quinta-feira, 5 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Como funciona o câmbio Proactive

Batizado de Proactive, o câmbio automático de quatro marchas que a Renault está utilizando no Scénic é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista.

Enquanto uma caixa automática tradicional possui duas programações para passagem das marchas (que podem ser classificadas de econômica ou esportiva), a caixa Proactive dispõe de nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.

- Publicidade -

Esta caixa de câmbio conta com um calculador “inteligente”, que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista.

Esse calculador trabalha com base em uma série de parâmetros, como rotação do motor, posição e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, velocidade do carro e carga do veículo.

“O grande mérito do câmbio Proactive é o de fazer com que uma transmissão automática tradicional proporcione ao motorista uma sensação muito próxima à de uma caixa manual, com a vantagem do conforto e suavidade na passagem das marchas”, avalia Antonio Megale, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.

- Publicidade -

Sistema inteligente – Como em toda transmissão automática, o sistema permite o retardamento da passagem de marcha mantendo um regime elevado de rotação do motor ou até mesmo uma redução de marcha quando o pedal do acelerador é pressionado até o fundo – recurso conhecido como “kick-down”.

A grande diferença no Scénic Câmbio Automático é que, neste caso, o calculador da caixa de câmbio (que é ligado ao calculador do motor) faz a redução num tempo menor, quase instantaneamente.

Além disso, o calculador analisa se há a necessidade de redução de mais de uma marcha, realizando essa operação automaticamente, proporcionando maior segurança nas ultrapassagens.

- Publicidade -

Somada à vantagem dos nove programas auto-adaptáveis, a caixa Proactive oferece ao motorista a opção de selecionar uma 3ª marcha “imposta”, ou seja, fazer com que a mudança de marchas seja feita apenas até a 3ª marcha, operação que é feita por meio de um botão localizado na lateral da alavanca do câmbio.

Um indicador no painel de instrumentos permanece aceso enquanto o dispositivo está sendo utilizado.

Outro recurso importante da caixa Proactive é o recurso de condução em pisos de baixa aderência, acionado por um botão localizado no console do câmbio.

Com a marcha selecionada em Drive (D), este dispositivo permite que o veículo saia da imobilidade em 2ª marcha ao invés de 1ª marcha, evitando que o veículo patine ao trafegar por um terreno escorregadio, como lama, grama molhada ou neve.

A caixa automática do Scénic permite também limitar a passagem até a 2ª marcha (posição 2), ou até a 1ª marcha (posição 1), caso o motorista se encontre em situações que exijam mais força do motor, como em subidas muito íngremes.

A caixa Proactive também incorpora importantes dispositivos de segurança. A partida do carro ocorre apenas com a alavanca de câmbio nas posições P (Park) ou N (Neutro), ainda assim com o pedal do freio pressionado.

Já a seleção das marchas D (Drive) ou R (Ré) deve ser feita exclusivamente com o veículo parado e o pedal de freio acionado.

Em termos de ergonomia, o Scénic Câmbio Automático apresenta uma vantagem ao motorista, que é a visualização da marcha selecionada no painel de instrumentos do carro (P, R, N, D, 2, 1), além da 3ª marcha “imposta”.

Em caso de pane imobilizante, o motorista é avisado por um sinal no painel. O veículo passa a utilizar um “programa de emergência”, que permite ao carro rodar apenas em 3ª marcha, para que o veículo possa ser levado com segurança à concessionária mais próxima.

Produzida na França, essa caixa automática equipa, além do próprio Scénic, também os modelos europeus do Novo Laguna, Mégane, Clio e Kangoo.

Exportada para o México, países da Europa e do Mercosul, ela foi desenvolvida para atingir uma durabilidade mínima de 150 mil quilômetros e apresenta a vantagem de não ser necessária a troca do óleo de câmbio.

Tarcisio Dias – Mecânica Online & Comunicação Renault
Veículo disponibilizado pela Renault do Brasil

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008