segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Como funciona o câmbio Proactive

Batizado de Proactive, o câmbio automático de quatro marchas que a Renault está utilizando no Scénic é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista.

Enquanto uma caixa automática tradicional possui duas programações para passagem das marchas (que podem ser classificadas de econômica ou esportiva), a caixa Proactive dispõe de nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.

Esta caixa de câmbio conta com um calculador “inteligente”, que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista.

Esse calculador trabalha com base em uma série de parâmetros, como rotação do motor, posição e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, velocidade do carro e carga do veículo.

“O grande mérito do câmbio Proactive é o de fazer com que uma transmissão automática tradicional proporcione ao motorista uma sensação muito próxima à de uma caixa manual, com a vantagem do conforto e suavidade na passagem das marchas”, avalia Antonio Megale, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.

Sistema inteligente – Como em toda transmissão automática, o sistema permite o retardamento da passagem de marcha mantendo um regime elevado de rotação do motor ou até mesmo uma redução de marcha quando o pedal do acelerador é pressionado até o fundo – recurso conhecido como “kick-down”.

A grande diferença no Scénic Câmbio Automático é que, neste caso, o calculador da caixa de câmbio (que é ligado ao calculador do motor) faz a redução num tempo menor, quase instantaneamente.

Além disso, o calculador analisa se há a necessidade de redução de mais de uma marcha, realizando essa operação automaticamente, proporcionando maior segurança nas ultrapassagens.

Somada à vantagem dos nove programas auto-adaptáveis, a caixa Proactive oferece ao motorista a opção de selecionar uma 3ª marcha “imposta”, ou seja, fazer com que a mudança de marchas seja feita apenas até a 3ª marcha, operação que é feita por meio de um botão localizado na lateral da alavanca do câmbio.

Um indicador no painel de instrumentos permanece aceso enquanto o dispositivo está sendo utilizado.

Outro recurso importante da caixa Proactive é o recurso de condução em pisos de baixa aderência, acionado por um botão localizado no console do câmbio.

Com a marcha selecionada em Drive (D), este dispositivo permite que o veículo saia da imobilidade em 2ª marcha ao invés de 1ª marcha, evitando que o veículo patine ao trafegar por um terreno escorregadio, como lama, grama molhada ou neve.

A caixa automática do Scénic permite também limitar a passagem até a 2ª marcha (posição 2), ou até a 1ª marcha (posição 1), caso o motorista se encontre em situações que exijam mais força do motor, como em subidas muito íngremes.

A caixa Proactive também incorpora importantes dispositivos de segurança. A partida do carro ocorre apenas com a alavanca de câmbio nas posições P (Park) ou N (Neutro), ainda assim com o pedal do freio pressionado.

Já a seleção das marchas D (Drive) ou R (Ré) deve ser feita exclusivamente com o veículo parado e o pedal de freio acionado.

Em termos de ergonomia, o Scénic Câmbio Automático apresenta uma vantagem ao motorista, que é a visualização da marcha selecionada no painel de instrumentos do carro (P, R, N, D, 2, 1), além da 3ª marcha “imposta”.

Em caso de pane imobilizante, o motorista é avisado por um sinal no painel. O veículo passa a utilizar um “programa de emergência”, que permite ao carro rodar apenas em 3ª marcha, para que o veículo possa ser levado com segurança à concessionária mais próxima.

Produzida na França, essa caixa automática equipa, além do próprio Scénic, também os modelos europeus do Novo Laguna, Mégane, Clio e Kangoo.

Exportada para o México, países da Europa e do Mercosul, ela foi desenvolvida para atingir uma durabilidade mínima de 150 mil quilômetros e apresenta a vantagem de não ser necessária a troca do óleo de câmbio.

Tarcisio Dias – Mecânica Online & Comunicação Renault
Veículo disponibilizado pela Renault do Brasil

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn