A BYD Japan Group realizou a estreia mundial do protótipo do BYD Racco no Japan Mobility Show 2025. O Racco é o primeiro modelo da BYD projetado exclusivamente para mercados fora da China, e está em conformidade com o rigoroso padrão japonês de “kei cars” (carros leves). O modelo compacto, que se junta ao Dolphin na linha de elétricos, é um novo desafio da marca que visa, a partir de sua avançada Blade Battery, contribuir para a redução da temperatura global, com lançamento previsto para o verão de 2026 no Japão.
A BYD Japan Group realizou a estreia mundial de seu novo carro elétrico compacto, o RACCO (ラッコ), no Japan Mobility Show 2025, realizado no Tokyo Big Sight.
O Racco é o primeiro modelo da BYD a ser projetado exclusivamente para um mercado internacional, fora da China, onde a marca é sediada.
O protótipo foi revelado em 29 de outubro de 2025, e o lançamento do modelo de produção no Japão está agendado para o verão de 2026.
O Racco é um BEV (Veículo Elétrico a Bateria) que se junta ao Dolphin na linha de veículos elétricos da BYD no mercado japonês, representando a expansão da marca no segmento de compactos.
A principal característica do Racco é o seu desenvolvimento para cumprir a rigorosa norma japonesa de kei cars, que define dimensões e potências máximas para veículos leves.
Esta conformidade com o padrão japonês indica um esforço significativo de engenharia por parte da BYD para atender a requisitos de mercado extremamente específicos.
A introdução do Racco é vista como um novo desafio para a BYD, alinhado à sua missão corporativa de “reduzir a temperatura da Terra em 1ºC”.
Para isso, o modelo incorpora a mais recente tecnologia de bateria da empresa, a Blade Battery, conhecida por sua segurança e densidade energética, além de avançadas técnicas de fabricação.
O design exclusivo e as especificações do Racco o posicionam para competir diretamente com modelos elétricos de pequeno porte já estabelecidos no Japão, como os da Nissan e Mitsubishi.
Ao focar em um BEV que se encaixa no nicho de kei cars, a BYD busca penetrar em um dos segmentos mais vendidos e tradicionais do mercado japonês.
O lançamento do Racco demonstra a estratégia da BYD de adaptar sua tecnologia de eletrificação a mercados maduros, oferecendo soluções de mobilidade sob medida, em vez de apenas modelos globais.
No Brasil, embora a categoria kei car não exista, a tecnologia de bateria e o foco no baixo custo e na compactação do Racco indicam a capacidade da BYD de desenvolver BEVs acessíveis e adequados para ambientes urbanos densos.
A Blade Battery no Racco é um diferencial tecnológico importante, prometendo segurança e eficiência em um pacote compacto, o que é crucial para veículos de pequeno porte.
O Racco reforça a percepção da BYD como uma das fabricantes globais mais ambiciosas e adaptáveis no campo da eletrificação.
Se a BYD conseguir sucesso no exigente mercado de kei cars japonês, isso validará sua engenharia e estratégia de customização de produtos em escala internacional.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
BEV – Battery Electric Vehicle. Veículo totalmente elétrico que utiliza exclusivamente a energia armazenada em baterias para a propulsão.
Kei Car – Carro leve (do japonês Keijidōsha). Categoria fiscal e regulatória no Japão para os menores carros de rua. Possuem restrições rigorosas de dimensões, cilindrada e potência, sendo muito populares por benefícios fiscais e facilidade de uso urbano.
Blade Battery – Tecnologia de bateria da BYD que utiliza células longas e finas dispostas em lâminas (blades). É conhecida por sua alta segurança (resistência a perfurações) e por otimizar o uso do espaço no chassi do veículo.
Japan Mobility Show 2025 – Principal salão de mobilidade do Japão, realizado em Tóquio, que serve como vitrine global para as inovações e lançamentos do mercado automotivo asiático e mundial.
