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MAHLE participa do 14º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

A MAHLE estará apresentando novas tecnologias para o desenvolvimento do powertrain em evento que será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, administrado pela municipalidade da cidade

São Paulo – Em evento que será realizado pela Comissão de Motores Otto da SAE BRASIL entre os dias 01 e 02 de agosto, a MAHLE, apresentará duas novas tecnologias com o propósito de destacar alguns dos avanços obtidos pela empresa no que diz respeito ao powertrain dos automóveis.

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A primeira delas, a ser apresentada na manhã da abertura do evento, se refere a uma parceria que foi estabelecida entre a MAHLE, a Umicore e a Continental no sentido de intensificar as ações para a redução das emissões por meio de um melhor gerenciamento térmico dos combustíveis.

No Centro Tecnológico da MAHLE em Jundiaí foi desenvolvido o SmartHeat® tecnologia voltada para a partida em motores movidos a etanol que excede os conceitos já existentes, já que reduz o tempo de partida, o tempo de pré-aquecimento do etanol, consome menor energia e diminui drasticamente a emissão de gases poluentes na fase fria.

O pacote que complementa essa inovação recebe a integração de uma ECU e sistema de injeção desenvolvidos pela Continental e de um catalizador concebido pela Umicore. A apresentação será realizada por Fábio Moreira, gerente de desenvolvimento de periféricos do Centro Tecnológico da MAHLE.

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O SmartHeat® é um sistema eletrônico autocontrolável de partida à frio que utiliza duas tecnologias básicas: termistores cerâmicos tipo PTC (positive temperature coefficient) e um trocador de calor especialmente desenvolvimento para o projeto.

Um veículo instrumentado e colocado em uma câmara climática, com temperaturas que variavam de -5°C a 10°C, comprovou que o sistema de aquecimento autocontrolável MAHLE reduziu o tempo de partida em todos os níveis de temperaturas, sendo que na situação extrema (-5°C), esse tempo foi abreviado em 18%.

O novo conceito também reduz em até 35% a emissão de poluentes quando comparado aos sistemas já existentes.

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Aumentando a autonomia – Na parte da tarde, em um painel destinado a veículos híbridos, o engenheiro Marcos Clemente, Gerente de Desenvolvimento Experimental e Virtual do Centro Tecnológico MAHLE, apresentará o MAHLE Range Extender um extensor de autonomia desenvolvido para veículos elétricos.

Trata-se de um motor de dois cilindros e 900 cm3, que foi criado para compensar as limitações que ainda são comuns às baterias dos veículos elétricos atuais.

Ele não tem a função de proporcionar energia para as rodas do veículo, e sim carregar sua bateria e permitir a circulação por maiores distâncias.

Em função de uma minuciosa análise do padrão de circulação da frota diária dos veículos de passageiros o MAHLE Range Extender foi pensado para modelos típicos do segmento C.

O desenho desse motor de quatro tempos incorpora um gerador de fluxo axial totalmente integrado, que vai alojado no interior do cárter do motor.

Outra característica fundamental para o bom aproveitamento desse motor é que seu sistema de óleo permite que ele possa ser instalado verticalmente ou horizontalmente para aumentar a flexibilidade do sistema.
Parceria TriboFlex – No segundo dia o Prof. Amilton Sinatora, do Laboratório de Fenômenos de Superfície (LFS) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), falará sobre o TriboFlex, consórcio do qual a MAHLE é integrante.

Um dos efeitos do aumento da potência específica de motores de combustão interna movidos a etanol, especialmente com a difusão do conceito de downsizing, é a elevação da carga de atrito entre as partes móveis e suas superfícies de contato, ou seja, o maior carregamento tribológico dos componentes internos.

Diante disso, diversos grupos de estudos vêm sendo formados em todo o Brasil abrindo novas possibilidades de colaboração entre as universidades e a indústria automobilística nacional.

Com o apoio de modelagem, os estudos se concentram, especificamente, nas particularidades do efeito do etanol sobre dois tribossistemas dos motores: o sistema anel-lubrificante-cilindro e o sistema válvula-meio interfacial-sede de válvula.

As pesquisas do TriboFlex são financiadas pela Fapesp por meio do projeto “Desafios tribológicos em motores flex-fluel” – Triboflex -, integrado aos programas Pesquisa em Bioenergia (Bioen) e Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e pelas companhias participantes, que atualmente são FCA/Fiat, MAHLE, Petrobras, Renault, VW e Tupy. Além do LFS fazem parte também a Unicamp e a Universidade Federal do ABC.

Link Youtube para o SmartHeat
https://youtu.be/ruzHMrrAYDk

Link Youtube para o Range Extender
https://youtu.be/_RsYHR12OeI

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