A Bosch revelou uma nova linha de seis sistemas de assistência baseados em radar para motocicletas, projetados para aumentar a segurança e o conforto dos motociclistas. Essas funções inovadoras, cinco delas pioneiras no mundo, incluem controle de cruzeiro adaptativo avançado, assistência de frenagem de emergência e monitoramento de distância traseira.
Segundo pesquisas da Bosch, essas inovações poderiam prevenir até um em cada seis acidentes em estradas da Alemanha. Os primeiros sistemas chegarão ao mercado em 2025 em parceria com a fabricante de motos KTM.
As novas tecnologias da Bosch para motocicletas incluem seis funções de assistência ao condutor, sendo quatro delas exclusivas da nova geração de motos da KTM, que será lançada em 2024. Com radar frontal integrado, os sistemas trazem um nível inédito de suporte para situações complexas, como frenagens emergenciais e controle de distância no trânsito. Essa colaboração continua um histórico de inovações entre a Bosch e a KTM, que, em 2013, uniram forças para lançar o sistema MSC, primeiro controle de estabilidade para motocicletas do mundo.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go (ACC S&G) é uma das novidades que já promete facilitar o trânsito congestionado para motociclistas. Este sistema possibilita a parada e retomada de movimento de forma controlada, auxiliando especialmente em engarrafamentos. A função, projetada para trabalhar com transmissões automáticas, proporciona conforto ao liberar o motociclista do uso constante da embreagem, tornando o trânsito fluido e seguro. Bastará um toque no botão para retomar o movimento quando o veículo da frente avançar.
Outra função destacada é o sistema de Assistência para Passeios em Grupo (GRA), que regula a velocidade para grupos de motos pilotando em formação escalonada, um dos modos mais populares entre motociclistas. Assim, o ACC ajusta automaticamente a distância entre as motos, permitindo uma formação harmônica. Caso o grupo se disperse, o sistema retoma o padrão original de velocidade e distância.
Para a manutenção de uma distância segura no trânsito, a Bosch desenvolveu o sistema de Assistência para Distância de Pilotagem (RDA), que evita colisões traseiras monitorando e controlando a distância com o veículo à frente. O sistema ajusta a velocidade sem que o motociclista perca o controle manual do acelerador, e permite que a desaceleração automática seja desativada ao toque de um botão, integrando-se de forma fluida ao estilo de pilotagem.
Outro recurso que promete salvar vidas é o sistema de Assistência de Frenagem de Emergência (EBA), que aciona automaticamente a pressão de frenagem necessária quando detecta uma situação de colisão iminente e identifica que o piloto não está exercendo pressão suficiente nos freios. Cada segundo faz diferença, e o EBA otimiza a frenagem ao máximo para reduzir os impactos de uma colisão.
A Bosch também incluiu duas funções específicas para alertar sobre ameaças traseiras, como o Aviso de Distância Traseira (RDW), que monitora o tráfego por trás e avisa o piloto sobre aproximações perigosas. Complementando essa função, o Aviso de Colisão Traseira (RCW) ativa as luzes de emergência automaticamente quando há risco de colisão, como em paradas em semáforos ou em congestionamentos.
Com o avanço dos sistemas de assistência, a Bosch cria um “mundo sensorial” ao redor das motos, garantindo segurança em tempo real, conveniência e um suporte tecnológico avançado para uma pilotagem mais segura.
As tecnologias buscam unir a segurança ao prazer de pilotar, oferecendo uma experiência única e personalizada para os motociclistas, além de aproximar a Bosch de uma visão de mobilidade cada vez mais inteligente e sustentável.
As tecnologias serão lançadas na linha 2025 das motos KTM, e novos modelos devem incorporar esses recursos futuramente, ampliando a aplicação de sistemas de radar para um mercado mais amplo de motociclistas em todo o mundo.