A Scania já oferece na Europa o AiCC Plus, uma nova funcionalidade que permite atingir uma maior economia de combustível por meio da primeira geração da tecnologia para comboios de caminhões conectados e liderados pelo modelo da dianteira (platooning).
O sistema AiCC consegue identificar outro veículo que siga à frente e, utilizando dados do itinerário, ajustar constantemente a distância ideal entre os dois. Dessa forma, evita frenagens desnecessárias, além de reduzir a resistência ao ar enquanto mantém sempre uma distância segura.
“O Scania AiCC Plus pode ser descrito como uma ferramenta que possibilita a formação do platooning”, afirma Wolfgang Buschan, diretor de Produto de Longas Distâncias da Scania Suécia. “Apesar de os caminhões não se comunicarem entre si por meio de uma interface veículo a veículo (V2V), continua a ser um valioso opcional que permite aos clientes testar a funcionalidade da marcha em platooning em suas operações, enquanto economizam até 1% de combustível no veículo que segue atrás.”
Considerando algumas distâncias, não há nada de novo quanto à marcha em platooning entre caminhões de longa distância.
Mas, a Scania inova ao oferecer um método seguro para isso, que reduz frenagrens bruscas e desnecessárias, e integra os benefícios obtidos graças ao software Scania Active Prediction.
O AiCC Plus representa uma demonstração do que a marcha em comboio guiado irá trazer num futuro próximo, quando já houver tecnologia adequada e aspectos jurídicos aprovados.
As funções do AiCC Plus são ativadas pelo condutor quando, no sistema de Cruise Control Adaptativo, é selecionado um intervalo de tempo pequeno entre os veículos.
A ferramenta funciona normalmente até ser identificado outro caminhão ou ônibus, então o veículo inicia a marcha em platooning.
Em estradas planas, é mantida uma distância mais curta, cuja aproximação aumenta em uma descida acentuada. E no final desse trecho, é possível soltar os freios para ativar a função Eco-roll e, em seguida, recuperar e encurtar novamente a distância do veículo da frente.
O sistema automaticamente seleciona uma distância de acordo com a topografia da estrada e, deste modo, aumenta a segurança e otimiza o consumo de combustível. O radar e a câmera de bordo identificam qual o tipo de veículo que o caminhão está se aproximando, apresentando um símbolo correspondente no painel de instrumentos.
Se o condutor fixou o intervalo de tempo no nível 1 ou 2, dentre as cinco opções diferentes, e as condições estão corretas, o caminhão começa a seguir o veículo à sua frente.
É claro que o condutor pode encerrar a função quando preferir, basta interromper o AiCC ou selecionar uma distância maior.
Os clientes também podem fazer o acompanhamento das estatísticas de rendimento dos veículos no portal de gestão de frotas, incluindo a distância total percorrida e a economia de combustível estimada graças ao platooning.
O AiCC Plus está disponível como item de série em todos os veículos Scania novos (na Europa) que sejam especificados com Cruise Control Adaptativo, Active Prediction e Sistema Avançado de Frenagem de Emergência.
“A diferença em relação ao Cruise Control avançado tradicional é que, neste caso, o caminhão também coloca em equação o estado da estrada, quer seja numa subida, descida ou trecho plano, agindo em conformidade com a realidade encontrada”, diz.
“Com o Scania AiCC Plus, damos os primeiros passos rumo à verdadeira marcha em platooning, ao mesmo tempo que continuamos a aumentar o valor dos nossos avançados sistemas de assistência para os nossos clientes.”