A ZF e a Faurecia, líderes globais no fornecimento de sistemas para automóveis e caminhões, firmaram uma parceria estratégica que estará focada no desenvolvimento de tecnologias de segurança revolucionárias para o interior de cabines dos veículos que adotarão a condução autônoma.
Com esta parceria especial de engenharia avançada, as duas empresas devem identificar e desenvolver diversas soluções para os assentos de motoristas e passageiros.
“Esta parceria determinará outro passo importante para a Faurecia no desenvolvimento de um ecossistema de inovação de soluções de tecnologia para o ‘Cockpit do Futuro’. Como ambas as empresas possuem um forte conhecimento das necessidades dos nossos clientes, poderemos fornecer uma tecnologia única que irá garantir a segurança dos ocupantes do veículo em vários casos de uso de condução autônoma”, fala Patrick Koller, CEO da Faurecia.
“Juntos, somos mais fortes”, diz Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF.
“A eletrificação do veículo e a condução autônoma necessitam de tecnologias de segurança ativas e passivas inovadoras para serem bem sucedidas. Como uma das líderes globais em segurança, a ZF está empenhada em fornecer conceitos de segurança junto com a nossa parceira Faurecia”, completa.
A colaboração entre as empresas será baseada em compartilhamento de experiências e competências, e não envolverá troca de capital. “Ecossistemas em rede não são marca registrada apenas no Vale do Silício”, diz o Dr. Sommer.
“A ZF e a Faurecia acreditam que a filosofia de ecossistema também funciona entre Paris e Friedrichshafen (cidades onde ficam as sedes de Faurecia e ZF) para fornecer produtos únicos para os nossos clientes ao redor do mundo”, acrescenta o CEO da ZF.
“Nossos clientes serão consideravelmente beneficiados com esta parceria. Juntos, podemos oferecer recursos de segurança interior completos para atender os desafios do futuro. O interior dos veículos do futuro será seguro, conectado e versátil”, comenta Patrick Koller.
Dependendo das preferências do cliente, as duas empresas também continuarão a trabalhar de forma independente em projetos atuais e futuros.
Para a criação das novas configurações de interior de cabines, os projetos se basearão em dois fatores essenciais: os interiores deverão ser altamente flexíveis e confortáveis, além de também serem capazes de oferecer o mais alto nível de segurança ativa e passiva.
Os assentos integrarão uma parte significativa dos dispositivos de segurança para os veículos que tiverem a tecnologia da condução autônoma, e poderão girar, reclinar e retornar ao modo manual de condução assim que o motorista desejar.