Mercedes-Benz

Compressão variável, a próxima geração de motores

- Scania 65 anos

Taxa de compressão variável é o segredo de um motor desenvolvido pela empresa sueca Saab, com apenas 1,6 litro e 225 cv de potência. O protótipo, apresentado há cerca de dois meses, no Salão de Genebra, é o resultado de quase 20 anos de pesquisa na área.

O novo motor, batizado de SVC (Saab Variable Compression), tem cinco cilindros em linha e é alimentado por um compressor mecânico com intercooler, que proporciona respostas mais rápidas ao acelerador do que um turbo-compressor. A alteração do índice de compressão, que varia entre 8:1 e 14:1 é obtida pela inclinação da parte superior do bloco, que é fundida junto com o cabeçote e montada em um eixo. A peça pode deslocar-se num ângulo máximo de 4 graus, alterando, na prática, o volume da câmara de combustão. A vedação do sistema é garantida por uma junta sanfonada de borracha especial.

A principal vantagem de poder alterar a compressão é manter constante a eficiência do motor em vários regimes de funcionamento. Nos motores tradicionais, a potência e o torque caem bastante em baixa rotação. A compressão variável, além de melhor desempenho, proporciona uma economia de até 30% no consumo e reduz a emissão de poluentes. O desempenho do SVC 1.6 é equivalente ao de um motor aspirado de 3 litros.

A inclinação da parte superior do motor é feita hidraulicamente, sob o comando de uma central eletrônica que determina a taxa de compressão ideal a cada momento. Na aparência o motor SVC difere pouco dos tradicionais: sua característica mais notável é que a junção entre as partes superior e inferior do bloco está cerca de 20cm abaixo do normal. O projeto procurou usar, ao máximo, componentes dos motores convencionais.

O projeto foi desenvolvido pela Saab em conjunto com a empresa alemã FEV Motorentechnik. Foram estudadas versões de 2 e 1,4 litros antes de ser feita a opção pelo 1.6. O sistema de controle eletrônico é uma variante do sistema usado pela Saab em seus motores turbo-comprimidos. A fábrica ainda não anunciou quando e em que modelo de sua linha começará a utilizar na prática o novo motor.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação