quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Confira primeiras impressões do aventureiro Ka FreeStyle

A Ford começa as vendas Ka FreeStyle, uma versão aventureira do Ka que chega para enfrentar modelos como o Chevrolet Onix Activ e o HB20X, abandonando a versão Ka Trail.

- Publicidade -

O Ka FreeStyle com motorização 1.5 litro e transmissão manual será oferecido por R$63.490, enquanto a versão automática será oferecida por R$67.990. O modelo tem três anos de garantia. A Ford inicia a pré-venda do modelo no dia 28/07 com o diferencial das três primeiras revisões gratuitas. A entrega das primeiras unidades deve acontecer em julho.

O Mecânica Online® foi até o campo de provas da Ford em Tatuí, São Paulo, conferir de perto os diferenciais do modelo junto aos seus concorrentes.

- Publicidade -

Apresentado na América do Sul de forma simultânea com a Índia, o Ka FreeStyle é resultado de um projeto global desenvolvido com a participação de diversos países para atender diferentes mercados.

A trajetória global do Ford Ka iniciou em 2014 e foi muito bem recebida. Desde seu lançamento já são mais de 440 mil unidades vendidas.

Acontece que a Ford resolveu bater de frente nos concorrentes. A marca analisou os desejos do consumidor que busca um utilitário – segmento que mais cresceu na indústria desde 2003 – através de pesquisa, sendo destaque a posição mais alta de dirigir, robustez e resistência como principais características.

- Publicidade -

Entre as principais virtudes do Ka FreeStyle, novo lançamento global da Ford, estão os atributos de um utilitário, conectividade, performance e segurança.

Vídeo – Primeiras impressões com o Ford Ka FreeStyle

“O FreeStyle é um veículo de conceito inovador, robusto e avançado. Atraente, versátil e conectado, esse é um novo produto desenvolvido para fazer parte da família Ka com o objetivo de atender um consumidor com interesses muito específicos”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford América do Sul.

Segundo ele, além de características de flexibilidade dentro e fora do asfalto, design robusto e agilidade, o modelo vai oferecer o que a marca tem de mais avançado em conectividade, o sistema SYNC 3, com comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.

O Ka FreeStyle tem uma arquitetura aprimorada que o coloca dentro de um novo nicho no mercado, o dos utilitários compactos, com maior versatilidade para atender as novas aspirações dos consumidores da categoria.

O sobrenome FreeStyle – emprestado da série de maior sucesso do EcoSport – não deixa dúvidas da sua inspiração no utilitário esportivo da marca.

Em termos de estilo, o Ka FreeStyle é marcado pelo visual robusto, com altura elevada do solo e vários itens diferenciados que destacam a sua personalidade própria.

A frente de linhas fortes e esculpidas exibe uma grade ampla com acabamento metálico, para-choques encorpados e faróis com máscara negra e moldura cromada, além do farol de neblina com moldura em forma de “C” bastante atraente.

Na traseira, destaque para as novas lanternas, com interpretação contemporânea, alinhada com toda a linha de produtos da Ford.

O rack de teto exclusivo também em acabamento metálico chama bastante atenção.

O modelo conta ainda com rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com acabamento na cor Magnetic. A cor metálica marrom Trancoso apresentada no protótipo é outra novidade.

“O Ka FreeStyle compartilha a mesma plataforma do Ka, mas tem uma proposta de estilo e de uso diferenciada, combinando as qualidades em estrada de um hatch premium com a robustez e o espírito aventureiro dos fora de estrada”, afirmou Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul.

O executivo destacou o caráter inovador do FreeStyle, que o credencia como mais um marco na história de transformação do Ka. “É um veículo evoluído e empolgante que vai introduzir também outras importantes novidades nos aspectos de engenharia, tecnologia e acabamento para surpreender o consumidor e levar a linha a um novo patamar dentro da categoria”, completou.

Vídeo do Ka FreeStyle

Uma nova motorização para o Ford Ka – A mesma motorização aplicada no EcoSport, a 1.5 Ti-VCT 3 cilindros – chega para elevar o desempenho do modelo e tornar a condução ainda mais dinâmica. Com a aplicação dessa motorização o Ford Ka FreeStyle passa a ter a maior potência específica do segmento sem comprometer a economia de combustível.

Podemos destacar:

  • Potência: Etanol 136 cv @ 6.500 rpm / Gasolina 128 cv @ 6.500 rpm;
  • Torque: Etanol 157.7 Nm @ 4.750 rpm / Gasolina 152.6 Nm @ 4.750 rpm;
  • 3 Cilindros – 4 válvulas por cilindro;
  • Controle independente dos comandos de admissão e escape;
  • Coletor de escape integrado ao cabeçote;
  • Bomba de óleo variável com dois estágios de controle de pressão – baixa e alta rotação;
  • Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina (Easy Start).

Com construção de três cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, essa motorização segue a tendência de redução de peso e tamanho.  Entre suas diversas vantagens técnicas estão as velas de ignição centralizadas na câmara de combustão para a melhor eficiência; bomba de óleo variável que regula a pressão interna; o duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape; e o sistema de partida a frio patenteado pela Ford com o nome  “Easy Start” (que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina para partida quando abastecido com etanol).

Vídeo

Novas transmissões – Com o lançamento do Ka FreeStyle a Ford aproveita para apresentar novidades no conjunto powetrain. A mesma transmissão automática 6F15 de seis velocidades aplicada no EcoSport passou por ajustes para chegar no Ka.

Ela possui um conversor de torque de alta eficiência e conceito similar ao da consagrada transmissão utilizada no Fusion.

Além de trocas gradativas e suaves, a transmissão automática se caracteriza pelo bom desempenho em baixas rotações, como em saídas de semáforos e lombadas.

Ela incorpora um sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo que otimiza o desempenho. Um grande destaque é o seu óleo, projetado para durar toda a vida útil do veículo sem necessidade de troca.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança