Um projeto inovador que possibilita o controle de cargas, desde a origem até o embarque nos navios, será lançado na Intermodal, em São Paulo, no próximo dia 3 de Abril, pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).
Paranaguá é o maior exportador de grãos da América Latina. Denominado “carga on-line”, o novo sistema é resultado de uma parceria entre a Appa, a Secretaria de Estado dos Transportes do Paraná e a Celepar. O gerenciamento é feito através de um software especial, vinculado ao site da APPA na internet, sem interferência em questões comerciais.
O “carga on line” vai agilizar o processo de carga e descarga dos navios no Porto, e aumentar a segurança, através de completo monitoramento pelos exportadores, cooperativas e administração dos Portos, entre outros parceiros.
Os caminhoneiros que vinham sendo prejudicados com os atrasos no embarque serão os grandes beneficiados.
Como funciona: O Projeto viabiliza o cadastro da carga na origem, com a emissão de um código de barras, contendo todas as especificações (dados da nota fiscal e do caminhão).
Uma vez afixado no pára-brisas, o código de barras poderá ser interpretado e interagir com o sistema, com a imediata informação do destino de cada carga.
A leitura do código poderá ser feita na praça de pedágio de forma automática, durante a passagem do veículo ou num ponto de parada preestabelecido.
O sistema prevê ainda, a possibilidade de lotação do pátio de triagem, e a conseqüente formação de filas na BR 277.
Neste caso, a coleta de dados e liberação dos caminhões poderá acontecer através do sistema de telefonia celular ou equipamento que permita a transmissão de informações ao sistema central do “carga on-line”.
As mudanças de terminal e a chamada para descarga poderá ser executada diretamente pelo terminal, em tempo real, contribuindo para a agilização do embarque da produção nos navios, e reduzindo o tempo de espera no pátio de triagem.
O motorista poderá ainda, administrar sua chegada ao Porto utilizando informações de data e hora prevista para o descarregamento, por meio de equipamento de resposta audível tipo GMK (0800 toll-free).
O Diretor Empresarial da APPA, Lourenço Fregonese está otimista com o “carga on line” e destacou que “este ano cerca de 60 por cento das empresas deverão aderir ao sistema, conseguindo assim, reduzir custos e aumentar ganhos”.
Fregonese lembrou que o fim das filas na rodovia de acesso à Paranaguá será um aspecto importante do Projeto não apenas do ponto de vista econômico, mas também social.
O Porto de Paranaguá estará presente na Intermodal South América entre os dias 3 e 5 de abril.
A Feira Internacional de Tranportes e Serviços de Comércio Exterior, acontece no pavilhão Azul do Expocenter Norte em São Paulo.
Mecânica Online & RS PRESS Assessoria de Imprensa