sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Como o Brasil pode explorar todo o seu potencial na produção de energia renovável

Discussões sobre como o Brasil pode explorar o potencial na produção de energia renovável marcaram o Painel Engenheiros-Chefe na conclusão do segundo dia do WEB FÓRUM SAE BRASIL. Com o tema

- Publicidade -

“O desenho da matriz energética automotiva brasileira para os próximos anos”, participaram do Painel o Diretor de Segurança Veicular e Compliance do Produto da FCA, João Irineu Medeiros, o Gerente Executivo de Engenharia de Caminhões da Scania Latin America, Rubens Garcia e a pesquisadora da UNICAMP e Business Development Lead da Roundtable on Sustainable Biomaterials, Carolina Grassi, com moderação do Líder do setor de Industrial Markets e Automotivo da KPMG, Ricardo Bacellar.

Ao longo do Painel os participantes discorreram sobre o enorme potencial que o País tem na geração de energia renovável, principalmente no setor de biocombustíveis, e como é possível aumentar a produção, diversificar a matéria-prima e, inclusive, exportar tecnologias desenvolvidas nacionalmente.

A cobertura completa do Painel Engenheiros-Chefe pode ser conferida em: https://saebrasil.org.br/noticias/como-o-brasil-pode-explorar-todo-o-seu-potencial-na-producao-de-energia-renovavel/

A conectividade em favor da segurança no transporte – A segunda parte do Painel Caminhões e Ônibus do evento abordou o uso das novas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado para a prevenção de acidentes e ampliação da segurança para o condutor do veículo e para aqueles que estão a sua volta.

- Publicidade -

Com a entrada da Internet das coisas (IoT), Big data, implementação da tecnologia 5G, as startups, indústria e parceiros apresentam soluções remotas, em que a integração com os veículos se faz necessária para o setor da mobilidade.

A conectividade passa a ter um papel primário para a continuidade e desenvolvimento deste modelo de negócios.

Participaram do debate o Vice-presidente R&D da Daimler Trucks China, Marcus Kliewer; o Diretor de Manutenção da Viação Cometa, Julio Scalisse; o Coordenador de Inovação da Tegma Gestão Logística, José Carlos de Souza Filho; e o Head de Inovação da Marcopolo, Petras Amaral Santos, com a moderação de Óliver Schulze, membro da Comissão de Segurança Veicular da SAE BRASIL.

Confira a cobertura completa no portal SAE BRASIL: https://saebrasil.org.br/noticias/a-conectividade-em-favor-da-seguranca-no-transporte/

Inclusão na mobilidade é a missão dos futuros engenheiros – Pensando em atender às necessidades de mobilidade de todas as pessoas, o trabalho dos futuros engenheiros, que hoje estão nas universidades de todo o Brasil, é de extrema importância para produzir esse impacto social.

- Publicidade -

O Painel Educação na Engenharia, no segundo dia do WEB FÓRUM SAE BRASIL, promoveu uma discussão sobre a formação dos futuros profissionais e de como eles estão sendo preparados para o mercado de trabalho e para o mundo.

O Painel foi moderado pelo professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Mauro Andreassa e contou com a participação do CEO da Specialisterne Brasil, Marcelo Vitoriano, do head de SE QM&HSEQ da Siemens Gamesa, Jeser Madureira, da gerente executiva de Corporate Relations da Scania Latin America, Patrícia Acioli, do gerente acadêmico da Universidade Anhembi Morumbi, Augusto Gomes Júnior, do gerente de Engenharia do Produto da General Motors Brasil, Carlos Pavanello, e do O estudante de engenharia mecânica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Leonardo Sarzedas.

Confira a cobertura do Painel Educação na Engenharia no portal SAE BRASIL: https://saebrasil.org.br/noticias/inclusao-na-mobilidade-e-a-missao-dos-futuros-engenheiros/

Como será a mobilidade aérea do futuro?
Pensar em um cenário de veículos voadores como do desenho “Os Jetsons” não é para um futuro muito distante.

Grandes metrópoles terão em seus céus um tráfego significativo de eVTOLs, veículos elétricos com pouso e decolagem verticais, a um preço acessível para a população, facilitando a mobilidade de milhões de pessoas no mundo todo.

O Painel Aeroespacial do WEB FÓRUM SAE BRASIL se propôs a debater como será a mobilidade aérea do futuro sob diversos aspectos relacionados à sua viabilização, barreiras e desafios a serem superados.

Com a moderação do Gerente de Programas P&D EMBRAER, André Gasparotti, o Painel contou com a participação de Paul Malicki, CEO da Flapper, que é a primeira plataforma de aviação executiva sob demanda do Brasil e André Stein, CEO da EVE Urban Air Mobility Solutions, que estava incubada na EMBRAERX e foi lançada como empresa independente em Outubro de 2020 para desenvolver o ecossistema da UAM (Mobilidade Aérea Urbana).

O desenvolvimento desse ecossistema é motivado principalmente pela expectativa em se ter uma mobilidade urbana mais eficiente para que as pessoas gastem menos tempo para se deslocar de um local a outro e em busca de mais segurança nos transportes, já que mais de 45 mil mortes por ano ocorrem no Brasil por acidentes de trânsito.

A cobertura do Painel Aeroespacial pode ser consultada no portal SAE BRASIL: https://saebrasil.org.br/noticias/como-sera-a-mobilidade-aerea-do-futuro/

Ruptura por meio dos novos conceitos de mobilidade – O Painel Internacional do WEB FÓRUM SAE BRASIL debateu o tema: Ruptura por meio dos novos conceitos de mobilidade – Impacto nos clientes, mercado, operações e negócios, apresentando a importância dos veículos elétricos para o fortalecimento da indústria automotiva.

Participaram do debate o vice-presidente de Compras Região SAM da Volkswagen do Brasil, Martin Fries; o Chief Operating Officer – COO da TOGG, Sergio Rocha; a Associate Director Industry X da Accenture Brasil, Renate Fuchs e o diretor de Compras América Latina da Mercedes-Benz do Brasil, Matthias Kaeding, com mediação do engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz do Brasil, Jonathan Peter Marxen.

No novo cenário, a eletricidade, a conectividade e a sustentabilidade estarão cada vez mais em pauta, uma vez que a infraestrutura necessária para a implantação de tecnologias já está estruturada.

Agora, quem ganha espaço são os novos conceitos de mobilidade e condução elétrica e autônoma.

A cobertura completa do Painel Internacional pode ser conferida em: https://saebrasil.org.br/noticias/ruptura-por-meio-dos-novos-conceitos-de-mobilidade/

Mais informações: https://saebrasil.org.br/web-forum/

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança