Desde que a Chevrolet iniciou suas atividades no Brasil, a segurança veicular sempre foi prioridade absoluta.
Ao longo dos anos vários itens se tornaram opcionais na maioria dos veículos, como freios ABS, bolsas infláveis, controle de tração, entre outros, mas o cinto de segurança ainda é considerado o mais importante equipamento entre todos os voltados a diminuir as consequências de um acidente.
O cinto de segurança é um dispositivo simples que impede, em caso de colisão, que o corpo se choque contra o volante, painel de instrumentos ou pára-brisa. Todo veículo é projetado para que os ocupantes utilizem o equipamento, inclusive os dos bancos traseiros.
“O cinto de segurança é o principal componente projetado no automóvel para aumentar a segurança de seus ocupantes, tanto que o uso é obrigatório por lei. O par de “air bags” ou freios ABS são itens que complementam a segurança”, destaca José Celso Mazarin, gerente do Laboratório de Segurança da GMB.
“Air bag” frontal: acidentes menos violentos-É importante salientar que os ocupantes não estarão protegidos em um veículo com “air bag” frontal se não estiverem usando o cinto de segurança.
Isso acontece porque o “air bag” é um sistema complementar, ou seja, durante o impacto, o cinto de segurança retarda a projeção dos ocupantes para frente, dando o tempo necessário para que o “air bag” seja inflado.
Além disso, o cinto limita a trajetória do ocupante para assegurar que ele seja projetado contra o “air bag”, onde efetivamente haverá amortecimento do impacto com consequente redução das lesões.
“O acionamento do “air bag” não depende da velocidade de impacto do veículo, mas sim, da aceleração imposta ao ocupante, ou seja, da severidade com que este é projetado para frente, que está associada ao risco de lesões graves. Assim, o “air bag” deve ser acionado somente em situações onde o cinto de segurança não for suficiente para proteger adequadamente o ocupante, impedindo que este se choque contra os componentes do interior do veículo”, esclarece José Celso Mazarin, gerente dos Laboratório de Segurança da GMB.
Por isso o cinto de segurança é o principal dispositivo de proteção aos ocupantes de um veículo e deve ser usado sempre.
A não utilização pode ocasionar lesões graves ou fatais, mesmo em veículos equipados com “air bag”.
Veículos – Para oferecer maior segurança a nossos clientes, os veículos Chevrolet, fabricados no Brasil, possuem o “air bag” frontal vinculado aos pré-tensionadores dos cintos de segurança.
O pré-tensionador é um dispositivo que faz parte do sistema do cinto de segurança e serve para eliminar a folga entre o cinto e o corpo do ocupante, retendo-o ainda mais e diminuindo a velocidade com que este venha a tocar o “air bag”.
Ele contribui para que o ocupante atinja o “air bag”, quando este estiver totalmente inflado.
Mecânica Online & GM Center