sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Iveco estreia transmissão automática no Daily Hi-Matic

Modelo é o primeiro veículo comercial leve com transmissão automática produzido no Brasil e possui motor de 180 cv, podendo ser conduzido por motoristas que tenham a habilitação B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio.

A linha Daily já faz sucesso há 45 anos e ganha novidades com o lançamento da versão Hi-Matic 35-180, que tem como principal diferencial a transmissão automática, se tornando o primeiro veículo leve comercial com câmbio automático fabricado no Brasil.

Apesar de ser novidade por aqui, essa versão já é comercializada na Europa e também na Argentina e passou por rigorosos testes durante seus dois anos de desenvolvimento para o mercado brasileiro, com mais de 500.000 quilômetros rodados, sendo 80% em trechos urbanos e 20% em rodoviário.

- Publicidade -

O novo Daily, que conta com motor FPT / F1C VGT, de 180 cv, pode ser conduzido por motoristas que tenham a habilitação B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio.

O Mecânica Online®, atendendo convite da Iveco, foi até Belo Horizonte, Minas Gerais, conhecer de perto a novidade e também acompanhar a coletiva de imprensa realizada pela marca.

“Esse lançamento é mais um marco importante para a IVECO, que, além deste comercial leve, também já apresentou neste ano o S-Way, o melhor caminhão já fabricado pela marca no país. Esse incremento no nosso portfólio ratifica a força do Brasil e da América Latina para a montadora, que considera a região prioritária para o crescimento de participação de mercado da marca no mundo”, comenta Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

- Publicidade -

“O desenvolvimento do Daily Hi-Matic foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto aos motoristas. O trem de força tem capacidade de rampa de 30 graus, o que significa que sobe rampas íngremes, ou seja: máxima performance e segurança. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas.” comenta Marcus Souza, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina.

Mecânica Online – O Daily-Hi Matic vem equipado com a caixa automática ZF- 8HP, de 8 velocidades à frente e uma à ré, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas. As marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundo. A caixa automática do veículo é extremamente robusta e atende a aplicações desde 3,5 até 7 toneladas, e com diferentes funções, como Função Eco Mode, Kick Down, Creep Mode.

A função Eco Mode faz com que o veículo tenha um comportamento alinhado na melhor condição de consumo. O Daily sai de fábrica com essa função padrão, mas ainda há a opção de power mode ou até mesmo o modo manual, para atender os motoristas que preferem fazer as trocas de marchas manualmente.

- Publicidade -

Já o Kick Down é uma função muito importante porque assegura melhor performance do veículo nas ultrapassagens, proporcionando mais segurança. Esta função está localizada no pedal do acelerador. Ao pisar no pedal até o final, o veículo faz uma manobra de segurança que reduz marchas para melhor comportamento dinâmico.

A Creep Mode, por sua vez, permite que em marcha lenta o veículo inicie o movimento, facilitando pequenas manobras, como, por exemplo, entrada em docas e baliza em vaga.

Mercado – Consolidado no mercado brasileiro, o Daily é líder absoluto no segmento de chassi-cabine. Nos últimos 12 anos, por exemplo, a IVECO somou 10 anos na liderança na categoria.

No acumulado deste ano, de janeiro a outubro, a marca alcançou a média de 36% de participação de mercado. Esse resultado mostra um crescimento de 65% na participação de mercado nos últimos quatro anos.

“São números que reforçam como os nossos produtos são reconhecidos pelo cliente como o melhor do mercado. Sabemos que há fatores que impactam nesse resultado, além da qualidade do nosso produto, como por exemplo, a atenção do serviço de pós-venda. Por isso, somos gratos aos nossos clientes pela preferência e confiança”, afirma Carlos Tavares, diretor Comercial da IVECO.

O Daily Hi-Matic estará disponível para vendas a partir de dezembro de 2023. O modelo chassi-cabine que pode transportar entre 3,5 e 7 toneladas tem preços na faixa de R$ 280 mil a R$ 310 mil, sendo mais caro que seu principal concorrente, a Ford Transit, com preços a partir de R$ 270 mil.

As próximas versões que receberão caixa automática serão a furgão e a van.

“Atualmente, já enviamos a Daily para a Argentina e para o Paraguai. Para essa versão automática, o plano é enviar para o Chile, Colômbia e Peru, abastecidos pela Europa em função dos acordos comerciais”, disse Tavares.

Nexpro Connect – O Daily Hi-Matic vem com um ano grátis de Nexpro Connect, uma plataforma de conectividade que oferece ferramentas muito importantes no que diz respeito à gestão de frotas, manutenção e serviços para os clientes.

Com Willames Verçoza, de Belo Horizonte, Minas Gerais, atendendo convite da Iveco

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn