segunda-feira, 6 maio , 2024
28 C
Recife

Primeiro robô da Johnson & Johnson na América Latina é instalado em fábrica de São José dos Campos

A fábrica de escovas dentais da Johnson & Johnson, em São José dos Campos, acaba de ganhar um colaborador inusitado – um robô.

- Publicidade -

A máquina, que coleta, empilha e inspeciona as embalagens blister das marcas Johnson & Johnson e Reach®, é a primeira do gênero que a empresa instala na América Latina.

A expectativa é de que no decorrer do ano outras duas linhas de escovas também ganhem um robô, concluindo a automatização da produção.

Segundo Bernard Reinesch, Gerente Industrial da área de Higiene Oral, “o robô de São José dos Campos é um dos poucos utilizados na indústria de consumo.

A dificuldade de automação em segmentos desta natureza é justamente a velocidade necessária para desenvolvimento das tarefas”.

- Publicidade -

O robô da Johnson & Johnson tem capacidade de manuseio de 120 peças por minuto e a sua interface com a linha de produção foi projetada pela própria empresa, em parceria com fornecedores da área de tecnologia.

A máquina, composta de software e vídeo, é bastante compacta, pesa cerca de 50 quilos e levou cerca de um ano para ser desenvolvida.

“A automação utilizando projetos flexíveis é um grande diferencial e a adaptação do robô à máquina de escovas foi um grande desafio”, assinala Bernard.

A atividade executada pelo robô é a seguinte: ele retira as embalagens, verifica se não há embalagem sem escova, coloca uma cinta em cada dúzia e empilha as mesmas.

Caso alguma cartela não contenha escova dentro, ela é automaticamente descartada.

- Publicidade -

O objetivo da aplicação de um robô foi aumentar a velocidade do equipamento. Mas houve outros ganhos.

“Além da agilização do processo, eliminamos uma atividade de risco ergonômico alto, pela velocidade e repetição de movimentos”, informa Bernard Reinesch.

Este benefício está intimamente ligado as preocupações com o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários.

Dentro deste espírito, a automação das atividades executadas pelo robô não causou demissões na fábrica.

Os funcionários envolvidos neste trabalho foram direcionados para outras tarefas, incluindo a operação da máquina.

Mecânica Online

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais