A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o e-Volksbus 22L, o primeiro modelo elétrico de sua nova família e-Volksbus, desenvolvido na fábrica de Resende (RJ). Com capacidade para *transportar até 82 passageiros* e uma autonomia de até 250 km, o veículo redefine o transporte urbano com zero emissão de carbono, além de ser silencioso e altamente eficiente.
O e-Volksbus 22L é equipado com um motor elétrico de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm, acoplado a um redutor que eleva o torque de saída para 4.050 Nm, garantindo máxima performance em operações urbanas, incluindo aclives. O modelo é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), validadas para aplicações severas e que oferecem autonomia de até 250 km em uma única carga de até três horas. Para maior flexibilidade, o ônibus pode ter seu plugue de recarga localizado na dianteira ou na traseira, compatível com carregadores de até 160 kW de potência.
As baterias, posicionadas no teto e na traseira do veículo, possuem sistemas de gerenciamento térmico independentes, que otimizam a performance e aumentam a durabilidade. O e-Volksbus também se destaca pelo sistema de frenagem regenerativa, com quatro níveis de potência, que recupera energia durante as desacelerações, e pelo Eco Drive Mode, que ajusta automaticamente a performance para maximizar a autonomia.
No quesito segurança, o e-Volksbus oferece uma gama completa de tecnologias, incluindo assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD, e a função “door brake”, que freia o veículo automaticamente ao abrir as portas para embarque e desembarque. A acessibilidade é garantida pelo conceito “low entry”, com piso baixo e sistemas de ajoelhamento, elevação e agachamento, além de suspensão pneumática integral que assegura o conforto dos passageiros.
O painel de instrumentos, inspirado no e-Delivery, oferece uma interface intuitiva para monitoramento do consumo e recuperação de energia, enquanto o ar-condicionado inteligente integrado ao sistema eletrônico do chassi otimiza o conforto térmico e o consumo energético.
A plataforma do chassi e-Volksbus mantém a robustez da versão a diesel e a confiabilidade da plataforma modular e-Delivery, testada ao longo dos últimos cinco anos no Brasil e na América Latina. A rede de concessionárias da Volkswagen já está capacitada para oferecer suporte técnico e pós-venda, garantindo a durabilidade e a operação eficiente do novo ônibus elétrico.