Goodyear faz 100 anos de Brasil

Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no Brasil.

O pontapé inicial das comemorações aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.

A história da companhia no país começou em 1919, com um escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém que comercializava pneus importados.

Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira unidade industrial no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos.

Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.

Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas, que em cinco décadas conquistou várias gerações de profissionais do transporte.

A demanda pelo novo composto foi tão bem aceita pelo público, que foi necessário criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes em 1957.

No mesmo período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.

A chegada dos pneus radiais-Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade.

Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento.

Em 1977, a Goodyear inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para automóveis.

Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e ônibus.

Já na década de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S.

Outros modelos emblemáticos da marca no País foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de água, e o Wrangler, em 1985, voltado à prática off-road.

Hoje a Goodyear oferece um portfolio completo de pneus para todas as necessidades.

Desenvolvimento para o interior de São Paulo-Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em Americana, a sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas mais modernas da Goodyear no mundo.

Operando em sua capacidade total de produção, a unidade passou ao longo de sua história por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.

Alguns exemplos são o programa de gestão de Recursos Hídricos, que permite a reutilização de 73% da água captada para a produção de pneus, e o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando à autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta.

Na mesma área da fábrica de Americana, foi inaugurado em 2001 o principal Campo de Provas da Goodyear na América Latina.

Com 382.000 metros quadrados, a pista de testes é considerada uma das mais modernas da Goodyear do mundo.

No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e ônibus.

Outro momento importante para o crescimento da região e da Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa Bárbara D’Oeste (SP) a linha de produção de materiais de recauchutados com tecnologia de última geração.

Na unidade são fabricadas uma linha completa de bandas pré-curadas, para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.

Blimp Goodyear tomando conta dos ares-O ano de 1998 foi marcado pelo início da utilização do dirigível Spirit of America no Brasil.

Quase uma década depois, em 2007, a marca iniciou um processo de renovação de imagem e introduziu o slogan “Viva nas Asas da Goodyear”. Os dirigíveis são uma tradição da Goodyear há mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo.

O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1912.

Nao à toa, o blimp Goodyear, como também é chamado, foi escolhido como elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.

Um século construindo histórias-A vida é um conjunto de histórias.

Cada história é uma viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada mais é do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos.

Por essa razão, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direção de seus sonhos.

Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso.

O resultado de estar tão presente na vida dos brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.

A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação em todos os seus produtos.

Cada modelo tem características de acordo com as necessidades do público ao qual se destina.

O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road.

Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos.

O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente tração.

No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência.

Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que buscam total custo-benefício.

Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões.

Entre as principais características oferecidas pela Goodyear para a linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu.

Os produtos estão direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada.

Já nos ares, a Goodyear se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País e por estar presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.