A Stellantis consolidou sua posição no setor de eletrificação ao assumir 100% do controle da produção das transmissões híbridas eDCT, anteriormente operadas em parceria com a Punch Powertrain, em fábricas na França e Itália.
A Stellantis oficializou a aquisição total das ações da joint venture criada em 2018 com a Punch Powertrain, multinacional belga especializada em transmissões automotivas. A decisão representa um avanço na estratégia da montadora de expandir e modernizar sua linha de veículos híbridos leves (MHEV) e híbridos plug-in (PHEV), aumentando sua independência no desenvolvimento de tecnologias de eletrificação.
As unidades fabris impactadas pela mudança estão localizadas em Metz, na França, e no complexo de Mirafiori, em Turim, na Itália. Nessas plantas, a produção das transmissões eDCT (Electrified Dual Clutch Transmission) será gerenciada integralmente pela Stellantis, garantindo maior controle sobre o design e a eficiência do processo produtivo.
A transmissão eDCT é um avanço tecnológico essencial para os veículos híbridos, integrando um motor elétrico de 21 kW ao sistema de dupla embreagem. Esse motor permite a propulsão elétrica em situações de menor demanda de torque, como na condução urbana ou em velocidade constante, possibilitando que o motor a combustão permaneça desligado por até 50% do tempo em ciclos urbanos.
Além de proporcionar uma experiência de condução mais eficiente, a redução de peso e a otimização dos custos de produção fazem da eDCT uma solução competitiva no mercado. A transmissão contribui diretamente para menor consumo de combustível e redução significativa das emissões poluentes, alinhando-se às metas de sustentabilidade da Stellantis.
Com essa aquisição, a montadora fortalece sua presença na transição energética e reafirma seu compromisso com a inovação no setor automotivo. A estratégia de eletrificação da Stellantis visa aumentar a oferta de veículos híbridos e elétricos no mercado global, preparando-se para um futuro de mobilidade mais sustentável.
A decisão também marca um passo importante na autonomia industrial do grupo, reduzindo a dependência de fornecedores externos e acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias de transmissão eletrificada para seus veículos.