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VWCO e Ecourbis iniciam testes com caminhão movido a Biometano

VWCO apresenta Constellation Biometano para coleta de resíduos com redução de até 90% nas emissões. Modelo vocacional desenvolvido para a EcoUrbis tem maior autonomia da categoria e reforça compromisso com a economia circular

Com estreia durante a Fenatran, caminhão movido a biometano alia alta performance, baixo impacto ambiental e soluções sob medida para a gestão de resíduos urbanos.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia sua liderança no segmento de coleta de resíduos sólidos com o lançamento do Constellation Biometano, modelo vocacional desenvolvido especialmente para integrar a operação da EcoUrbis, em São Paulo.

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Apresentado pela primeira vez ao público na Fenatran, o veículo se destaca por ser o primeiro do segmento com maior capacidade de armazenamento de combustível renovável, motorização mais potente e redução de até 90% das emissões de CO₂e.

O projeto foi construído a partir da parceria estratégica entre VWCO e EcoUrbis, refletindo o alinhamento entre inovação tecnológica e diretrizes ambientais do setor. Combinando desempenho robusto, foco em ESG e compromisso com a economia circular, o novo Constellation utiliza biometano como fonte energética, reduzindo significativamente os gases de efeito estufa gerados na operação urbana.

Segundo Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO, “a solução foi desenhada com base em uma análise profunda das necessidades da EcoUrbis e nas exigências da operação real. A proximidade com o cliente permitiu criar um produto alinhado às demandas atuais e futuras por sustentabilidade”.

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Para alcançar esse desempenho, o caminhão está equipado com tanques de aço carbono com capacidade de 240 m³ (960 litros), a maior da categoria, o que garante autonomia de até 300 km — ideal para rotas metropolitanas como as da capital paulista, eliminando a necessidade de reabastecimentos frequentes.

O modelo é baseado na família Constellation Compactor, reconhecida por sua confiabilidade e robustez em aplicações severas. Além disso, o novo caminhão vem com transmissão automática e motor ciclo Otto, que entrega performance semelhante à versão diesel, com melhor aceleração, arranque mais vigoroso e operação mais silenciosa — contribuindo para o bem-estar dos coletores e redução do ruído urbano.

O vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO, Ricardo Alouche, destaca que o lançamento representa o compromisso da empresa com os novos tempos: “Estamos atentos às mudanças no mercado e às necessidades dos nossos parceiros. Mais do que veículos, entregamos soluções completas e parcerias duradouras com foco em inovação e eficiência.”

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Do ponto de vista ambiental, os ganhos são expressivos: a substituição de veículos a diesel por esse modelo movido a biometano evita a emissão anual de poluentes equivalentes ao consumo de 35 mil litros de óleo diesel. Em uma operação padrão, com rodagem anual de até 70 mil km, a redução pode chegar a 150 toneladas de CO₂e.

Outro destaque é o sistema de pós-tratamento com catalisador de três vias, que, além de garantir conformidade com as normas de emissões, confere baixa manutenção e alta durabilidade ao motor. A arquitetura simples e robusta do conjunto mecânico reforça a vocação do modelo para operações intensas e severas.

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  • Biometano: gás renovável obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, usado como substituto ao diesel com emissões muito menores.
  • CO₂e (equivalente de dióxido de carbono): métrica que expressa o impacto de diversos gases de efeito estufa em termos equivalentes ao CO₂.
  • Motor ciclo Otto: motor com ignição por centelha, tradicionalmente usado em veículos a gasolina ou gás, adaptado para biometano.
  • Catalisador de três vias: dispositivo que reduz simultaneamente as emissões de CO, NOx e HC nos motores a combustão interna.

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