sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Futuro são veículos conectados, afirma presidente da Bosch mundial

“Os carros elétricos são bons, mas os veículos elétricos conectados são melhores” diz Denner, presidente da Bosch mundial – A eletrificação do powertrain está em ritmo acelerado e a atual baixa do preço do petróleo não vai mudar esse fato. A Bosch espera que cerca de 15% de todos os carros novos fabricados em todo o mundo tenham pelo menos um powertrain híbrido até 2025.

- Publicidade -

Para o presidente da Bosch, os avanços tecnológicos da bateria são a chave para baixar o preço desses veículos. Denner, cujas responsabilidades incluem pesquisa e desenvolvimento avançados, acredita que até 2020 as baterias irão fornecer o dobro de densidade energética pela metade do custo atual.

Eletrificação aumenta a atratividade dos motores à combustão – A União Europeia (EU) estabeleceu metas rigorosas de CO2 para sua frota até 2021. Por esta razão, a Bosch acredita que motorizações híbridas se tornarão padrão para SUVs. Isso dará aos motores a diesel e a gasolina um impulso extra. “A eletrificação levará os motores à combustão a novos patamares”, disse Denner.

Com o apoio da parte elétrica, os motores à combustão do futuro irão consumir muito menos combustíveis e serão ainda mais limpos. O torque adicional do motor elétrico irá adicionar mais prazer ao ato de dirigir. Além disso, a queda dos preços das baterias irão tornar os híbridos consideravelmente mais acessíveis.

Denner usou o exemplo da China para mostrar o quanto é importante os carros elétricos serem adequados para o uso diário de um mercado de massa. Já existem m ais de 120 milhões de scooters elétricas nas estradas da China. E naquele país, a Bosch vende a unidade de motor elétrico para as chamadas e-scooters. Com uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora, este transporte é ideal para as condições de tráfego das megacidades. Já a autonomia de 50 quilômetros é suficiente para viagens diárias.

- Publicidade -

“A razão desses veículos de duas rodas serem um sucesso tão grande é que elas são a combinação perfeita para as necessidades dos condutores chineses”, disse Denner. E, pelo fato de serem projetados para atender a essas demandas, muitos modelos são mais acessíveis do que outros veículos de duas rodas com motores à combustão. De acordo com Denner, a tarefa agora é fazer com que essas soluções sob medida também sejam possíveis em carros.

Um app para recarregar a bateria em todo o país – O principal fator que ajuda a tornar a mobilidade elétrica conveniente será a conexão dos veículos com a internet das coisas. “Os carros elétricos são bons, mas carros elétricos conectados são melhores”, ressalta Denner. No momento, a recarga dos veículos é complicada, mas a expectativa é que isso se torne muito mais prático.

A Bosch Innovations Software, unidade de software e sistemas do Grupo Bosch, desenvolveu um aplicativo que torna a reserva dos pontos de recarga de diferentes fornecedores e o pagamento pela eletricidade significativamente mais fáceis. Até então, isso exigia um cartão diferente para cada fornecedor.

Agora tudo que os motoristas precisam é de um smartphone, o aplicativo, e uma conta no PayPal para recarregar seu veículo em qualquer lugar na Alemanha. Além disso, a Bosch também complementa essa solução com um software que conecta 80% de todos os pontos de recarga no país.

Como mostra esse exemplo, a Bosch não é apenas um fornecedor de componentes automotivos. A empresa agora está combinando sua experiência em todos os três domínios da mobilidade – automação, eletrifica ção e conectividade – e, no futuro, oferecerá aos seus clientes soluções de mobilidade integradas.

- Publicidade -

Diversão como razão para comprar: e-bikes mostram o caminho – Argumentos racionais por si só não são suficientes para convencer os motoristas sobre os benefícios dos motores eléctricos. Na visão da Bosch, a emoção e o prazer em dirigir têm uma função decisiva e as e-bike ilustram bem isso.

A Bosch tornou-se a líder do mercado europeu neste segmento e seus motores para e-bikes estão presentes em mais de 50 marcas de bicicleta. “A e-bike é o veículo elétrico mais bem sucedido na UE,” disse Denner, acrescentando que os clientes pagam consideravelmente a mais pelas e-bikes do que pelos modelos tradicionais.

“Por mais de 100 anos, andar de bicicleta era um processo mecânico. Ninguém via nenhuma razão para mudar isso. Então veio a e-bike e um mercado que todos pensavam que nunca iria mudar foi completamente redefinido”, disse Denner. O mesmo poderia ocorrer na in dústria automobilística, acrescentou. O CEO da Bosch ressaltou que a fornecedora de tecnologia e serviço estará usando seus sistemas abrangentes e know-how em conectividade para dar um passo decisivo no campo da mobilidade elétrica.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança