sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Saiba como escolher um bom mecânico para cuidar do carro

Encontrar um mecânico honesto e competente para entregar o veículo é uma preocupação de todos os motoristas quando o carro tem algum problema.

- Publicidade -

Como saber se o funcionário é, realmente, confiável? Verificando se o funcionário tem certificação ASE ou outros cursos de qualificação profissional, como os oferecidos pelo Senai.

A ASE (Automotive Service Excellence) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo atestar a capacidade dos reparadores de veículos. Presente no Brasil desde 1996, já certificou cerca de 18 mil mecânicos.

Toledo afirma que, onde o consumidor encontrar o símbolo da ASE, no uniforme do mecânico ou na fachada de uma oficina ou concessionária de veículos, ele poderá ter certeza quanto à capacidade técnica desse profissional.

Para comprovar que o profissional certificado pela ASE possui diferenciais foi realizada uma pesquisa com um universo de 230 mecânicos aprovados pela entidade, na área de Reparo de Motor. Os resultados foram reveladores.

- Publicidade -

De acordo com o levantamento, 95% dos entrevistados possuem um curso profissional – com destaque para o Senai, que atendeu a 71% dos profissionais pesquisados.

Desse universo, 65% diz não ter problemas para obter informações técnicas sobre os veículos.

O profissional ASE demonstrou ainda ter uma grande preocupação com a qualidade do seu serviço e, dessa forma, 89% deles não costumam aplicar peças de reposição remanufaturadas.

Outro dado importante da pesquisa é que 87% dos mecânicos entrevistados dispõem de, pelo menos, um computador em sua oficina e os mesmos 87% dispõem de CD-Rom.

Em termos de acesso à internet, o que hoje é uma importante fonte de informação, 80% afirmaram possuir e 79% têm e-mail.

- Publicidade -

Certificação internacional-A certificação ASE foi criada nos Estados Unidos em 1972 a pedido do governo norte-americano, que percebeu a intranqüilidade do consumidor quando levava seu veículo para ser consertado, em razão da má qualidade dos serviços de reparação.

Com o tempo, veio o aprendizado dos consumidores daquele país, que passaram a confiar naquelas oficinas e concessionárias onde o profissional ostentava o símbolo da ASE.

Nos Estados Unidos já há mais de 600 mil mecânicos certificados.

No Brasil, há cerca de 18 mil profissionais certificados pela ASE e o consumidor, como já ocorre nos Estados Unidos, pode optar por oficinas que tenham mecânicos que possuam a certificação ASE.

Esse procedimento do consumidor irá forçar que as oficinas que não tenham certificados ASE também reciclem os seus profissionais, melhorando, assim, toda a cadeia do setor de reparação automotiva.

Obediência ao código de ética-O profissional certificado ASE, além de possuir diferenciais constatados pela pesquisa, dispõe ainda de um código de ética, com os “mandamentos” que deve seguir no seu dia-a-dia, buscando sempre o melhor resultado e a satisfação do cliente.

O código possui os seguintes itens:

-Empenhar em prestar um serviço de primeira classe;

-Aproveitar toda oportunidade de aumentar os conhecimentos e a capacidade de trabalho;

-Usar apenas produtos que são comprovadamente seguros e recomendados pelo fabricante;

-Recomendar ao cliente que realize em seu veículo apenas o trabalho ou substituição de produtos necessários;

-Tratar o veículo do cliente como se fosse seus

-Buscar corrigir qualquer erro involuntário feito por outro profissional automotivo, sem atingir a reputação desta pessoa ou de seu negócio;

-Comprometer-se de forma a manter e aumentar o respeito público pelos profissionais automotivos certificados pela ASE Brasil;

Praticar a integridade de serviços. Sempre trabalhar pelo interesse do cliente, do emprego e do empregado.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança