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Como funciona a tecnologia EQ Boost que chega com o Classe C200 2019?

O Classe C, líder em vendas no segmento dos sedãs premium, chega ao mercado brasileiro com amplas modificações.

Os modelos C 180, C 200 e C 300 que passaram a ser produzidos no Brasil, na cidade de Iracemápolis, desde março de 2016, estão completamente renovados: o design interno e o externo foram aprimorados com uma reconfiguração de estilo.

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Ao mesmo tempo, há uma arquitetura eletrônica totalmente nova. A experiência de uso – tradicionalmente um ponto forte da marca – foi beneficiada por um display de instrumentos totalmente digital (somente a partir do C 200 EQ Boost) e sistemas multimídia com informações e músicas sob medida.

Um dos destaques da 30ª edição do Salão do automóvel de São Paulo, a família de sedãs Classe C chega ao mercado inicialmente com quatro versões de sedãs: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 EQ Boost e C 300 Sport.

Força com eficiência: novos motores

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Uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada no novo Classe C, mais especificamente com a introdução do C 200 EQ Boost.

Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator).

O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.

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A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto.

Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação.

Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos.

Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d’água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.

O C 200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado.

Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo.

O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.

O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll).

Graças à sua configuração de duplo fluxo (os tubos do escapamento de cada dupla de cilindros são separados entre si e só se unem imediatamente antes da turbina), as características de torque foram aperfeiçoadas, ao mesmo tempo em que a retropressão do escape foi mantida baixa.

A pressão de alimentação é controlada eletronicamente, o que possibilita que possa ser atingida com maior rapidez e precisão, em comparação com controles puramente pneumáticos.

O motor também conta com o sistema CAMTRONIC de variação de levantamento das válvulas. Ele permite um ajuste em dois níveis do levantamento das válvulas de admissão. Sob solicitações parciais, isso permite um levantamento menor das válvulas e, assim, menos ar é introduzido na câmara de combustão, evitando altas perdas de combustível.

Em alta rotação, o sistema troca para o levantamento maior das válvulas para alcançar a potência total do motor. O comprovado processo de combustão BlueDIRECT e uma câmara de combustão aperfeiçoada ajudam a garantir baixas emissões de escapamento.

Medidas para redução de atrito interno dentro dos cilindros complementam a estratégia de eficiência da nova unidade de força.

Elas incluem o processo CONICSHAPE® patenteado pela Mercedes-Benz, conhecido internamente como polimento cônico: durante o polimento das paredes dos cilindros, elas são ligeiramente alargadas no sentido do fundo para reduzir o atrito das saias dos pistões, reduzindo o desgaste e o consumo de combustível.

Além das modificações de estilo, a nova linha do Classe C traz algumas importantes novidades na motorização, com destaque para as seguintes:

Desc. C 200 EQ Boost C 300 Sport
Cilindros / disposição 4/em linha 4/em linha
Cilindrada (cm³) 1497 1991
Potência (cv) motor a combustão 183 258 (antes 245 cv)
a rpm 5.800-6.100 5.800-6.100
Potência do motor elétrico EQ Boost (cv) 14
Torque max. Motor a combustão (Nm) 280 370
a rpm 3.000-4.000 1.800-4.000
Torque máximo Motor elétrico (Nm) 160
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,7 5,9
Velocidade máxima (km/h) 239 (limitada eletronicamente) 250 (limitada eletronicamente)

“ O Classe C, um dos modelos mais bem-sucedidos da Mercedes-Benz não para de se reinventar. A inovação do motor C 200 EQ Boost é caracterizada pelo desempenho de seu motor que é alimentado pela bateria de 48 volts, que potencializa sua performance e supera as expectativas”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

C 180 Avantgarde

• Novo para-choques dianteiro
• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
• Faróis full LED com novo design interno
• Novo design das lanternas traseiras
• Console central com acabamento black piano
• Novo volante com comandos sensíveis ao toque
• Nova tecla Keyless-start
• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
• Assistente de frenagem ativo
Preço sugerido: R$187.900,00

C 180 Exclusive

• Novo para-choques dianteiro
• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios
• Faróis full LED com novo design interno
• Painel superior e portas com acabamento ARTICO
• Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos
• Novo volante com controles sensíveis ao toque
• Nova tecla Keyless-start
• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)
• Assistente de frenagem ativo
Preço sugerido: R$188.900,00

C 200 EQ Boost

• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos
• Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm
• Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração
• Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado
• Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas
• Tela central com 10,2 polegadas
Preço sugerido: R$228.900,00

C 300 Sport

• Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)
• Grade frontal diamante cromada
• Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto
• Console central com acabamento black piano
• Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque
• Kit visual AMG
• Console central em madeira preta com poros abertos
Preço sugerido: R$259.900,00.

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