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Veja como multiplicar o uso do motor a diesel – Danos causados por deficiência na injeção de combustível é o maior problema

O motor em um veículo pesado é um dos componentes mais importantes, por isso realizar uma manutenção adequada é uma tarefa indispensável.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) a maioria dos motores a diesel que chega às empresas retificadoras é em virtude de danos provocados por deficiência no sistema de injeção de combustível.

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A maior incidência ocorre pela pulverização incorreta dos bicos injetores – danificados pela água ou por um agente químico de aplicação inadequada no combustível -, que mesmo recebendo as dosagens corretas dimensionadas pela bomba injetora, conduzirão à câmara de combustão o diesel de forma líquida (gotículas) ao invés da forma gasosa (microgotas).

Esse processo provocará uma queima incorreta do diesel, gerando um excesso de depósito de carvão no topo dos pistões, carbonizando o anel de compressão e sua canaleta e ainda, o que é mais grave, prejudicando a lubrificação do cilindro.

Essa queima anormal acarretará também num aumento da temperatura interna da câmara de combustão, provocando trincas no cabeçote e no topo dos pistões, fadiga nas sedes e válvulas.

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Além disso, o resíduo do combustível líquido não queimado escorrerá pela camisa do cilindro, acentuando o desgaste prematuro dos anéis de segmento, das camisas, chegando até ao engripamento dos pistões.

De acordo com o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, para detectar esse problema precocemente, é aconselhável que os proprietários de veículos diesel realizem, periodicamente, um teste de emissões de gases.

Esse exame é feito com o opacímetro, equipamento computadorizado que, através de uma sonda introduzida no escapamento do veículo, coleta os gases expelidos, conduzindo essa amostra a uma câmara para análise e processamento.

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Posteriormente é emitido um relatório que indica com grande precisão o nível de queima do combustível.

Caso seja identificado um excesso de combustível (fumaça preta), será então necessário realizar um exame mais completo, para avaliar se a origem da emissão de gases é decorrente do sistema de injeção ou proveniente do mau funcionamento do motor.

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP) e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) elaboraram um programa de melhoria da qualidade da manutenção dos veículos diesel.

Foram credenciadas no programa mais de cem empresas de reparação, que estão adequadas tecnologicamente para atender o consumidor.

O programa assegura também ao proprietário do veículo diesel um documento técnico – emitido pelas empresas de reparação de veículos participantes – que comprova que ele realmente buscou e vem buscando manter o veículo em boas condições e bem regulado.

Com isso, em caso de uma multa dentro do estado de São Paulo por emissão de fumaça preta, o motorista poderá defender-se apresentando esse laudo, o que implicará no cancelamento da punição.

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