulso cresce, novas oportunidades econômicas estão tomando forma. O valor cumulativo das vendas de VEs em todos os segmentos atinge US$ 8,8 trilhões em 2030 e US$ 57 trilhões em 2050 no Cenário de Transição Econômica de caso-base da BNEF, que pressupõe que nenhuma nova política seja implementada. VEs e baterias são agora uma parte central da política industrial de muitos países e a competição para atrair investimentos aumentará nos próximos anos.

Apesar do rápido progresso, é necessária uma ação urgente dos formuladores de políticas e dos participantes da indústria para manter o transporte rodoviário no caminho das metas de emissões de longo prazo que os países estabeleceram. “A eletrificação direta por meio de baterias é a rota mais eficiente, econômica e comercialmente disponível para descarbonizar totalmente o transporte rodoviário. Ainda assim, é necessário um impulso mais forte em áreas como caminhões pesados, infraestrutura de carregamento e fornecimento de matéria-prima”, disse Aleksandra O’Donovan, chefe de veículos elétricos da BloombergNEF.

O relatório também inclui um Cenário Net Zero consistente com uma frota global capaz de emitir zero até meados do século. Apenas um segmento do transporte rodoviário – veículos de três rodas – está totalmente no caminho para este cenário mais ambicioso, mas ônibus e veículos de duas rodas também estão muito próximos.

- Publicidade -

Vans comerciais e carros de passageiros também estão ganhando força, mas precisarão de apoio político adicional para permanecer no caminho certo. Os caminhões pesados estão muito atrás da trajetória líquida zero e devem ser um foco prioritário para os formuladores de políticas. Investimentos em rede, conexões de rede e processos de licenciamento também precisam ser simplificados para suportar o grande número de pontos de carregamento necessários para a transição de caminhões.

O relatório sinaliza recomendações específicas para governos e indústria, incluindo:

Os governos com metas líquidas zero até meados do século devem definir uma data de eliminação progressiva das vendas de novos veículos de combustão interna até 2035, em todos os segmentos. Essas metas precisam ser respaldadas por legislação e apoiadas por medidas políticas concretas com metas intermediárias.
Padrões de economia de combustível e/ou padrões de emissões de CO2 precisam ser mais rígidos e mais longos no tempo do que as regras atuais. Padrões mais rigorosos para vans, caminhões e outros veículos comerciais são necessários com urgência em todos os mercados.
Os governos devem estabelecer requisitos e padrões para a reciclagem de baterias de VEs e continuar a apoiar a pesquisa em tecnologias de baterias de última geração. Financiamento e processo de licenciamento simplificado podem ajudar a incentivar um novo fornecimento de matérias-primas.
Avanços como baterias de íons de sódio, baterias de estado sólido e ânodos de próxima geração estão entrando no mercado. Os governos devem procurar maneiras de apoiar o desenvolvimento doméstico dessas áreas e continuar a apoiar P&D em tecnologias emergentes de baterias que reduzam a dependência de matérias-primas críticas.
Redes de carregamento públicas densas são necessárias para ajudar a reduzir o alcance de EV que os consumidores acham que precisam, o que, por sua vez, reduz a pressão sobre o suprimento de matéria-prima da bateria. As faixas de EV aumentaram 10% anualmente desde 2018. Mesmo que isso diminua para 5% ao ano de 2023 a 2030, adiciona quase 50% a mais de demanda por lítio, níquel e cobalto em comparação com um caso base em que as faixas de BEV permanecem estáveis.
O investimento em energia limpa deve andar de mãos dadas com o investimento na eletrificação do transporte rodoviário. À medida que a geração solar aumenta, mais carregamento de VE deve ser transferido para o meio-dia para maximizar os benefícios das emissões e reduzir os custos.

- Publicidade -
Figura 1. Progresso do segmento de transporte rodoviário em direção ao Net Zero

Fonte: BNEF, várias fontes governamentais. Nota: O tamanho da frota representa veículos de todos os tipos de transmissão e são estimativas baseadas em várias fontes e dados BNEF. Alguns valores arredondados. Os dados atuais de emissões e tamanho da frota são para 2022.

Outras descobertas incluem:

As vendas de VEs aumentam acentuadamente. No Cenário de Transição Econômica, as vendas de VEs de passageiros aumentam de 10,5 milhões em 2022 para 22 milhões em 2025 (26% das vendas), 42 milhões em 2030 (44% das vendas) e 75 milhões em 2040 (75% das vendas).

Alguns países vão muito mais rápido, incluindo os nórdicos, China, Alemanha, Coréia do Sul, França e Reino Unido. Em 2030, existem 244 milhões de VEs nas estradas, aumentando para 731 milhões em 2040 (46% da frota). O Cenário Net Zero requer uma transição muito mais rápida, com 298 milhões de VEs nas ruas até 2030 e 1,1 bilhão até 2040.

A demanda de petróleo do transporte rodoviário está muito próxima de seu pico. O aumento dos VEs leva a um pico na demanda geral de combustível rodoviário em 2027. A demanda nos EUA e na Europa já atingiu o pico, enquanto a demanda na China deve atingir o pico em 2024.

As vendas de veículos de combustão interna atingiram o pico em 2017 e agora estão em declínio de longo prazo. As vendas gerais de veículos continuam a se recuperar após a pandemia e os desafios da cadeia de suprimentos, mas até 2026 as vendas de veículos a combustão estão 39% abaixo do pico.

Grandes investimentos são necessários em todas as áreas da cadeia de fornecimento de baterias. Pelo menos US$ 188 bilhões precisam ser investidos em células de bateria e fábricas de componentes até o final da década no Cenário de Transição Econômica.

O suprimento de lítio é o mais preocupante dos metais de bateria em termos de suficiência de suprimento, com demanda aumentando em um fator de 22 vezes até 2050 no Cenário Net Zero. No entanto, a adoção agressiva de baterias de íons de sódio pode reduzir a demanda de lítio em quase 40% em 2035 em comparação com o cenário de caso base da BNEF.

Os veículos pequenos ainda são melhores do que os maiores para as metas climáticas. As preferências do consumidor por veículos maiores nos EUA significam baterias maiores, o que, por sua vez, significa que a paridade de preços inicial no país é de um a três anos mais tarde do que para EVs na Europa.

Os veículos autônomos ainda são um curinga para o mercado global de veículos. Progresso constante está sendo feito na tecnologia de veículos autônomos (AV) e o tamanho da frota global de veículos de passageiros em 2050 varia significativamente, dependendo do cenário de adoção de AV. O cenário AV de alta adoção da BNEF reduz o tamanho da frota global de veículos de passageiros para 1,1 bilhão em 2050, uma queda de 30% em relação ao cenário base de 1,5 bilhão.

A demanda adicional de eletricidade dos VEs faz parte de um esforço mais amplo de eletrificação para atingir o zero líquido. Os VEs adicionam cerca de 14% à demanda global de eletricidade em 2050 no Cenário de Transição Econômica, mas apenas 12% no Cenário Net Zero, apesar de mais veículos nas estradas. Isso ocorre porque o Cenário Net Zero inclui demanda adicional de eletricidade de eletrificação de aquecimento, indústria e uso de eletrolisador para produção de hidrogênio usado em outros setores.

Um resumo executivo abrangente com as principais descobertas e mais informações sobre a Perspectiva de Veículos Elétricos de Longo Prazo pode ser encontrado neste link.

Figura 2. Perspectivas da participação nas vendas de veículos com emissão zero – Cenário de Transição Econômica e Cenário Líquido Zero

Fonte: BloombergNEF. Nota: ‘ETS’ é Cenário de Transição Econômica e ‘NZS’ é Cenário Net Zero. ‘LCVs, MCVs e HCVs’ são veículos comerciais leves, médios e pesados. A ‘emissão zero’ inclui veículos elétricos a bateria, elétricos híbridos plug-in e a célula de combustível, dependendo do segmento do veículo. Alguns valores foram arredondados.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn