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Hyundai revoluciona o transporte com caminhão pesado a hidrogênio

Com tecnologia avançada de célula de combustível de hidrogênio e novos marcos na América do Norte, o XCIENT Fuel Cell promete transformar a logística limpa no setor de veículos comerciais.

A Hyundai Motor Company revelou o novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell Classe-8 durante a ACT Expo 2025, em Anaheim, Califórnia, destacando seu compromisso com a expansão da mobilidade a hidrogênio e a logística sustentável.

A Hyundai Motor Company fez uma grande apresentação durante a Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025, realizada em Anaheim, Califórnia, ao revelar seu novo caminhão pesado XCIENT Fuel Cell. Este modelo, que já é um marco na indústria automotiva, representa o compromisso da Hyundai com a transição energética e a sustentabilidade no setor de transporte comercial. O XCIENT Fuel Cell é movido por células de combustível de hidrogênio, uma tecnologia que elimina as emissões de poluentes do escapamento, contribuindo para a redução da pegada de carbono na logística e no transporte de cargas pesadas.

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Este caminhão é parte de um movimento maior da Hyundai para expandir sua presença no mercado norte-americano de veículos comerciais, com ênfase na criação de um ecossistema sustentável de hidrogênio. A empresa tem investido fortemente em soluções tecnológicas e em parcerias estratégicas para promover um futuro mais limpo, onde o hidrogênio desempenha um papel central. O novo XCIENT Fuel Cell foi projetado especificamente para o mercado da América do Norte e passou por extensivos testes em diferentes condições climáticas e de operação para garantir que atenda às necessidades de seus clientes.

O XCIENT Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado movido a hidrogênio produzido em série no mundo e tem se destacado em diversos países desde seu lançamento, em 2020. A Hyundai já comercializou este modelo em 13 países, acumulando mais de 13 milhões de quilômetros de operação na Suíça. Na ACT Expo 2025, a Hyundai revelou uma versão atualizada do caminhão, com um sistema de célula de combustível mais eficiente e baterias melhoradas, visando ampliar ainda mais sua autonomia e eficiência operacional.

Com um motor elétrico de 350 kW e torque máximo de 2.237 Nm, o XCIENT Fuel Cell é capaz de oferecer uma autonomia superior a 700 quilômetros em condições ideais, graças ao seu sistema de célula de combustível de 180 kW e baterias de 90 kW. Esse conjunto permite ao caminhão enfrentar longas distâncias e operar de maneira eficiente, sem comprometer o desempenho. O modelo conta ainda com 10 tanques de hidrogênio, com uma capacidade total de aproximadamente 68 kg, permitindo uma operação contínua sem a necessidade de reabastecimento frequente.

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A cabine do XCIENT Fuel Cell também foi projetada para melhorar a experiência do motorista, com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um sistema de infoentretenimento que proporciona facilidade de uso e conectividade. Esses aprimoramentos são acompanhados por um conjunto robusto de sistemas de assistência ao motorista (ADAS), incluindo frenagem autônoma, alerta de saída de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, todos focados em aumentar a segurança e minimizar a fadiga do motorista durante longos períodos de direção.

A Hyundai também tem demonstrado sua experiência em logística sustentável por meio de parcerias estratégicas, como o Projeto NorCAL ZERO, que já colocou em operação 30 caminhões XCIENT Fuel Cell nos portos de Oakland e Richmond, na Califórnia. Esses caminhões são utilizados no transporte de contêineres, com emissões zero no escapamento, e já percorreram quase 700.000 milhas desde o início de suas operações em setembro de 2023. Essa parceria é um exemplo de como a Hyundai está ajudando a construir um ecossistema de hidrogênio na América do Norte, com o objetivo de expandir a utilização de veículos de transporte sustentáveis em diversas indústrias.

Além disso, a Hyundai anunciou novos planos para a construção de uma estação de reabastecimento de hidrogênio em Savannah, Geórgia, em parceria com a HydroFleet e a Capital Development Partners. A estação será a primeira do setor a oferecer reabastecimento de caminhões pesados a hidrogênio e recarga elétrica, ajudando a consolidar a infraestrutura necessária para a expansão dos veículos movidos a hidrogênio no mercado norte-americano.

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A empresa também enfatizou sua abordagem holística no ecossistema de hidrogênio, cobrindo desde a produção de hidrogênio até a distribuição e reabastecimento. Isso é possível por meio de sua marca HTWO, que busca reunir parceiros e investidores para acelerar a adoção do hidrogênio como fonte de energia limpa em veículos comerciais e industriais.

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  • Célula de combustível: Tecnologia que converte hidrogênio em eletricidade, utilizando uma reação química que libera energia sem gerar emissões poluentes, sendo uma das alternativas mais limpas para veículos.
  • Motor elétrico: Dispositivo que transforma energia elétrica em movimento. Em veículos como o XCIENT Fuel Cell, ele fornece a tração necessária para o transporte, utilizando energia gerada pelas células de combustível.
  • Sistema ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista): Conjunto de tecnologias projetadas para aumentar a segurança e facilitar a condução. Inclui recursos como frenagem automática, alerta de colisão e controle de cruzeiro adaptativo, que ajudam a evitar acidentes e reduzir a fadiga do motorista.
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