sábado, 7 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Presente na Europa, AiCC Plus permite maior economia de combustível para comboios

A Scania já oferece na Europa o AiCC Plus, uma nova funcionalidade que permite atingir uma maior economia de combustível por meio da primeira geração da tecnologia para comboios de caminhões conectados e liderados pelo modelo da dianteira (platooning).

O sistema AiCC consegue identificar outro veículo que siga à frente e, utilizando dados do itinerário, ajustar constantemente a distância ideal entre os dois. Dessa forma, evita frenagens desnecessárias, além de reduzir a resistência ao ar enquanto mantém sempre uma distância segura.

- Publicidade -

“O Scania AiCC Plus pode ser descrito como uma ferramenta que possibilita a formação do platooning”, afirma Wolfgang Buschan, diretor de Produto de Longas Distâncias da Scania Suécia. “Apesar de os caminhões não se comunicarem entre si por meio de uma interface veículo a veículo (V2V), continua a ser um valioso opcional que permite aos clientes testar a funcionalidade da marcha em platooning em suas operações, enquanto economizam até 1% de combustível no veículo que segue atrás.”

Considerando algumas distâncias, não há nada de novo quanto à marcha em platooning entre caminhões de longa distância.

Mas, a Scania inova ao oferecer um método seguro para isso, que reduz frenagrens bruscas e desnecessárias, e integra os benefícios obtidos graças ao software Scania Active Prediction.

- Publicidade -

O AiCC Plus representa uma demonstração do que a marcha em comboio guiado irá trazer num futuro próximo, quando já houver tecnologia adequada e aspectos jurídicos aprovados.

As funções do AiCC Plus são ativadas pelo condutor quando, no sistema de Cruise Control Adaptativo, é selecionado um intervalo de tempo pequeno entre os veículos.

A ferramenta funciona normalmente até ser identificado outro caminhão ou ônibus, então o veículo inicia a marcha em platooning.

- Publicidade -

Em estradas planas, é mantida uma distância mais curta, cuja aproximação aumenta em uma descida acentuada. E no final desse trecho, é possível soltar os freios para ativar a função Eco-roll e, em seguida, recuperar e encurtar novamente a distância do veículo da frente.

O sistema automaticamente seleciona uma distância de acordo com a topografia da estrada e, deste modo, aumenta a segurança e otimiza o consumo de combustível. O radar e a câmera de bordo identificam qual o tipo de veículo que o caminhão está se aproximando, apresentando um símbolo correspondente no painel de instrumentos.

Se o condutor fixou o intervalo de tempo no nível 1 ou 2, dentre as cinco opções diferentes, e as condições estão corretas, o caminhão começa a seguir o veículo à sua frente.

É claro que o condutor pode encerrar a função quando preferir, basta interromper o AiCC ou selecionar uma distância maior.

Os clientes também podem fazer o acompanhamento das estatísticas de rendimento dos veículos no portal de gestão de frotas, incluindo a distância total percorrida e a economia de combustível estimada graças ao platooning.

O AiCC Plus está disponível como item de série em todos os veículos Scania novos (na Europa) que sejam especificados com Cruise Control Adaptativo, Active Prediction e Sistema Avançado de Frenagem de Emergência.

“A diferença em relação ao Cruise Control avançado tradicional é que, neste caso, o caminhão também coloca em equação o estado da estrada, quer seja numa subida, descida ou trecho plano, agindo em conformidade com a realidade encontrada”, diz.

“Com o Scania AiCC Plus, damos os primeiros passos rumo à verdadeira marcha em platooning, ao mesmo tempo que continuamos a aumentar o valor dos nossos avançados sistemas de assistência para os nossos clientes.”

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008