Depois de premiar a equipe vencedora do Inovathon Logistics Challenge com uma viagem à Suécia, foi a vez de a Scania conquistar um troféu.
A primeira competição na área de logística da montadora sueca foi uma das vencedoras do Latin America Excellence Awards 2017. O prêmio será entregue em cerimônia oficial, marcada para o dia 11 de maio, em São Paulo.
O desafio de 24 horas para universitários foi avaliado por especialistas da área de comunicação na América Latina e atendeu aos requisitos de inovação, implementação, estratégia e impacto, sendo escolhido como melhor projeto de comunicação na categoria Travel & Transport.
“Nosso objetivo era criar algo capaz de gerar valor para os estudantes, para os colaboradores e para a marca Scania”, conta Patrícia Acioli, responsável pela Comunicação Corporativa da Scania Latin America.
“O Inovathon é uma resposta ao desafio de envolver as pessoas e uma maneira que encontramos de colocar a logística e a inovação na pauta do dia.”
A competição, desenvolvida em parceria com a consultoria de comunicação S/A Llorente & Cuenca, recebeu inscrições de todo o Brasil, e após duas fases de seleção foram selecionados 25 universitários, que participaram da etapa final e passaram 24 horas na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo.
Divididos em equipes, receberam a missão de apresentar uma solução inovadora para um problema logístico e, mais do que isso, tiveram de pensar o transporte do futuro.
Com o desafio de divulgar a competição, a equipe de comunicação da Scania assumiu a estratégia de conversar com os interessados por meio das redes sociais, buscando ampliar a visibilidade.
“O modelo de Hackaton já existe, engajamento pelo Facebook também. O segredo do sucesso do projeto está em como o fizemos. Misturamos conceitos, bebemos da fonte da boa comunicação, ou seja, da perspectiva do público – nesse caso os universitários – construímos um diálogo e criamos vínculos”, explica Patrícia.
“Acredito que o Inovathon é um projeto que fala com o futuro: 100% colaborativo e aberto. E sua virtude está justamente em ser simples.”
Os vencedores foram premiados com uma viagem para conhecer a capital sueca, Estocolmo, e a cidade de Södertälje, onde está a sede da Scania, para entenderem como a Scania pensa inovação e logística.
Latin America Excellence Awards – Honraria oferecida às empresas que desempenharam projetos excepcionais de comunicação e relações públicas na América Latina.
Jurados e vencedores estarão reunidos para a cerimônia de premiação, que será realizada no dia 11 de maio, em São Paulo.