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Os destaques mecânicos da linha Ka 2019: transmissão, motores e direção

O Ford Ka é bem visto pela dirigibilidade que oferece, buscando sempre combinar mecânica eficiente e ao mesmo tempo confiável. Essa característica da marca é ainda mais destacada com a linha 2019 e as novidades implementadas.

Com a introdução do novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da transmissão automática de seis velocidades, o Ka 2019 amplia as opções da linha e agrega tecnologias que aumentam o prazer de dirigir.

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O inovador motor 1.0 Ti-VCT Flex de três cilindros, que se tornou referência em performance no segmento, continua a ser oferecido no Ka 2019, nos modelos Hatch e Sedan.

Primeiro a trazer para o segmento 1.0 tecnologias como duplo comando variável independente de válvulas, coletor de escape integrado e correia banhada a óleo, esse motor também utiliza sistema duplo de resfriamento.

O resultado é o melhor compromisso de aceleração e consumo entre os motores aspirados da mesma cilindrada. Ele tem potência de 85/80 cv (@ 6.500 rpm) com etanol/gasolina e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina – com 87% do torque disponível já a 1.500 rpm.

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Seu consumo tem classificação A e Selo Conpet de Eficiência Energética: faz 9,2 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina na cidade e 10,7 km/l com etanol e 15,5 km/l com gasolina na estrada.

A Ford já produziu mais de 300.000 unidades desse moderno motor na fábrica de Camaçari, na Bahia.

Motor 1.5 Ti-VCT Flex – O novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros da nova família global Ford tem a maior potência e torque específicos do segmento: 90 cv/l e 105 Nm/l, sem comprometer a economia de combustível. Tem potência de 136/128 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 158/153 Nm (@ 4.750 rpm) com etanol/gasolina.

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“Sua performance é equivalente à de motores de maior cilindrada”, diz Volker Heumann, chefe de Powertrain da Ford. “Além disso, entrega 89% da força máxima a apenas 1.500 rpm, o que se traduz em agilidade no trânsito e nas retomadas.”

Esse motor é o mesmo que equipa o novo EcoSport 1.5, porém com uma calibração diferente. Antes importado da Índia, ele agora é produzido na fábrica de Taubaté, no interior paulista.

Além de baixo peso e volume, suas inovações incluem quatro válvulas por cilindro com controle independente na admissão e escape, coletor de escape integrado ao cabeçote, bomba de óleo com controle variável de pressão e sistema de partida a frio Ford Easy Start, sem tanque auxiliar de gasolina.

O Ka Hatch equipado com o novo motor 1.5 e transmissão manual tem a melhor aceleração e consumo da categoria. Vai de 0 a 100 km/h em 9,9 s e faz 8,4/12,9 km/l na cidade e 10,3/14,8 km/l na estrada com etanol/gasolina.

O Ka Sedan 1.5 com transmissão automática também é líder em desempenho (acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 s), com um consumo de 7,8/11,0 km/l na cidade e 10,1/14,2 km/l na estrada com etanol/gasolina.

Nova transmissão automática – Com a nova transmissão automática de seis velocidades (modelo 6F15), o Ka 2019 oferece mais opção de conforto. Ela tem conversor de torque integrado e conta com a opção de trocas manuais na alavanca do câmbio.

Seu controle eletrônico de trocas usa um sistema hidráulico com sete solenóides e inclui a função SelecShift, que permite aumentar ou reduzir as marchas conforme o desejado.

“O SelectShift pode ser usado tanto com a alavanca no modo Sport (S) como em Drive (D), com apenas um toque na alavanca. É um recurso que facilita as ultrapassagens”, diz Volker Heumann. “Ela tem ainda um sistema de aprendizado adaptativo que se ajusta ao estilo de condução do motorista para definir o momento ideal das trocas.”

Além de grande durabilidade, a nova transmissão usa óleo de ultrabaixa viscosidade, que não requer troca durante todo o período de vida útil (240.000 km).

A linha Ka 2019 é equipada também com uma nova transmissão manual (modelo MX65), com vários avanços para oferecer precisão, economia e baixo nível de ruído. Além de ser a mais leve da categoria (30 kg) e usar menor volume de óleo (1,7 litro), tem primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização e marcha à ré sincronizada.

Seus refinamentos incluem o “power hooning”, um ajuste de dentes muito fino que garante eficiência e suavidade na transmissão de força com mínima perda de energia. “É um nível de precisão que se assemelha ao dos relógios suíços”, destaca Heumann.

Direção e suspensão – A direção elétrica, item de série em toda a linha, se caracteriza pelas respostas precisas e linearidade, com assistência variável de acordo com a velocidade e aceleração lateral.

Ela conta com sistemas inteligentes de compensação e controle para reduzir o torque do volante em situação de inclinação lateral e atenuar vibrações causadas por pequenos balanceamentos.

“Isso se traduz em maior sensação de segurança no volante em altas velocidades e mais conforto em manobras de estacionamento”, diz Gilberto Geri, chefe de Engenharia Veicular da Ford.

A suspensão, do tipo McPherson na dianteira e Twist-beam na traseira, foi recalibrada e ganhou amortecedor dianteiro com “stop” hidráulico para otimizar o desempenho em todos os tipos de pistas e aumentar a suavidade e o conforto, reduzindo a transmissão de impactos ao volante.

O Ford Ka 2019 evoluiu no desempenho dinâmico, na segurança e no conforto para os passageiros, com avanços que incluem mudanças estruturais importantes e novos equipamentos. Além de central multimídia SYNC 3, câmera de ré, sensor de estacionamento e botão de partida Ford Power, ele é o único frente aos principais concorrentes a contar com seis airbags – dianteiros, laterais e de cortina.

Dinâmica – Além de central multimídia SYNC 3, câmera de ré, sensor de estacionamento e botão de partida Ford Power, ele é o único frente aos principais concorrentes a contar com seis airbags – dianteiros, laterais e de cortina.

A carroceria recebeu reforços adicionais nos pilares e no teto, com ampliação da espessura das chapas em até 1,2 mm e a aplicação de aços especiais de alta resistência em áreas críticas para aumentar a rigidez torsional e o desempenho em colisões.

“A rigidez torsional da carroceria foi aumentada em 5,3% no hatch e 9,2% no sedã, melhorando tanto a dinâmica veicular quanto o nível de ruídos e vibrações na cabine”, diz Gilberto Geri, chefe de Engenharia de Veículos da Ford.

O uso de para-brisa acústico e buchas da suspensão com nova calibragem contribuem para tornar a cabine do novo Ka a mais silenciosa da categoria. Com o refinamento da aerodinâmica, o coeficiente de arrasto foi reduzido de 0,34 para 0,33 Cx, ajudando a atenuar os ruídos de rodagem e melhorar a economia de combustível.

Esse trabalho envolveu 3,2 milhões de horas de simulações computacionais e 75 horas de testes em túnel de vento. As mudanças no design dianteiro tiveram como foco obter o chamado fluxo laminar, desviando o ar para cima das caixas de rodas e ao longo da lateral do veículo.

Além da otimização do defletor aerodinâmico do assoalho, as grades dianteiras foram redesenhadas para minimizar o arrasto e proporcionar uma refrigeração adequada do motor. As lanternas do hatch e do sedã também ganharam pequenas aletas para promover a separação do fluxo de ar e reduzir o arrasto na parte traseira.

Ka FreeStyle – O Ka FreeStyle tem uma configuração de engenharia exclusiva que reforça o seu caráter de utilitário. Além de maior altura livre do solo, de 188 mm, sua bitola ampliada em 30 mm favorece a estabilidade. Conta também com eixo traseiro 30% mais rígido e barra estabilizadora de diâmetro maior (23 mm).

A suspensão com amortecedores e molas recalibrados e os pneus maiores, medida 185/60 R15, contribuem para a robustez e o comportamento suave em superfícies ásperas.

A direção elétrica também tem uma calibração exclusiva, com maior progressividade de acordo com a velocidade e sistemas inteligentes que compensam vibrações e variações causadas pela inclinação da pista, vento e configuração da suspensão. Os coxins do motor dispõem de amortecimento hidráulico.

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